Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
O artigo de opinião é um dos gêneros argumentativos mais comuns na esfera social. Geralmente, é publicado em jornais, revistas e blogs. Sua função consiste em apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade. Com uma estrutura relativamente simples, nesse gênero textual, o autor apresenta um ponto de vista (que pode ser dissertado na primeira pessoa) a respeito de um assunto relevante na sociedade, que chamamos de tese, e argumentos que a sustentam.
Estrutura composicional do artigo de opinião
Introdução: o autor apresenta o tema abordado e expressa um ponto de vista sobre ele; geralmente, é uma questão polêmica ou discutível na qual os argumentos mobilizados a ela se associam. O ponto de vista é um posicionamento próprio do autor sobre o tema abordado, é a ideia que ele defende. Esse ponto de vista é também chamado de tese. Nem sempre a tese ou o ponto de vista estão explícitos, muitas vezes faz-se necessário recuperá-los no texto.
Desenvolvimento: o autor apresenta argumentos (dados estatísticos, relatos, descrição de cenas do cotidiano, discurso de especialistas, contra-argumentos – a partir de concessões ou ideias contrárias, entre outros) para sustentar o ponto de vista defendido na introdução. É comum encontrar também pontos de vista do autor em relação aos argumentos mobilizados. A ideia é que em cada parágrafo um argumento seja desenvolvido.
Conclusão: o autor conclui as ideias, o raciocínio. Geralmente, nesta parte, apresenta-se uma síntese geral do assunto ou sugestões para resolver alguns problemas discutidos ao longo do texto, respondendo às questões: O que fazer? Quem vai fazer? Como fazer? Para que fazer?
Depois de ler essas características sobre o artigo de opinião, que tal começar a produzir um, para refletir sobre sua estrutura composicional e sua importância na sociedade?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Vamos responder algumas questões?
Leia o artigo de opinião a seguir para responder às questões 1 a 4.
Título: Protestos “Black lives matter” e outras manifestações contra o racismo sistêmico e a brutalidade policial
Tema: Racismo e violência policial
Como líderes africanos nas Nações Unidas, as últimas semanas de protestos pelo assassinato de George Floyd sob custódia policial deixaram-nos indignados com a injustiça da prática do racismo que continua difundida em nosso país anfitrião e em todo o mundo.
Jamais haverá palavras para descrever o profundo trauma e o sofrimento intergeracional que resultaram da injustiça racial perpetrada ao longo dos séculos, particularmente contra pessoas de ascendência africana. Apenas condenar expressões e atos de racismo não é suficiente.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que “precisamos alçar a voz contra todas as expressões de racismo e casos de comportamento racista”. Após o assassinato do senhor George Floyd, o grito ‘Black Lives Matter’ [Vidas de pessoas negras importam] que ecoou nos Estados Unidos e em todo o mundo é mais que um slogan. Realmente, eles não são apenas importantes, mas são essenciais para o cumprimento de nossa dignidade humana comum.
Trecho de artigo de opinião assinado por vários altos funcionários africanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Publicado em ONU News, 15/06/2020.
Disponível em: <https://www.significados.com.br/exemplos-de-artigo-de-opiniao/> Acesso em: 04, abr. 22
O artigo de opinião que você acabou de ler aborda o tema racismo e violência policial. Partindo deste tema e deste texto, considere os seguintes passos:
QUESTÃO 1
Pesquise outros textos na internet que abordam a mesma temática e faça a leitura deles.
QUESTÃO 2
Na sequência, debata sobre o assunto com outros colegas. Ouça as opiniões e os argumentos apresentados. Se possível, anote aquelas que mais chamaram sua atenção.
QUESTÃO 3
Agora é a hora de organizar a sua opinião sobre essa temática e escrever seu artigo de opinião. Qual será seu ponto de vista central, isto é, sua tese? Quais argumentos você irá mobilizar para comprová-la?
QUESTÃO 4
Depois de organizar as ideias, escreva seu artigo de opinião. Dê um título ao seu texto.
Leia a seguinte proposta de intervenção de um artigo de opinião sobre a preservação do meio ambiente para responder às questões 5 e 6.
Os governos, em todas as esferas, devem criar ou reformular leis ambientais de modo que elas alcancem todos os tipos de violação aos recursos naturais, assim como intensificar a fiscalização para os casos das leis já existentes, para que as pessoas preservem o meio ambiente, se não por consciência, por uma força coatora.
GOIÂNIA. SME. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; L. Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022, p. 221.
QUESTÃO 5
Na proposta de intervenção, o(s) agente(s) indicado(s) para resolver o problema apresentado pelo autor:
(A) são as leis ambientais.
(B) são os governos.
(C) é a fiscalização.
(D) é a força coatora.
QUESTÃO 6
De acordo com a proposta de intervenção apresentada no texto, o que os governos precisam fazer para preservar o meio ambiente?
(A) Criar ou reformular leis ambientais e intensificar a fiscalização para casos das leis já existentes.
(B) Os governos devem alcançar todos os tipos de violação aos recursos naturais.
(C) Preservar o meio ambiente por força coatora.
(D) Preservar o meio ambiente por consciência e por uma força coatora.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas. (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. |