Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Um slogan publicitário é uma frase curta e marcante usada para representar, promover e consolidar a imagem de uma marca ou produto, na mente dos consumidores. É pensado e criado para ser facilmente lembrado e geralmente reflete a essência, os valores ou os benefícios do que está sendo anunciado. Um bom slogan pode se tornar sinônimo da marca a ponto de, mesmo quando ouvido separadamente, despertar imediatamente pensamentos e sentimentos associados à marca ou ao produto.
Além disso, o slogan tem o poder de persuadir, emocionar e motivar as pessoas a agirem ou sentirem de uma certa maneira em relação ao que está sendo promovido.
Questão 1
Com base nas informações que você leu no início dessa atividade sobre slogan, analise o cartaz publicitário acima e responda às questões a seguir:
- Em sua opinião, por qual motivo a frase “mais diagnóstico + saúde” está escrita no meio do cartaz?
- Qual a função dessa frase?
Questão 2
O slogan publicitário é:
A) Uma canção popular.
B) Uma longa descrição de um produto.
C) Uma frase curta e marcante usada em publicidade.
D) Um tipo de logotipo visual para uma empresa.
Questão 3
Questão 4
Ao criar um slogan publicitário não se deve prometer nada que o produto ou ideia não consiga cumprir. Caso isso aconteça, o consumidor irá se decepcionar, reclamar ou fazer uma“ propaganda ruim”. Você já viveu a experiência de comprar um produto ou serviço influenciado pela propaganda e se decepcionar? O que você fez a respeito?
Questão 5
O principal objetivo de um slogan publicitário é:
A) Fazer com que as pessoas esqueçam o produto.
B) Descrever detalhadamente as características do produto.
C) Ser facilmente esquecido.
D) Representar, promover e consolidar a imagem de uma marca ou produto na mente dos consumidores.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. Ferrari, Ana Claudia .Guia da Educação Midiática/Ana Cladia Ferrari, Mariana Ochs, Daniela Machado. 1.ed. – São Paulo: Instituto Palavra Aberta,2020 |