You are currently viewing História – A formação da cultura

História – A formação da cultura

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.


A formação da cultura

A cultura é uma produção histórica. Muitas realizações humanas, de tão antigas, parecem naturais. O fato de habitar todos os continentes, a agricultura, a vida sedentária, as ferramentas são feitos humanos que de tão presentes parece que sempre existiram.

Espalhando-se pelos continentes

O Homo sapiens surgiu na África. Há um consenso sobre isso. Mas, quando ele migrou para os outros continentes é uma questão em aberto. Acreditava-se que teria havido uma única migração para a Europa e Ásia por volta de 70 mil anos atrás. Estudos feitos na Alemanha sugerem que antes dessa onda migratória teria ocorrido outra há 130 mil anos da África para a Oceania.

Descoberta da agricultura

A invenção da agricultura ocorreu por volta de 10 mil anos atrás no momento de passagem do paleolítico para o neolítico. Ocorreu de forma independente em vários pontos do planeta. Com a agricultura, o homo sapiens desenvolveu uma nova relação com o espaço e um novo modo de vida. Surgiram aglomerados que deram origem às cidades e atividades como o comércio.

Sedentarização

Antes da agricultura, o tipo predominante de vida era o nômade, as sociedades humanas não se fixavam num único local. Elas se estabeleciam num lugar e exploravam o seu entorno, coletando vegetais, caçando e pescando. Quando os alimentos começavam a rarear se mudavam em busca de um novo lugar. Com o domínio da agricultura iniciou-se esse modo de vida sedentário, que hoje nos parece natural, sociedades fixadas num local por gerações e gerações.

Invenção de ferramentas

A capacidade de fazer e usar objetos para alcançar determinado fim permitiu à espécie humana intervir na natureza para adaptá-la às suas necessidades, transformar seu modo de vida, produzir diferentes espaços geográficos, enfim, produzir cultura. No paleolítico, os hominídeos já usavam lascas de pedras como ferramentas, mas é no neolítico que novas descobertas promovem uma sofisticação das ferramentas. O uso do metal, por volta de 6 mil anos atrás, representa um grande passo. Desde então, a tecnologia cada vez mais sofisticada permite o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais complexas e precisas, permitindo que o homem desempenhe tarefas muito além das suas possibilidades físicas.

A cultura não é natural

Uma das principais lições da história é que tudo que o homem construiu está num processo constante de modificações. As coisas que nos rodeiam não surgiram ao acaso, foi preciso que alguém, diante de uma necessidade, as concebesse, fizesse modelos, testasse e depois outros fossem aprimorando. Quanto mais antiga a existência de uma coisa, menos percebemos esse processo e mais ela nos parece natural.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Uma ferramenta é um objeto que construímos para um determinado fim. Uma faca é feita para cortar coisas, uma enxada é feita para capinar, um talher é feito para usarmos na refeição, uma cadeira é feita para alguém sentar, etc. Vivemos rodeados de ferramentas e elas determinam o modo de vida que levamos. Escolha uma ferramenta em sua casa, imagine que mudanças no seu dia a dia você precisaria fazer se ela não existisse. Escreva essas mudanças no caderno.

QUESTÃO 2

Quais as diferenças entre a vida nômade e a vida sedentária?

QUESTÃO 3

O domínio da agricultura provocou importantes mudanças na vida humana. Marque a alternativa que contém a principal mudança.

(A) O ser humano passou a ingerir vegetais.

(B) Houve uma migração da África para outros continentes.

(C) Surgiu o modo de vida sedentário.

(D) O homem começou a usar o metal.

QUESTÃO 4

Por volta de 6 mil anos atrás, o homem começou a usar o metal. Um dos avanços que este fato provocou foi:

(A) A invenção das ferramentas.

(B) A descoberta da agricultura.

(C) A migração da África.

(D) A sofisticação das ferramentas.


Saiba mais

Desnaturalizando as coisas

Canal Anísio Filho “Desnaturalizando as coisas”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nzBX6BgyWp8>. Acesso em 28, abr. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0410) Identificar os processos de formação das culturas por meio do processo migratório dos hominídeos da África para os demais continentes.
(EJAHI0411) Relacionar a formação das culturas e dos povos, em sua condição de nômades e sedentários, com o espaço geográfico ocupado a partir da descoberta da agricultura e domesticação de animais.
Referencial teórico:SAMPEDRO, Javier. A outra saída do homem da África. Publicado em 22, abr. 2014. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/04/21/sociedad/1398104706_813193.html> acesso em 27, abr. 2022.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.