Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ANEDOTA, GÊNERO HUMORÍSTICO
A anedota é um gênero textual narrativo muito presente no cotidiano, a grande maioria de seus relatos estão ligados a linguagem oral, composta por diálogos curtos e diretos, este gênero textual faz um recorte de uma situação trivial e de forma engraçada ou curiosa instiga o interlocutor e leva ao riso. A etimologia do termo anedota vem do francês anecdote, que deriva do grego anékdota, que significa “algo ou coisa impublicável”. Marcada pelos elementos narrativos a anedota apresenta: narrador, personagens, tempo e espaço que juntos, conduzem a situações de humor recorrendo a duplo sentido ou reflexões sobre o comportamento humano. As anedotas são textos de domínio coletivo e rápidos, com temáticas variadas, podendo agradar diferentes públicos, podendo ser leves, sarcásticas ou ofensivas. Elas podem apresentar uma linguagem agressiva ou mesmo vulgar para trazer a tona a ridicularizarão de um tipo específico, como é o caso da loira, sogra e o português.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A anedota na grande maioria das vezes pode apresentar duplo sentido, mas ao simplificar o seu conceito teremos como correta a seguinte definição:
(A) Uma história triste e emocionante.
(B) Uma história curta e engraçada.
(C) Uma história de terror.
(D) Uma história científica e educativa.
QUESTÃO 2
Enquanto entretenimento a anedota tem como finalidade o humor, mas o seu gênero é:
a) informativo.
b) narrativo.
c) injuntivo.
d) descritivo.
QUESTÃO 3
O tom ofensivo de algumas anedotas podem ser abusivos e muitas vezes inapropriado para o contexto. Atualmente temos o termo trollagem que pode ser entendido como brincadeira. Em sua opinião a trollagem é uma espécie de anedota? Comente aqui as suas considerações.
QUESTÃO 4
Além do entretenimento, as anedotas também têm um papel na preservação da cultura e tradição de um povo. Discuta como as anedotas podem refletir características específicas de uma comunidade ou grupo cultural.
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto anedota, assista ao vídeo que aborda algumas características importantes sobre este gênero textual tão cotidiano.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0410) Identificar a função social e contexto de recepção de textos que circulam em diferentes campos de atuação, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam (EJALP0411) Compreender a relação entre os contextos de produção e os aspectos relativos à construção composicional e ao estilo dos diferentes gêneros textuais/discursivos, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros |
Referencial teórico: | ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 3ª ed. São Paulo: Cortez: Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas,1996 (Coleção passando a limpo) POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguisticas de piadas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. POSSENTI, Sírio. Humor, Língua e Discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2010. |