Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
A Constituição brasileira considera que os indivíduos, embora sejam sujeitos diferentes, são iguais perante a lei, tendo assim garantidos os mesmos direitos. Isso é chamado de princípio de igualdade.
Na Matemática, dizemos que há uma igualdade entre expressões quando estas produzem resultados iguais, mesmo que tenham valores diferentes. Isto é chamado de relação de igualdade e existe quando há equivalência entre as expressões.
Pensando nesses conceitos, resolva as atividades a seguir.
Bons estudos!
QUESTÃO 1
A tarefa é equilibrar a balança. Quais pesos você adicionará ao lado esquerdo da balança para chegar ao peso equivalente do lado direito da balança?
QUESTÃO 2
Observe os produtos a seguir e o peso de cada um. Distribua os produtos nas duas cestas de modo que o peso total dos produtos na cesta A seja igual ao peso total dos produtos na cesta B. Lembre-se, não pode sobrar produto fora da cesta.
QUESTÃO 3
A campanha “Recicle Pet” arrecada tampinhas de plástico para financiar a castração de cães e gatos em situação de abandono. São necessárias 120 tampinhas para financiar a castração de 1 cão ou gato.
Em um ponto de coleta dessa campanha há um placar indicando que foram coletadas 78 tampinhas.
Agora responda:
A) Qual valor deve ser escrito no placar para que a igualdade seja verdadeira?
B) Considerando o texto acima, o que o valor do item A representa?
QUESTÃO 4
Mariza iniciou uma dieta para reduzir seu peso a 56kg. Mariza precisa perder 17 kg e escreveu a sua meta em seu celular da seguinte forma.
Qual era o peso de Mariza antes de iniciar a dieta?
SAIBA MAIS
Você sabe o que significam igualdade e equivalência em Matemática? Assista ao vídeo da professora Cristiane Souza sobre esse assunto para conhecer sobre esse assunto ou tirar suas dúvidas.
E agora, que tal se desafiar no simulador interativo de igualdades do PhET, uma plataforma de recursos educacionais da Universidade do Colorado Boulder. É só clicar aqui.
Acesse essa proposta didática (slides 5 e atividade 5) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0410) Compreender que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência. (EAJAMA0411) Interpretar, resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido. |
Referências | ALMEIDA, Matheus Souza. ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Mélo. OLIVEIRA, Maria Eduarda Nunes. Praxeologias Matemáticas: Relações de Igualdade e Princípios de Equivalência a partir do Explorador Básico de Igualdade da Plataforma Digital PHET. Encontro Gaúcho de Educação Matemática – UFPel – Universidade Federal de Pelotas – RS, URL https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/092.pdf, consultado em 25/04/2022. |