You are currently viewing Língua Portuguesa – O slogan publicitário

Língua Portuguesa – O slogan publicitário

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAE_CQJ8AYc/7LCIowwihlScGJdIM6UINg/edit – acessado em 11/09/2023

Um slogan publicitário é uma frase curta e marcante usada para representar, promover e consolidar a imagem de uma marca ou produto, na mente dos consumidores. É pensado e criado para ser facilmente lembrado e geralmente reflete a essência, os valores ou os benefícios do que está sendo anunciado. Um bom slogan pode se tornar sinônimo da marca a ponto de, mesmo quando ouvido separadamente, despertar imediatamente pensamentos e sentimentos associados à marca ou ao produto.

Além disso, o slogan tem o poder de persuadir, emocionar e motivar as pessoas a agirem ou sentirem de uma certa maneira em relação ao que está sendo promovido.


Questão 1

Com base nas informações que você leu no início dessa atividade sobre slogan, analise o cartaz publicitário acima e responda às questões a seguir:

  1. Em sua opinião, por qual motivo a frase “mais diagnóstico + saúde” está escrita no meio do cartaz?
  2. Qual a função dessa frase? 

Questão 2

O slogan publicitário é:

A) Uma canção popular.

B) Uma longa descrição de um produto.

C) Uma frase curta e marcante usada em publicidade.

D) Um tipo de logotipo visual para uma empresa.


Questão 3


Questão 4

Ao criar um slogan publicitário não se deve prometer nada que o produto ou ideia não consiga cumprir. Caso isso aconteça, o consumidor irá se decepcionar, reclamar ou fazer uma“ propaganda ruim”. Você já viveu a experiência de comprar um produto ou serviço influenciado pela propaganda e se decepcionar? O que você fez a respeito?

Questão 5

O principal objetivo de um slogan publicitário é:

A) Fazer com que as pessoas esqueçam o produto.

B) Descrever detalhadamente as características do produto.

C) Ser facilmente esquecido.

D) Representar, promover e consolidar a imagem de uma marca ou produto na mente dos consumidores.


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação: Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico. 
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
Ferrari, Ana Claudia .Guia da Educação Midiática/Ana Cladia Ferrari, Mariana Ochs, Daniela Machado. 1.ed. – São Paulo: Instituto Palavra Aberta,2020