You are currently viewing Geografia – Dois lados do mundo

Geografia – Dois lados do mundo

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Disponível em: https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/5e/2018/09/20/mapa-mundi-02-1537475306155_615x470.png. Acesso em 20 de abril de 2022.

A distinção entre Ocidente e Oriente transcende as meras fronteiras geográficas delineadas nos hemisférios Ocidental e Oriental da Terra, como tradicionalmente representado em mapas. Essa demarcação é significativamente mais complexa, indo além dos critérios cartográficos convencionais. Compreender a distinção entre Ocidente e Oriente exige uma análise aprofundada de fatores históricos, culturais e religiosos, que moldaram e continuam a influenciar a complexidade dessa divisão.

Históricos: Ao observarmos a divisão entre Ocidente e Oriente, é fundamental explorar o legado histórico que fundamenta essa separação. Eventos como as Grandes Navegações, a colonização e as interações entre civilizações antigas desempenharam papéis cruciais na formação de identidades distintas para o Ocidente e o Oriente. O impacto de impérios, como o Romano e o Otomano, contribuiu para a delimitação dessas esferas culturais.

Culturais: A distinção cultural entre Ocidente e Oriente é notável em diversos aspectos, desde as línguas até as tradições sociais e artísticas. A filosofia grega, o Renascimento europeu e a Revolução Industrial são exemplos de marcos culturais que consolidaram características ocidentais. Por outro lado, o desenvolvimento de filosofias orientais, como o Confucionismo e o Budismo, além de tradições artísticas, destaca a riqueza cultural do Oriente.

Religiosos: O componente religioso desempenha um papel crucial na distinção entre Ocidente e Oriente. Enquanto o cristianismo moldou profundamente a cultura e os valores ocidentais, o Islã, o Hinduísmo e o Budismo exerceram influências significativas no Oriente. Essas diferentes bases religiosas não apenas delinearam valores, mas também contribuíram para a formação de sistemas éticos e morais distintos.

Geopolíticos: Além dos fatores históricos, culturais e religiosos, é importante considerar elementos geopolíticos que continuam a perpetuar a divisão entre Ocidente e Oriente. Conflitos territoriais, rivalidades regionais e alianças estratégicas são aspectos fundamentais que moldam as relações entre as nações dessas regiões.

Desafios Contemporâneos: Na era contemporânea, a divisão entre Ocidente e Oriente ainda se reflete em desafios significativos, como tensões políticas, comerciais e sociais. O entendimento dessas dinâmicas é essencial para lidar com questões globais complexas, desde crises humanitárias até desafios ambientais.

Conclusão: A dicotomia entre Ocidente e Oriente vai muito além de uma simples separação geográfica. É uma narrativa entrelaçada por correntes históricas, manifestações culturais e expressões religiosas distintas. Compreender essa complexidade é crucial para promover uma abordagem mais holística e inclusiva nas interações globais, superando estereótipos e fomentando o diálogo intercultural.

Responda as questões.

QUESTÃO 1

Qual é o papel desempenhado pela Europa no processo de divisão entre “dois mundos”?

A) A Europa atua como mediadora, promovendo a integração entre diferentes culturas.
B) A Europa contribui para a manutenção da divisão, baseada em seus interesses geopolíticos.
C) A Europa é uma mera observadora, sem influência significativa nesse processo.
D) A Europa é a principal responsável pela reconciliação entre Ocidente e Oriente.

QUESTÃO 2

Como o componente religioso contribui para a distinção entre Ocidente e Oriente?

A) O cristianismo, o Islã, o Hinduísmo e o Budismo têm papéis semelhantes em ambas as regiões, não influenciando de forma significativa as diferenças culturais.
B) O Islã, o Hinduísmo e o Budismo desempenham um papel menor em comparação com o cristianismo na formação dos valores no Oriente.
C) O cristianismo é a única religião que moldou os valores ocidentais, enquanto no Oriente predominam influências seculares.
D) O cristianismo moldou os valores ocidentais, enquanto o Islã, o Hinduísmo e o Budismo exerceram influências importantes na formação de sistemas éticos e morais distintos no Oriente.

QUESTÃO 3

A fronteira entre Oriente e Ocidente não é caracterizada apenas por fronteiras equidistantes, como o Meridiano de Greenwich. Essa divisão não pode ser justificada unicamente por critérios geográficos ou demarcações cartográficas. Justifique sua resposta.

QUESTÃO 4

Além de proporções fronteiriças, a dualidade entre Ocidente e Oriente está demarcada por elementos culturais, sociais e financeiros. Explique.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Canal Geowerllen “Mundo Ocidental e Oriental”. Disponível em: <https://youtu.be/JivJUzu3Zco>. Acesso em: 22 abr. 2022.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0811) Contextualizar historicamente a formação da denominação Oriente e Ocidente.
(EAJAGE0812) Compreender o papel da Europa na divisão mundial entre países Orientais e Ocidentais.
Referencial TeóricoTORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 9º ano.

Matriz Estruturante EJA 2022.