Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ CONHECE UM INSTRUMENTO CHAMADO VIOLA? ESSE É UM INSTRUMENTO MUSICAL MUITO ESPECIAL, PRESENTE EM DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS, COMO A CATIRA, O FANDANGO, A FOLIA DE REIS E MUITAS OUTRAS TRADIÇÕES QUE OCORREM POR TODO O BRASIL.
A VIOLA CHEGOU AO BRASIL JUNTAMENTE COM AS PRIMEIRAS LEVAS DE COLONIZADORES PORTUGUESES E JESUÍTAS. ELA SE TORNOU PARTE INTEGRANTE DA RICA TAPEÇARIA MUSICAL DO PAÍS, CONTRIBUINDO PARA A DIVERSIDADE E A AUTENTICIDADE DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS LOCAIS.
PORTANTO, AO EXPLORAR A PRESENÇA DA VIOLA EM DIVERSAS TRADIÇÕES E AO OBSERVAR SUAS VARIAÇÕES VISUAIS, PODEMOS APRECIAR A RIQUEZA CULTURAL E HISTÓRICA QUE ESSE INSTRUMENTO TRAZ CONSIGO, REPRESENTANDO UMA PARTE IMPORTANTE DA MUSICALIDADE DO NOSSO PAÍS.
DE ACORDO COM O TEXTO, EM QUAIS MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS A VIOLA ESTÁ PRESENTE?
A) SAMBA, AXÉ E MARACATU
B) CATIRA, FANDANGO E FOLIA DE REIS
C) FREVO, FORRÓ E CAPOEIRA
D) BOSSA NOVA, CHORO E MANGUEBEAT
COMO A VIOLA CHEGOU AO BRASIL, SEGUNDO O TEXTO?
A) POR MEIO DE TROCAS COMERCIAIS COM A ÁFRICA.
B) FOI INVENTADA POR MÚSICOS BRASILEIROS.
C) ACOMPANHOU AS LEVAS DE COLONIZADORES PORTUGUESES E JESUÍTAS.
D) FOI TRAZIDA PELOS INDÍGENAS.
A VIOLA É UM INSTRUMENTO QUE VEIO AO BRASIL COM AS PRIMEIRAS LEVAS DE COLONIZADORES PORTUGUESES E JESUÍTAS.
COMPARE AS IMAGENS E APONTE O QUE VÊ DE DIFERENTE ENTRE OS DOIS INSTRUMENTOS.
VEJA O VÍDEO DO PROFESSOR MAXWELL G. CEROZINO E OBSERVE.
DEPOIS DIALOGUE COM OS COLEGAS OU FAMILIARES SOBRE O QUE LHE CHAMOU ATENÇÃO.
QUESTÃO 4
AGORA VAMOS CONHECER A CATIRA E O SOM DA VIOLA COMO TRILHA SONORA, PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO.
(Sugerimos que seja apresentada apenas uma parte do vídeo, para não ficar cansativo.)
A PARTIR DO QUE VIU, COMO SE DANÇA A CATIRA E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS?
QUESTÃO 5
RESOLVA O QUEBRA CABEÇA ABAIXO, COM ATENÇÃO NOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA CATIRA E DOS CATIREIROS.
ATENÇÃO: TERÁ QUE ASSOCIAR A IMAGEM À PALAVRA CORRESPONDENTE. JOGO – O QUE OS CATIREIROS USAM?
QUESTÃO 6
AGORA, COM O PROFESSOR EURIM PABLO VAMOS DANÇAR UM POUQUINHO?
SE SOLTE!
SABER MAIS
PARA SABER MAIS ACESSE O CANAL: Record TV Goiás – CAMPINAS É PALCO DE GRUPOS DE CATIRA. Link: <https://www.youtube.com/watch?v=x5o8WOFmTNw>
CATIRA – ESTILO DE DANÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO. POSTADO POR AMANDA MARIA AZEVEDO EM: 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira>
GABARITO DA QUESTÃO 3:
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga E Mestre Em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoElementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo Ações corporais Explorações plurais e multissensoriais Contextos e Práticas: Manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas Repertório corporal Produção goiana e seus contextos Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas Matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas | (GO-EF02AR10-A) Ampliar as experiências de movimento potencializadas por explorações plurais e multissensoriais, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço e ritmos de movimento. Vivenciar diversas ações corporais no tempo/espaço e na interação com objetos. (GO-EF02AR08-A) Conhecer, reconhecer e experimentar diversas manifestações das danças tradicionais, sociais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a dimensão brincante e a capacidade de simbolizar e ampliar o repertório corporal, valorizando a produção goiana e seus contextos. (GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. CATIRA – Estilo de dança do folclore brasileiro. Postado por Amanda Maria Azevedo em 29/07/2019. Link: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/catira> |