Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO
A LOCALIZAÇÃO É O LUGAR ONDE ALGO OU ALGUÉM ESTÁ. PODEMOS USAR DIFERENTES PALAVRAS PARA DESCREVER A LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS OU PESSOAS. AQUI ESTÃO ALGUMAS PALAVRAS QUE VOCÊ PODE USAR:
EM CIMA: QUANDO ALGO ESTÁ ACIMA DE OUTRO OBJETO. POR EXEMPLO, UM LIVRO EM CIMA DA MESA.
EMBAIXO: QUANDO ALGO ESTÁ ABAIXO DE OUTRO OBJETO. POR EXEMPLO, UM LIVRO EMBAIXO DAS FLORES.
AO LADO: QUANDO ALGO ESTÁ PRÓXIMO DE OUTRO OBJETO. POR EXEMPLO, UMA PLANTA AO LADO DA JANELA.
NA FRENTE: QUANDO ALGO ESTÁ NA DIREÇÃO QUE ESTAMOS OLHANDO. POR EXEMPLO, UM QUADRO NA FRENTE DA SALA.
ATRÁS: QUANDO ALGO ESTÁ NA DIREÇÃO OPOSTA À QUE ESTAMOS OLHANDO. POR EXEMPLO, UMA MENINA ATRÁS DA ÁRVORE.
A MOVIMENTAÇÃO É O ATO DE SE DESLOCAR OU MUDAR DE POSIÇÃO. AQUI ESTÃO ALGUMAS PALAVRAS QUE VOCÊ PODE USAR PARA DESCREVER A MOVIMENTAÇÃO:
- IR:SIGNIFICA SE DESLOCAR DE UM LUGAR PARA OUTRO. POR EXEMPLO, “VOU À ESCOLA”.
- VIR: SIGNIFICA SE DESLOCAR EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE ESTAMOS. POR EXEMPLO, “VENHA ATÉ MIM”.
- VOLTAR: SIGNIFICA RETORNAR AO LUGAR DE ONDE VIEMOS. POR EXEMPLO, “VOLTE PARA A SUA CARTEIRA”.
- SUBIR: SIGNIFICA MOVER-SE PARA UM LUGAR MAIS ALTO. POR EXEMPLO, “SUBA AS ESCADAS”.
- DESCER: SIGNIFICA MOVER-SE PARA UM LUGAR MAIS BAIXO. POR EXEMPLO, “DESÇA DO ÔNIBUS”.
COMPREENDER A LOCALIZAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO PERMITE SE ORIENTAR NO ESPAÇO AO SEU REDOR. ISSO É FUNDAMENTAL PARA SE DESLOCAR DE FORMA SEGURA E EFICIENTE, SEJA EM CASA, NA ESCOLA OU EM OUTROS LUGARES.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
MARQUE A ALTERNATIVA QUE MOSTRA O NOME DO ALUNO QUE SENTA À DIREITA DE JOÃO:
(A) PEDRO
(B) MARIA
(C) LUÍS
(D) YURI
QUESTÃO 2
QUE OBJETOS ESTÃO ENTRE A MENINA DE VESTIDO AMARELO E O MENINO DE BONÉ AMARELO?
(A) BEXIGA E BOLA
(B) BOLA E CARRINHO
(C) CARRINHO E DADO
(D) DADO E BEXIGA
QUESTÃO 3
SEGUINDO A ORIENTAÇÃO QUANTO A LINHA E COLUNA, DESENHE NO QUADRO ABAIXO A FIGURA QUE SE PEDE NO LOCAL INDICADO:
- NA LOCALIZAÇÃO A-3 DESENHE UM CACHORRO;
- NA LOCALIZAÇÃO C-1 DESENHE UM GATO;
- NA LOCALIZAÇÃO C-4 DESENHE UMA CASA;
- NA LOCALIZAÇÃO B-2 DESENHE UM LÁPIS.
QUESTÃO 4
OBSERVE O QUADRO ABAIXO:
DIGA QUAL O EMOJI CORRESPONDENTE ÀS LOCALIZAÇÕES A SEGUIR:
A-3:
B-1:
C-4:
B-3:
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades | (EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço, segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição (em cima, embaixo, perto, longe, à direita, à esquerda, ao lado, em frente, atrás, primeiro, último) é necessário explicitar-se o referencial. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: < https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |