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História – Direito de todos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Ser cidadão é reconhecer que existem direitos e obrigações que devem ser respeitados na vida em sociedade. O Estado além de prever direitos básicos aos cidadãos, como saúde e educação, deve criar meios para que eles sejam acessíveis.

DIREITO DE TODOS

Fonte: pixabay.com

Os direitos fundamentais são direitos básicos e essenciais garantidos às pessoas, que devem ser respeitados e protegidos. São direitos que pertencem a todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, nacionalidade, orientação sexual, etc. Podemos citar como exemplos de direitos fundamentais a igualdade, a liberdade de expressão, o direito à vida, à moradia e à educação.

Os direitos fundamentais buscam garantir a dignidade, ou seja, asseguram que todos têm que ser tratados com respeito, igualdade e proteção, com o mínimo para uma qualidade de vida. A dignidade é a base dos direitos humanos e serve para a garantia de direitos fundamentais em uma sociedade justa e democrática.

O acesso à ciência e tecnologia também é enquadrado como direito fundamental. Graças ao desenvolvimento da ciência verificam-se melhorias na vida dos cidadãos, como medicamentos, vacinas, rapidez e maior eficiência nas comunicações. A internet é um meio de comunicação que só foi possível graças à evolução científica e, viver sem esse meio,atualmente, tornaria a vida muito difícil. 

O acesso à tecnologia é um direito fundamental no mundo moderno e envolve a inclusão digital e o acesso a dispositivos como computadores e smartphones. O acesso à tecnologia é essencial para o desenvolvimento educacional e profissional. Além disso, torna mais simplificada a aquisição do conhecimento, ampliando as oportunidades de aprendizado. Em muitos países, inclusive, o acesso à tecnologia é reconhecido como um direito humano.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Para que os direitos fundamentais sejam reconhecidos, eles precisam estar previstos e inscritos em diplomas, documentos e legislações oficiais.

Em nosso país os direitos fundamentais estão previstos, principalmente:

(a) Na Constituição Federal.

(b) No Código Trabalhista.

(c) No Código Infantil.

(d) Nas Leis das Crianças.

QUESTÃO 2

Observe a charge a seguir:

SALA DE RECURSO REVISTA. O ano de 2020 e a educação no Brasil. Disponível em:https://saladerecursos.com.br/o-ano-de-2020-e-a-educacao-no-brasil/. Acesso em 13 abr. 2022

a) As crianças representadas na charge possuem o mesmo acesso à tecnologia? Como você chegou a essa conclusão?

b) Como a dificuldade de acessar a tecnologia pode dificultar o direito à educação?

QUESTÃO 3

O reconhecimento dos direitos fundamentais é muito importante para que as pessoas tenham uma vida digna em sociedade. A partir dessa ideia o Estado deve garantir meios para que o princípio da dignidade da pessoa humana seja respeitado.

a) Que situações podem prejudicar que a pessoa tenha uma vida digna em sociedade? 

b) Você já presenciou ou observou alguma dessas situações? Onde e quando?

QUESTÃO 4

O documento que prevê que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos é:

(a) Declaração Nacional da Criança e Adolescente.

(b) Declaração Universal dos Direitos Humanos.

(c) Declaração Internacional do Homem e Mulher.

(d) Declaração Universal dos Seres Humanos.

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo do advogado Douglas Gomes de Souza e se informe sobre a importância de ter os direitos garantidos.

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Direito de todos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LFEFw6kOflo> Acesso em 18 abr 2022.

Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:GO-EF04HI08-A – Compreender que educação, ciência, cultura e tecnologia são direitos essenciais e devem ser garantidos a todos, independente de classe social, raça, etnia, gênero, orientação sexual e religião.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

ONU BRASIL. Por que defender os direitos humanos? Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lhtTGtjPPfI. Acesso em 13 abr. 2022.

PLANALTO. Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 13 abr. 2022.

UNICEF BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em 13 abr. 2022.