You are currently viewing Matemática – Localização e movimentação

Matemática – Localização e movimentação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.


LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO

A LOCALIZAÇÃO É O LUGAR ONDE ALGO OU ALGUÉM ESTÁ. PODEMOS USAR DIFERENTES PALAVRAS PARA DESCREVER A LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS OU PESSOAS. AQUI ESTÃO ALGUMAS PALAVRAS QUE VOCÊ PODE USAR:

EM CIMA: QUANDO ALGO ESTÁ ACIMA DE OUTRO OBJETO. POR EXEMPLO, UM LIVRO EM CIMA DA MESA.

EMBAIXO: QUANDO ALGO ESTÁ ABAIXO DE OUTRO OBJETO. POR EXEMPLO, UM LIVRO EMBAIXO DAS FLORES.

AO LADO: QUANDO ALGO ESTÁ PRÓXIMO DE OUTRO OBJETO. POR EXEMPLO, UMA PLANTA AO LADO DA JANELA.

NA FRENTE: QUANDO ALGO ESTÁ NA DIREÇÃO QUE ESTAMOS OLHANDO. POR EXEMPLO, UM QUADRO NA FRENTE DA SALA.

ATRÁS: QUANDO ALGO ESTÁ NA DIREÇÃO OPOSTA À QUE ESTAMOS OLHANDO. POR EXEMPLO, UMA MENINA ATRÁS DA ÁRVORE.

A MOVIMENTAÇÃO É O ATO DE SE DESLOCAR OU MUDAR DE POSIÇÃO. AQUI ESTÃO ALGUMAS PALAVRAS QUE VOCÊ PODE USAR PARA DESCREVER A MOVIMENTAÇÃO:

  • IR:SIGNIFICA SE DESLOCAR DE UM LUGAR PARA OUTRO. POR EXEMPLO, “VOU À ESCOLA”.
  • VIR: SIGNIFICA SE DESLOCAR EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE ESTAMOS. POR EXEMPLO, “VENHA ATÉ MIM”.
  • VOLTAR: SIGNIFICA RETORNAR AO LUGAR DE ONDE VIEMOS. POR EXEMPLO, “VOLTE PARA A SUA CARTEIRA”.
  • SUBIR: SIGNIFICA MOVER-SE PARA UM LUGAR MAIS ALTO. POR EXEMPLO, “SUBA AS ESCADAS”.
  • DESCER: SIGNIFICA MOVER-SE PARA UM LUGAR MAIS BAIXO. POR EXEMPLO, “DESÇA DO ÔNIBUS”.

COMPREENDER A LOCALIZAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO PERMITE SE ORIENTAR NO ESPAÇO AO SEU REDOR. ISSO É FUNDAMENTAL PARA SE DESLOCAR DE FORMA SEGURA E EFICIENTE, SEJA EM CASA, NA ESCOLA OU EM OUTROS LUGARES.


ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola  – 2º Ano Matemática Aprender Sempre 2ºBimestre: Videoaula 2 – LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ww-gvKXKEhw>

QUESTÃO 1

MARQUE A ALTERNATIVA QUE MOSTRA O NOME DO ALUNO QUE SENTA À DIREITA DE JOÃO:

DISPONÍVEL EM: https://cutt.ly/BGjPOVV, DATA DE ACESSO: 30/06/2023.

(A) PEDRO
(B) MARIA
(C) LUÍS
(D) YURI

QUESTÃO 2

QUE OBJETOS ESTÃO ENTRE A MENINA DE VESTIDO AMARELO E O MENINO DE BONÉ AMARELO?

DISPONÍVEL EM: https://cutt.ly/BGjPOVV, DATA DE AESSO: 30/06/2023.

(A) BEXIGA E BOLA

(B) BOLA E CARRINHO

(C) CARRINHO E DADO

(D) DADO E BEXIGA

QUESTÃO 3

SEGUINDO A ORIENTAÇÃO QUANTO A LINHA E COLUNA, DESENHE NO QUADRO ABAIXO A FIGURA QUE SE PEDE NO LOCAL INDICADO:

  • NA LOCALIZAÇÃO A-3 DESENHE UM CACHORRO;
  • NA LOCALIZAÇÃO C-1 DESENHE UM GATO;
  • NA LOCALIZAÇÃO C-4 DESENHE UMA CASA;
  • NA LOCALIZAÇÃO B-2 DESENHE UM LÁPIS.

QUESTÃO 4

OBSERVE O QUADRO ABAIXO:

DIGA QUAL O EMOJI CORRESPONDENTE ÀS LOCALIZAÇÕES A SEGUIR:

A-3:

B-1:

C-4:

B-3:


AutoriaLucyana Oliveira Borba
FormaçãoPedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço, segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição (em cima, embaixo, perto, longe, à direita, à esquerda, ao lado, em frente, atrás, primeiro, último) é necessário explicitar-se o referencial.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.

Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <
https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.