You are currently viewing Geografia – Globalização

Geografia – Globalização

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.


Globo em rede – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/globo-rede-conexidade-conectar-se-2679754/

Globalização

Pode ser que você ainda não tenha percebido, mas está inserido no processo de globalização de diferentes formas de acordo com as suas relações cotidianas. Alguns hábitos comuns como comprar produtos chineses, ouvir cantores de outras nações, assistir séries e filmes coreanos ou de Hollywood, operar na bolsa de valores e até mesmo pedir um japa, para o jantar, fazem parte da globalização. 

O termo globalização surge apenas em meados dos anos oitenta na imprensa, no entanto, não há um consenso entre os estudiosos de quando realmente inicia- se o processo de globalização. Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, defende que a globalização tem início na Revolução- Técnico- Científico- Informacional, na segunda metade do século XX, por outro lado há quem diga que desde as Grandes Navegações no século XV já estamos vivenciado a globalização. 

De forma geral, podemos compreender a globalização como o processo de interação e integração do globo mediado pelos fluxos de pessoas, capital, mercadorias e informações. Milton Santos, salienta que com a globalização as distâncias foram encurtadas pelo aumento da velocidade dos fluxos, o que intensifica o processo de globalização e permite tudo conhecer ou utilizar em escala planetária. 

Podemos dividir a globalização em quatro fases, sendo que a primeira compreende o período das Grandes Navegações até a industrialização no século XVIII. De meados do Século XIX até o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) é compreendido como a segunda fase e durante a Guerra Fria (1945 – 1991) a terceira fase. Do Pós- Guerra Fria até os dias atuais estamos vivenciado a quarta fase da globalização.

RESPONDA AS QUESTÕES


Questão 01

Meios de transporte. Fonte: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.

A distância entre o centro geográfico do Brasil e de Portugal é de 7.482 km, percorrida em aproximadamente 10 horas de voo considerando aeronaves comerciais. Historiadores apontam que durante o período das Grandes Navegações os portugueses levavam por volta de  44 dias para chegar ao Brasil. Aponte como a evolução dos meios de transporte contribuiu e ainda contribui com o processo de globalização?

Questão 02

Globalização – Fonte: https://www.umsabadoqualquer.com/35-globalizacao7/

A charge sobre globalização disponível na página da internet Um Sábado Qualquer,  evidência qual característica da globalização:

(A) A expansão das transnacionais que se intensifica com a ampliação do capitalismo e da política neoliberal em meados dos anos 90.

(B) O surgimento de empresas globais com atuação limitada ao seu país de origem, sendo as demais nações apenas fonte de matéria- prima. 

(C) A expansão das grandes corporações pelos países desenvolvidos que são responsáveis por todo processo produtivo e de consumo do globo. 

(D) O crescimento do mercado estadunidense, atualmente compreendemos que as transnacionais de alcance global são originadas apenas nos Estados Unidos.

Questão 03

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.
Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. Nesta quarta, o G1 mostrou que cresceu o ritmo de disseminação do vírus e que metade dos países atingidos registraram os primeiros casos de Covid-19 nos últimos dez dias

MOREIRA, A; PINHEIRO, L. OMS declara pandemia de coronavírus. Disponível em:<https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de-coronavirus.ghtml>. Acesso em 21, mar. 2022.

1° Caso confirmado – Fonte: https://blogdoaftm.com.br/charge-1-caso-confirmado/

Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, iniciava- se a epidemia de coronavírus que em apenas três meses já era considerada pandemia. Após analisar o texto e a charge, aponte quais relações podemos estabelecer entre a disseminação da Covid- 19 e a globalização. 

Questão 04

De acordo com as fases da globalização, o período Pós- Guerra Fria é caracterizado pela expansão do sistema capitalista, lógica de produção industrial flexível e a internet conectando diferentes regiões. Nesse sentido, estamos descrevendo a: 

(A) 1° Fase da Globalização 

(B) 2° Fase da Globalização 

(C) 3° Fase da Globalização 

(D) 4° Fase da Globalização

SAIBA MAIS

Aperte o play e curta esse vídeo sobre a distribuição mundial de alimentos.

Canal Geo Power “Atividade 05 – Globalização – 9° Ano”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BE69aQGgNWI> Acesso em 01 abr. 2022.

Autoria:Ailton Domingos da Silva
Formação:Geografo
Habilidade:(EF09GE05-A) Conceituar o processo de globalização.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.
RIBEIRO, W. C. “Globalização e geografia em Milton Santos”. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, núm. 124, 30 de septiembre de 2002. Diponivel em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-124h.htm#:~:text=O%20ge%C3%B3grafo%20brasileiro%20teorizou%20e,a%20globaliza%C3%A7%C3%A3o%20e%20suas%20conseq%C3%BC%C3%AAncias.>. Acesso em 21, mar. 2022.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.