Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Parkour
As práticas corporais de aventura são um conjunto de atividades que buscam superar os desafios encontrados em um meio ambiente desafiador com o intuito de sentir a “vertigem” (adrenalina/emoção) que a prática proporciona com o máximo controle dos riscos.
Essas práticas surgiram ao longo de toda história humana em diferentes contextos, geralmente, associados à sobrevivência, exploração ou guerra. Mas, hoje são praticadas em ambientes controlados e como forma de lazer ou competição.
As práticas corporais de aventura podem ocorrer na natureza, como o alpinismo, as trilhas, o arvorismo etc. Mas também, no meio ambiente urbano, explorando os desafios que as paisagens de concreto e asfalto das cidades podem oferecer, como a prática do skate e do parkour.
O parkour é uma prática de aventura criada na França por David Belle, a partir de métodos militares de treinamento e da ginástica natural, que tem como base exercícios focados nas ações de pendurar-se, rolar, subir e transpor elementos naturais como árvores e pedras.
Em uma tradução literal, “parkour” é uma palavra francesa que significa “percurso”, ou seja, a prática do parkour consistem em superar um percurso de obstáculos presentes no meio ambiente urbano, como muretas, escadarias, corrimãos, fossos, postes e bancos de praças.
No Brasil, o parkour começou a ser praticado por volta de 2004, inicialmente nos grandes centros urbanos, como forma de lazer ou para melhorar o condicionamento físico.
Atualmente, existem escolas/academias de parkour para pessoas de todas as idades, com instrutores e com o ambiente controlado e seguro.
A segurança e o controle dos riscos são princípios fundamentais na prática do parkour, para se garantir a integridade física de todos os praticantes. É necessário a constante avaliação dos riscos e dos equipamentos necessários. Mas, ainda assim, infelizmente podemos encontrar vários exemplos de pessoas que sofreram graves acidentes ou até mesmo perderam a vida por não observarem os riscos e os procedimentos corretos.
Questão 1
As práticas corporais de aventura são
(A) atividades compostas por técnicas de ataque e defesa centradas no corpo do adversário.
(B) movimentos expressivos e ritmados organizados em passos ou coreografias.
(C) jogos competitivos e com regras oficiais estabelecidas por uma federação.
(D) atividades que buscam superar os desafios encontrados no meio ambiente.
Questão 2
Podemos afirmar que o Parkour é
(A) uma prática voltada apenas para o lazer.
(B) uma prática que busca superar os desafios do meio ambiente urbano.
(C) uma prática com pouca movimentação corporal.
(D) uma prática possível somente na natureza.
Questão 3
Como o parkour foi criado e quando começou a ser praticado no Brasil?
Questão 4
Que cuidados devemos ter para realizar a prática do parkour na escola?
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre o Parkour:
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAEF0838) Praticar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |