You are currently viewing Educação Física – Parkour

Educação Física – Parkour

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: pixabay.com

Parkour

As práticas corporais de aventura são um conjunto de atividades que buscam superar os desafios encontrados em um meio ambiente desafiador com o intuito de sentir a “vertigem” (adrenalina/emoção) que a prática proporciona com o máximo controle dos riscos.

Essas práticas surgiram ao longo de toda história humana em diferentes contextos, geralmente, associados à sobrevivência, exploração ou guerra. Mas, hoje são praticadas em ambientes controlados e como forma de lazer ou competição.

As práticas corporais de aventura podem ocorrer na natureza, como o alpinismo, as trilhas, o arvorismo etc. Mas também, no meio ambiente urbano, explorando os desafios que as paisagens de concreto e asfalto das cidades podem oferecer, como a prática do skate e do parkour.

O parkour é uma prática de aventura criada na França por David Belle, a partir de métodos militares de treinamento e da ginástica natural, que tem como base exercícios focados nas ações de pendurar-se, rolar, subir e transpor elementos naturais como árvores e pedras.

Em uma tradução literal, “parkour” é uma palavra francesa que significa “percurso”, ou seja, a prática do parkour consistem em superar um percurso de obstáculos presentes no meio ambiente urbano, como muretas, escadarias, corrimãos, fossos, postes e bancos de praças.

No Brasil, o parkour começou a ser praticado por volta de 2004, inicialmente nos grandes centros urbanos, como forma de lazer ou para melhorar o condicionamento físico.

Atualmente, existem escolas/academias de parkour para pessoas de todas as idades, com instrutores e com o ambiente controlado e seguro.

A segurança e o controle dos riscos são princípios fundamentais na prática do parkour, para se garantir a integridade física de todos os praticantes. É necessário a constante avaliação dos riscos e dos equipamentos necessários. Mas, ainda assim, infelizmente podemos encontrar vários exemplos de pessoas que sofreram graves acidentes ou até mesmo perderam a vida por não observarem os riscos e os procedimentos corretos.

Questão 1

As práticas corporais de aventura são

(A) atividades compostas por técnicas de ataque e defesa centradas no corpo do adversário.

(B) movimentos expressivos e ritmados organizados em passos ou coreografias.

(C) jogos competitivos e com regras oficiais estabelecidas por uma federação.

(D) atividades que buscam superar os desafios encontrados no meio ambiente.

Questão 2

Podemos afirmar que o Parkour é

(A) uma prática voltada apenas para o lazer.

(B) uma prática que busca superar os desafios do meio ambiente urbano.

(C) uma prática com pouca movimentação corporal.

(D) uma prática possível somente na natureza.

Questão 3

Como o parkour foi criado e quando começou a ser praticado no Brasil?

Questão 4

Que cuidados devemos ter para realizar a prática do parkour na escola?

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre o Parkour:

Canal Educação Física com professor Luciano – Parkour. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7ZBukXaoqbQ
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0838) Praticar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022