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Matemática – As frações e os números racionais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Uma revisão

Frações: são formas de representar as partes de um todo. Elas possuem dois números, um em cima do outro. O número de cima é chamado de numerador, e o de baixo de denominador. O numerador mostra quantas partes se quer pegar do objeto, e o denominador mostra em quantas partes ele foi dividido.

Imagem: canva.com/capacidade

Por exemplo:

Imagine que uma pizza inteira foi dividida em 8 pedaços iguais. Se uma pessoa pegar 3 pedaços, a fração que representa isso é 3/8. 

No caso, o numerador é 3 (pedaços que você pegou) e o denominador é 8 (total de pedaços na pizza). 

Isso significa que a pessoa pegou 3 oitavos da pizza.

Números racionais

Os números racionais são como pedaços especiais dos números inteiros. Eles incluem frações, números inteiros positivos e negativos e decimais. 

Por exemplo:

  • Uma receita pede 2/3 de xícara de açúcar (fração).
  • Uma reunião dura 1,75 horas. (decimal).
  • A temperatura hoje está batendo a casa dos 3°C (inteiro).

Transformações

Em determinadas situações, é necessário transformar um número inteiro escrito na forma de fração para a decimal ou vice-versa.

Forma decimal para a fracionária

Para realizar essa transformação, basta, de uma forma bem simples, observar a quantidade de casas decimais.

  • Para 1 casa decimal (décimos): retirar a vírgula e acrescentar 10 no denominador.
  • Para 2 casas decimais (centésimos): retirar a vírgula e acrescentar 100 no denominador.
  • Para 3 casas decimais (milésimos): retirar a vírgula e acrescentar 100 no denominador.
  • E assim por diante.

Exemplos:

  • 8,5 horas de trabalho = 85/10 ( 1 casa decimal).
  • A profundidade da piscina é 1,75 metros = 175/100 (2 casas decimais).
  • 0,765 ml de suco de laranja = 765/1000 ( 3 casas decimais).

Forma decimal para fracionária

Nesta transformação, basta realizar a divisão do numerador pelo denominador.

Exemplos:

  • Paula comeu 3/4 de uma pizza com 8 pedaços = 3 : 4=0,75 (decimal exata).
  • Júlia gastou 2/3 do seu tempo estudando = 2 : 3=0,666… (decimal periódica).
  • Uma parede foi pintada com 5/8 da tinta = 5 : 8=0,625 (decimal exata).

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividades

Questão 01

Paulo está planejando uma viagem para Porto Seguro (Ba) e precisa calcular a distância entre as cidades de Bom Jesus da Lapa e Brumado. Ele encontra a informação de que a distância é de 242,7 km.

A) Como ele poderá representar essa distância em uma fração?

B) Considere como essa forma de representação pode ser útil para calcular etapas intermediárias em sua jornada.

Questão 02

Marcelo está construindo uma prateleira para sua casa e precisa cortar um pedaço de madeira de 5/8 de metro de comprimento. 

A) Como ele converteria essa medida para centímetros para ter uma ideia mais precisa do comprimento necessário?

B) Se o comprimento total da madeira que ele possui for de 2 metros, quantos centímetros ele teria disponíveis para cortar as peças de 5/8 de metro.

Questão 03

Lúcia está fazendo uma receita de um delicioso bolo, só que ela precisa converter 3/4 de xícara de leite em mililitros (mL). A alternativa que apresenta a conversão correta é

(A) 75 mL.

(B) 125 mL.

(C) 150 mL.

(D) 180 mL.

Questão 04

O eletricista Júlio está cortando um fio de 0,875 metros para usar em um projeto. Essa medida pode ser representada pela fração

(A) 87/5

(B) 7/8

(C) 8/7

(D) 5/87

AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0411) Reconhecer que os números racionais podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações.
ReferenciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.