Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
EVENTOS MATEMÁTICOS
UM EVENTO MATEMÁTICO É UMA SITUAÇÃO OU RESULTADO QUE PODE, OU NÃO, OCORRER EM UMA ATIVIDADE. ESSAS SITUAÇÕES PODEM SER DESCRITAS COMO “O QUE PODE ACONTECER” EM UM DETERMINADO PROBLEMA OU EXERCÍCIO.
POR EXEMPLO, AO LANÇAR UMA MOEDA, UM EVENTO MATEMÁTICO PODE SER: “OBTER CARA” OU “OBTER COROA”.
AO LANÇAR UM DADO, UM EVENTO MATEMÁTICO PODE SER: “OBTER UM NÚMERO PAR” OU “OBTER UM NÚMERO ÍMPAR”.
OS EVENTOS MATEMÁTICOS PODEM SER DEFINIDOS DA SEGUINTE MANEIRA:
EVENTO CERTO: É UM EVENTO QUE SEMPRE OCORRE. POR EXEMPLO, SE UMA CRIANÇA JOGAR UM DADO, O EVENTO DE “OBTER UM NÚMERO MENOR QUE 7” É CERTO, POIS O DADO POSSUI APENAS OS NÚMEROS DE 1 A 6.
EVENTO POSSÍVEL: É UM EVENTO QUE TEM UMA ALTA PROBABILIDADE DE OCORRER. POR EXEMPLO, SE UMA CRIANÇA JOGAR UMA MOEDA, O EVENTO DE “OBTER CARA” É PROVÁVEL, POIS A MOEDA TEM UMA CHANCE IGUAL DE CAIR CARA OU COROA.
EVENTO IMPOSSÍVEL: É UM EVENTO QUE NUNCA OCORRE. POR EXEMPLO, SE UMA CRIANÇA JOGAR UM DADO, O EVENTO DE “OBTER UM NÚMERO MAIOR QUE 6” É IMPOSSÍVEL, POIS O DADO POSSUI APENAS OS NÚMEROS DE 1 A 6.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
DOIS AMIGOS ESTÃO COMPETINDO PARA VER QUEM ACERTA MAIS CESTAS ARREMESSANDO CINCO VEZES A BOLA DE BASQUETE. AS JOGADAS FORAM REGISTRADAS EM UMA TABELA. DANIEL JÁ FEZ AS CINCO JOGADAS E MÁRIO AINDA TEM UMA JOGADA PARA FAZER, VEJA:
É CERTO, POSSÍVEL OU IMPOSSÍVEL QUE MÁRIO ACERTE A CESTA? POR QUE VOCÊ PENSOU ASSIM?
QUESTÃO 2
NOS SLIDES DA AULA UM APRENDEMOS UM POUCO DE SOMA COM O JOGO DE DARDOS. AGORA RESOLVA ADIÇÃO E MARQUE A RESPOSTA CORRETA:
FÁBIO DEU 9 FIGURINHAS PARA JOÃO E AINDA FICOU COM 8. QUANTAS FIGURINHAS ELE TINHA?
A) 16
B) 17
C) 18
D) 19
QUESTÃO 3
ANALISE OS EVENTOS ABAIXO, HÁ UM CERTO, UM POSSÍVEL E UM IMPOSSÍVEL. QUAL A SEQUÊNCIA CORRETA?
1. UM ELEFANTE VOAR PELA JANELA.
2. ASSISTIR TELEVISÃO TRÊS VEZES NA SEMANA.
3. O INVERNO SERÁ MAIS FRIO QUE O VERÃO.
A) 1. CERTO, 2. POSSÍVEL E 3. IMPOSSÍVEL
B) 2. IMPOSSÍVEL, 2. CERTO E 3. POSSÍVEL
C) 3. IMPOSSÍVEL, 2. POSSÍVEL E 3. CERTO
D) 4. POSSÍVEL, 2. IMPOSSÍVEL E 3. CERTO
QUESTÃO 4
EM UMA CAIXA ESTÃO 10 BOLAS BRANCAS, 7 AZUIS E 6 PRETAS, TODAS DO MESMO TAMANHO E TEXTURA, IMPOSSÍVEL DE DIFERENCIAR SOMENTE COM O TATO. ALGUÉM VAI PEGAR UMA BOLA DA CAIXA SEM OLHAR, QUAL COR TEM MAIS CHANCE DE SAIR? POR QUÊ?
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF01MA04-A) Utilizar a contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações nas quais as crianças reconhecem suas necessidades. (EF01MA04-C) Construir a noção de número, por meio de contagem de quantidade de objetos e materiais manipuláveis: fitas métricas, quadros de números, calendários, álbuns de figurinhas, jogos locais ou tradicionais da infância, como boliche, brincadeiras de perseguição ou jogos de arremesso registrando pontuações comparadas e organizadas em listas e tabelas.(EF01MA20-C) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como: acontecerá com certeza, talvez aconteça e é impossível acontecer, em tabelas e gráficos com situações modeladas, bem como do cotidiano. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |