ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
FANDANGO CAIÇARA
O FANDANGO CAIÇARA É PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL. ELE É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL PROFUNDAMENTE CONECTADA ÀS COMUNIDADES DO LITORAL SUL DE SÃO PAULO E NORTE DO PARANÁ.
NESSA EXPRESSÃO, DANÇA E MÚSICA ENTRELAÇAM-SE, INCORPORANDO ELEMENTOS DE TRABALHO, DIVERSÃO, RELIGIOSIDADE, PRESTÍGIO, RIVALIDADES E SABERES LOCAIS.
ORIGINADO DE INFLUÊNCIAS PORTUGUESAS INTRODUZIDAS PELOS COLONIZADORES NO LITORAL SUL DO BRASIL, O FANDANGO CAIÇARA SE DESTACA COMO UMA CELEBRAÇÃO QUE MESCLA TRADIÇÕES RURAIS E LITORÂNEAS.
ELE SE SUBDIVIDE EM DUAS CATEGORIAS: O BATIDO E O BAILADO. NO BATIDO, OS HOMENS USAM TAMANCOS PARA O “TAMANCAR”, ENQUANTO MULHERES PARTICIPAM DE COREOGRAFIAS CIRCULARES, ONDE OS PARES DANÇAM E ENTRELAÇAM DIFERENTES FIGURAS. JÁ NO BAILADO, NÃO HÁ SAPATEADOS E NEM COREOGRAFIA PRÉ-DEFINIDA.
QUESTÃO 1
LEIA O TEXTO E PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS EM NEGRITO:
NO FANDANGO CAIÇARA, A DANÇA E A MÚSICA SE ENTRELAÇAM EM UM CONTEXTO CULTURAL QUE ABRANGE TRABALHO, DIVERSÃO, RELIGIOSIDADE, PRESTÍGIO, RIVALIDADES, SABERES E FAZERES.
QUESTÃO 2
O FANDANGO CAIÇARA É UMA VARIAÇÃO DO FANDANGO, FRUTO DE INTENSA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE A POPULAÇÃO NATIVA E O EUROPEU QUE CHEGOU AO BRASIL ATRAVÉS DOS
( A ) BOLIVIANOS.
( B ) AUSTRALIANOS.
( C ) CANADENSES.
( D ) PORTUGUESES.
QUESTÃO 3
DURANTE A DANÇA DO FANDANGO CAIÇARA, O ACESSÓRIO UTILIZADO EXCLUSIVAMENTE POR HOMENS, QUE FUNCIONA COMO INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO É O/A
( A ) CASTANHOLA.
( B ) TAMANCO.
( C ) CHAPÉU.
( D ) VIOLA.
QUESTÃO 4
É POSSÍVEL DIVIDIR AS DANÇAS DO FANDANGO CAIÇARA EM DOIS GRANDES GRUPOS, QUE SÃO O
( A ) BATIDO E BAILADO.
( B ) RUGIDO E ENQUADRADO.
( C ) BATIDO E EMBALADO.
( D ) FUGIDO E BAILADO.
QUESTÃO 5
O FANDANGO CAIÇARA É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURA POPULAR BRASILEIRA PRESENTE, PRINCIPALMENTE, NO LITORAL SUL DO PAÍS. CULTURA POPULAR É QUALQUER ESTILO MUSICAL, DANÇA, CRENÇA, LITERATURA, COSTUMES, ARTESANATOS E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO QUE É TRANSMITIDA POR UM POVO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. SABENDO QUE NOSSO ESTADO POSSUI UMA ENORME RIQUEZA CULTURAL E QUE TAMBÉM VIVE O PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO A GERAÇÕES, CITE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AQUI PRESENTES.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional. (EJAAD0102) Resgatar e ampliar a percepção acerca do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, ressaltando suas influências ao longo da história nas diversas linguagens artísticas. |
Referências | DIEGUES, Antonio Carlos; ARRUDA, Rinaldo S.V. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, dos Recurso Hídricos e da Amazônia Legal. São Paulo: COBIO, NUPAUB, 2000. CORRÊA, Joana Ramalho Ortigão. A construção social do fandango como expressão cultural popular e tema de estudos de folclore. Sociologia & Antropologia, v. 6, p. 407-445, 2016. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Dossiê de Registro do Fandango Caiçara. Atividade da Contratação para a Execução de Trabalho Técnico de Instrução para o Registro do Fandango Caiçara (Contrato 01/2011). IPHAN, Brasília. Dezembro de 2011, p.98. Disponível em: https://observatoriodopatrimonio.com.br/site/media/attachments/2020/05/03/texto-principal-do-pesquisador—texto-descritivo-completo_fandango-caiara.pdf. Acesso em 17 jan 2024. |