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Ciências da Natureza – Unidades de Conservação (UCs)

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1: INAEMIRANDA. Chapada dos Veadeiros. PXHere. Disponível em <https://pixabay.com/pt/photos/chapada-dos-veadeiros-brasil-goi%C3%A1s-3452026>. Acesso em 21/06/2023.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UC’S)

Áreas verdes são espaços naturais de vegetação, como parques, praças e bosques, que desempenham um papel essencial na qualidade de vida da população e na manutenção da biodiversidade que ali habita. Em Goiânia, destacam-se alguns desses espaços, como o Parque Areião. Esses locais oferecem não apenas um ambiente de lazer e recreação, mas também são importantes para a educação ambiental, pois possibilitam o contato direto com a natureza, visitas guiadas, trilhas interpretativas, oficinas e palestras voltadas à sensibilização acerca de temas socioambientais.

Já as Unidades de Conservação (UC) são áreas verdes, mas com características mais específicas. Elas são definidas por Lei, podem ser públicas ou particulares, e têm como principal objetivo a proteção da biodiversidade, recursos naturais e populações tradicionais. Em Goiás, podemos destacar a Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Vermelho, localizada no município de Mambaí. Essa UC tem como objetivo proteger os ecossistemas associados aos cursos d’água que formam o Rio Vermelho, além de promover a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação. Lá é possível visitar cachoeiras e cavernas, fazer rapel e até mesmo tirolesa. Essa APA é um exemplo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, em que é permitido o uso de seus recursos de forma moderada, como em contextos turísticos ou mesmo abrigando comunidades tradicionais.

Temos também as UC de Proteção Integral, cuja presença humana é mais restrita. Nelas, geralmente não são permitidas atividades extrativistas, caça, pesca ou qualquer forma de exploração direta dos recursos naturais. Dessa forma, visam à proteção integral dos ecossistemas naturais. Um exemplo é o Parque Nacional das Emas. Localizado no estado de Goiás, é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e abriga uma importante diversidade de fauna e flora do Cerrado, incluindo espécies ameaçadas de extinção. É um local de grande importância para a conservação e pesquisa científica, além de oferecer oportunidades para atividades de ecoturismo e educação ambiental.

QUESTÃO 1

Os Jardins Zoológicos são espaços nos quais há diversos animais silvestres, de espécies variadas, mantidos em cativeiro ou semi-liberdade. Além de permitir a visitação humana, pretende-se assegurar a integridade de seres vivos que, por diversos motivos, não puderam retornar à natureza. Animais exóticos (ou seja: que não pertencem à fauna local), domesticados (inclusive aqueles que viviam em circos), feridos, órfãos, dentre outros, são alguns exemplos. Esses animais não são retirados de seus hábitats para estarem ali: geralmente são encaminhados por órgãos ambientais, por não terem condições de serem devolvidos aos seus locais de origem; ou são permutados de um zoológico para outro. Pela Portaria nº 181, de 06 de março de 1987, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), é estabelecido que os zoológicos são também Unidades de Conservação.

A) Os Jardins Zoológicos podem ser considerados áreas verdes? Justifique.

B) Na sua opinião, os zoológicos conseguem assegurar a integridade dos animais que ali estão? Exponha o seu ponto de vista, apresentando argumentos que possam fortalecê-lo. 

QUESTÃO 2

De acordo com o nome e a breve descrição de algumas Unidades de Conservação, marque na tabela a sigla “PI”, para as Unidades de Conservação de Proteção Integral; ou “US” para as Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Unidade de ConservaçãoExemploDescrição
PI (   )      (   ) US   Estação ecológicaPreservação; pesquisa científica e visitação com objetivo educacional.
PI (   )      (   ) USReserva extrativistaRealização de atividades de extrativismo, agricultura e subsistência, concedidas às populações tradicionais; visitação e pesquisa científica.
PI (   )      (   ) USFloresta NacionalCobertura florestal com espécies nativas em predominância; uso diversificado dos recursos naturais e pesquisa científica.
PI (   )      (   ) USParque NacionalPreservação dos ecossistemas naturais e sítios de beleza cênica; pesquisas científicas, atividades recreativas e educação ambiental.
PI (   )      (   ) USReserva Particular do Patrimônio NaturalConservação da biodiversidade; pesquisa científica, visitação, educação. É uma área privada.

Podemos afirmar que a ordem correta da marcação é, respectivamente:

(A) US, US, US, PI e PI.
(B) PI, US, US, PI e US.
(C) PI, PI, US, PI e US.
(D) PI, US, PI, PI e US.

QUESTÃO 3

Preservação ambiental e conservação ambiental são termos diferentes, embora frequentemente sejam utilizados enquanto sinônimos. Escreva com suas próprias palavras as semelhanças e diferenças entre esses dois conceitos, relacionando aos tipos de Unidade de Conservação e o que pode ou não ser realizado em cada uma delas.

QUESTÃO 4

Sobre a preservação do patrimônio cultural e valorização das comunidades tradicionais, é correto afirmar que relacionam-se às

(A) UC de Proteção Integral, pois elas protegem os recursos naturais, a biodiversidade e as diferentes culturas humanas.

(B) UC Uso Sustentável, porque permitem a permanência e usufruto pelas comunidades tradicionais, valorizando-as. 

(C) UC de Uso Sustentável, pois são consideradas somente enquanto mão-de-obra na realização de pesquisas científicas.

(D) US de Proteção Integral, pois são grupos que não fazem uso dos recursos encontrados nessas Unidades de Conservação.

SAIBA MAIS

No vídeo abaixo, a professora Mariana Araguaia aborda alguns aspectos referentes aos zoológicos – em especial, ao Parque Zoológico de Goiânia e o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido por lá. Que tal conhecer?

Canal Mariana Araguaia. Zoológicos. Disponível em <https://youtu.be/eUiJys2WG48>. Acesso em abr. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza e Artes Visuais (integração).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0612) Conhecer os espaços destinados à educação ambiental e a importância das Unidades de Conservação destinadas à preservação ambiental.
(EJAAV0816) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas, refletindo sobre os diferentes contextos, redes de interações e entrelaçamento de culturas.
ReferênciasA REDAÇÃO. Sete unidades de conservação em Goiás são reabertas para visitação. Disponível em <https://www.aredacao.com.br/noticias/151103/sete-unidades-de-conservacao-em-goias-sao-reabertas-para-visitacao>. Acesso em 22/06/2023.

BRASIL. Informações Sobre Visitação – APA das Nascentes do Rio Vermelho. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em <https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/cerrado/lista-de-ucs/apa-das-nascentes-do-rio-vermelho/informacoes-sobre-visitacao-apa-das-nascentes-do-rio-vermelho>. Acesso em 21/06/2023.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco-PEAMP. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em <https://www.meioambiente.go.gov.br/acesso-a-informacao/118-meio-ambiente/unidades-de-conserva%C3%A7%C3%A3o/1110-parque-estadual-altamiro-de-moura-pacheco-peamp.html>. Acesso em 22/06/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.