You are currently viewing Educação Física – Transformações nos Padrões Estéticos

Educação Física – Transformações nos Padrões Estéticos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de brgfx no Freepik

Transformações nos Padrões de Estética

Ao longo da história humana houveram diferentes padrões de estética. Chamamos de padrões de estética o conjunto de características físicas tidas como ideais em uma determinada época e sociedade, sendo que, os padrões são estabelecidos conforme às características de cada sociedade.

Belo e saudável é, geralmente, associado ao exercício do poder. E como existiram diferentes formas de exercer o poder, existiram também diferentes padrões estéticos e de saúde.

Assim, ao longo da história, elegemos como padrão o corpo forte, corajoso e guerreiro; o corpo gordo e farto; o corpo magro e cometido e, mais recentemente, o corpo malhado e definido. Cada qual foi em sua época considerado o ideal e em outras épocas criticado e até repulsivo.

Na pré-história os ideais de força, beleza e saúde estavam voltados para as necessidades de sobrevivência. Belo e saudável, naquele contexto, era o corpo forte e capaz de sustentar a si e sua tribo ou família.

Já na antiguidade, os gregos foram os primeiros povos a registrarem uma cultura voltada para o culto à beleza e saúde, com a prática regular de atividades gímnicas e diversos cuidados com o corpo como alimentação saudável, banhos térmicos, uso de óleos e massagens. Para os gregos o ideal de corpo belo era ditado pela harmonia entre mente e corpo, ao mesmo tempo em que esses cuidados com o corpo eram voltados também para o combate.

Durante a idade média os monarcas mantinham seu poder ostentando seus exércitos e riquezas. O poder se apresentava na fartura, que contrastava com a pobreza em que o povo vivia. Assim, o padrão de beleza era o corpo que também representasse a fartura, o poder, o ócio e o desprezo pelo trabalho braçal. Como era a vida dos reis, príncipes e princesas da época.

A idade moderna é marcada pela revolução industrial e valorização do corpo forte, capaz de produzir mais trabalho e de defender a pátria.

Atualmente, vivemos um momento de valorização da diversidade cultural, onde não só a estética é importante, mas principalmente, o bem estar e a saúde são levados em conta.

Questão 1

Com relação ao padrão estético, podemos dizer que em toda a história humana

(A) sempre tivemos o mesmo padrão estético

(B) o padrão estético foi o mesmo em todos os lugares e épocas