Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.
MODERNIDADE
Vamos tratar da modernidade como um conceito histórico. Surgiu com o Iluminismo e teve seu ápice nos séculos XVIII e XIX.
Podemos definir a modernidade como um conjunto amplo de modificações nas estruturas sociais do Ocidente, a partir de um processo longo de racionalização da vida.
SILVA. SILVA, 2009, p. 297.
É um conceito ligado estritamente ao pensamento ocidental, sendo um processo de racionalização das esferas da economia, da política e da cultura.
São produtos desse processo:
Capitalismo
Dissolução das formas feudais de produção e criação de uma mentalidade fundamentada no cálculo, na previsão, nas técnicas racionais de contabilidade e de administração e na forma de trabalho livre assalariado.
Estado moderno
Substituição da autoridade descentralizada medieval pelo Estado com sistema tributário centralizado, forças militares permanentes, monopólio da violência e da legislação e administração burocrática.
República
Com a passagem para o Estado liberal burguês a dominação política deixou de estar vinculada ao carisma, ao Direito Divino, ao costume, à tradição, e passou a ser legitimada em fundamentos racionais, em um contrato, em regras estabelecidas pelos cidadãos.
Ciência
Aos poucos ocorreu o desencantamento do mundo. Ou seja, a ciência ganhou um poder de compreensão do mundo que deveria permitir ao homem escapar de visões mágicas.
Duas vertentes
O projeto iluminista de modernização do mundo tinha duas vertentes, depois herdadas pelo liberalismo e pelo socialismo:
O aumento da eficácia
Racionalização das ações dos homens e da relação com a natureza, que permitisse maior eficiência científica nas esferas de produção de bens e de administração política, o que seria possível com a técnica e a tecnologia. Essa dimensão instrumental e funcional garantiria um controle ilimitado do homem sobre a natureza e sobre outros homens. No entanto, a eficácia degenerou em dominação, e é atualmente muito criticada por ser responsável pelos estragos ecológicos que o planeta enfrenta, pela desumanização das relações sociais, pela violência e belicosidade entre as Nações, pelo tecnicismo frio da vida moderna, por ter colocado em risco de aniquilamento atômico toda a humanidade.
O aumento de autonomia
Libertação do Homem, sem distinção de sexo, cor, raça, credo ou opinião. A razão deve emancipar a humanidade, a sociedade civil deve ser livre e atuar sobre uma sólida opinião pública que deve gerar tanto o dissenso como o consenso. Mas nem o liberalismo nem o socialismo conseguiram alcançar esse objetivo.
Modernidade no mundo
Esse processo de racionalização produziu diferentes efeitos em regiões fora da Europa.
América Latina
As oligarquias agroexportadoras construíram obstáculos ao processo de modernização em razão de seus interesses internos de dominação, nem mesmo a modernidade instrumental, baseada na eficácia, se realizou plenamente em todos os países.
Países muçulmanos
Muitos traços da cultura tradicional dos países muçulmanos resistiram ao avanço da modernização que lhes parecia, não sem razão, uma ocidentalização que serviria aos interesses dos países ocidentais.
Japão
Já no Japão, a modernização foi equilibrada com a adoção de técnicas ocidentais e a manutenção de valores próprios.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Capitalismo, Estado Moderno, República e Ciência são realizações da modernidade. O que todos eles têm em comum é:
(A) A forma como se inserem na vida humana.
(B) A distribuição geográfica em que ocorrem.
(C) O fato de pertencerem à mesma dimensão da vida.
(D) O processo de racionalização da vida.
QUESTÃO 2
Marque a alternativa correta quanto aos efeitos da modernização pelo mundo.
(A) A modernização alcançou exatamente a metade dos países do mundo.
(B) A modernização disseminou-se homogeneamente pelo mundo.
(C) A modernização ficou restrita aos países da Europa e aos Estados Unidos.
(D) A modernização ocorreu de forma heterogênea nas diversas regiões do mundo.
QUESTÃO 3
Reflita um pouco e anote as características da modernidade que fazem parte do seu dia-a-dia.
QUESTÃO 4
Uma das vertentes do projeto iluminista de modernização é o aumento da eficácia que “… pregava a racionalização das ações dos homens e da relação entre estes e a natureza, que permitisse maior eficiência científica nas esferas de produção de bens e de administração política, o que seria possível com a técnica e a tecnologia” (SILVA. SILVA. 2009, p. 299). Mas, essa busca por eficiência passou a ser criticada como “… responsável pelos estragos ecológicos que o planeta enfrenta, pela desumanização das relações sociais, pela violência e belicosidade entre as Nações, pelo tecnicismo frio da vida moderna, por colocar em risco de aniquilamento atômico toda a humanidade” (Idem). Como você avalia isso?
Saiba mais
Modernidade: época de múltiplos tempos
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0501) Explicar o significado de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão. |
Referencial teórico: | SILVA, Kalina Vanderlei. SILVA, Maciel Henrique. Modernidade [verbete] In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. |