You are currently viewing História – Coronelismo

História – Coronelismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.

Disponível em: <https://blog.bbm.usp.br/2021/200-livros-estado-patrimonial/> acesso em 20, abr. 2022.

CORONELISMO

Veja esta situação:

A prefeitura da cidade de Riacho de Dentro construiu uma escola no Bairro das Pedrinhas. No dia da inauguração montou-se um palco com várias autoridades, entre elas o prefeito. Um vereador, em seu discurso, disse que aquela obra era um presente do prefeito para a população local e que por isso o povo deveria retribuir no dia da eleição.
O presidente da associação de moradores pediu a palavra e disse que aquela escola era um direito da população; o povo não tinha nenhuma obrigação de retribuir com o voto, pois se tratava de um direito.

Vamos falar de coronelismo através de perguntas e respostas.

O que é o coronelismo?

Victor Nunes Leal, autor de um dos mais importantes estudos sobre o tema, disse que o coronelismo é a relação de compromisso que se estabeleceu entre o poder público, em ascensão, e o poder privado, em decadência; é uma troca de proveitos entre os dois.

O que é o poder público e o poder privado?

O poder público é o poder do Estado, de base representativa, impessoal e institucional (regido pelas leis).

O poder privado é o poder de chefes locais espalhados pelo Brasil afora. Geralmente exercido por um grande proprietário de terra que tinha a patente de coronel da Guarda Nacional.

Mas, como assim “relação de compromisso”, “troca de proveitos” entre os dois?

Era uma relação baseada na troca de favores (reciprocidade). O coronel, cada vez mais, precisava do poder do Estado para garantir o seu poder em sua localidade. E quem estava no governo precisava de votos para continuar governando. Então, o Estado apoiava o coronel e o coronel retribuía com os votos da população.

E como o coronel controlava o voto da população?

O controle que o coronel possuía sobre os votos vinha da relação de dependência econômica que vinculava a população rural ao chefe. O coronelismo é produto do mundo rural, seus traços se definem pelas relações historicamente estabelecidas no campo.

O coronel também usava a violência e a fraude eleitoral para garantir a vitória de seus candidatos.

E por que o poder público estava em ascensão e o poder privado em decadência?

O coronelismo ocorreu no período que vai da Proclamação da República, 1889, até 1930. O mando pessoal dos grandes proprietários de terra existia há muito tempo e no Império se criou a Guarda Nacional, que deu patente militar para esses senhores. Com a república há um avanço do poder público e um enfraquecimento desse poder pessoal. Apesar de terem muito poder, os coronéis não mandavam como na época do Império.

Em Goiás

O coronelismo ocorreu no Brasil inteiro. Em Goiás, três oligarquias governaram o estado durante a chamada República Velha: os Bulhões, os Xavier de Almeida e os Caiado.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Segundo Victor Nunes Leal, o coronelismo é a relação de compromisso entre o poder público e o poder privado, é uma troca de proveitos entre os dois. Isso significa que:

(A) Acontecia uma troca de favores entre o chefe local, o governador e o presidente da república.

(B) O coronel mantinha o controle sobre os votos através da dependência econômica da população.

(C) O apoio que o coronel precisava do Estado era comprado através de depósito para o governador.

(D) O poder público é o poder do Estado, de base representativa, impessoal e institucional.

QUESTÃO 2

Na situação apresentada acima podemos perceber uma concepção de política herdeira do coronelismo na atitude do:

(A) Prefeito.

(B) Vereador.

(C) Povo.

(D) Presidente da associação.

QUESTÃO 3

As práticas coronelistas aconteciam baseadas nas relações pessoais. O que isso significa?

QUESTÃO 4

Como podemos relacionar as práticas políticas dos coronéis e as práticas políticas atuais? A época do coronelismo está superada ou podemos ainda encontrar resquícios dela?

Troca de favores

Canal Anísio Filho “Troca de favores”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j3LwVzJmtgM>. Acesso em 20 abr. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0609) Conhecer e analisar o coronelismo no Brasil e em Goiás.
Referencial teórico:LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SOUZA, Dalva Maria B. de L.  D. de. Coronelismo  em  Goiás  (Francisco  Itami  Campos). Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fcs/article/view/578/4163> acesso em 19, abr. 2022.