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Língua Portuguesa e Ciências – Um debate em defesa da água e da vida

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História é destinada ao estudantes do 2ª período ( 3ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Criação autoral – Canva

O debate, gênero oral, tem como características a presença de debatedores com posicionamentos diferentes, de mediador/moderador e da plateia. Para a realização de um debate é necessário observar as suas condições de produção, que são: a definição do tema, dos debatedores, do mediador/moderador, do local onde ele acontecerá e a presença de uma plateia. 

ASSISTA AO VÍDEO EM DEFESA DA ÁGUA – EM DEFESA DA VIDA E PREPARE-SE PARA DISCUTIR SOBRE O TEMA.

Canal Ana Cristina Diniz “EM DEFESA DA ÁGUA, EM DEFESA DA VIDA”. Disponível em: <https://youtu.be/ixNpkGzaZEQ>. Acesso em: 18 abr. 2022.

QUESTÃO 1

Qual das seguintes condições de produção é necessária para a realização de um debate?

A) Definição dos debatedores.

B) Presença de um mediador/moderador.

C) Escolha do local onde o debate foi administrado.

D) Todas as respostas anteriores estão corretas.


QUESTÃO 2

A água potável é o recurso natural mais valioso do qual dispomos, e também devido às ações humanas, ela está ameaçada, assim como a vida no planeta terra. Convencer as pessoas sobre a necessidade da urgente mudança de hábitos é uma tarefa de todos nós. Para reverter essa situação é necessário conhecer, cuidar, preservar e defender a água, as nascentes dos rios, as áreas de preservação ambiental, evitar desperdícios, entre outros.

Pesquise sobre o tema, reúna alguns amigos ou familiares e promova uma debate para colaborar com a preservação da água potável.  


QUESTÃO 3

Em sua opinião, caso o debatedor não saiba falar sobre o tema, o que pode acontecer durante o debate? 

QUESTÃO 4

Qual das seguintes ações NÃO é necessária para reverter a situação de ameaça à água potável e à vida no planeta?

a) Conhecer e entender a importância da água potável.

b) Cuidar e conservar as nascentes dos rios.

c) Defender as áreas de preservação ambiental.

d) Desperdiçar água.


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagoga
Componente Curricular:Língua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJALP0269) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando, respeitando e valorizando a fala do outro.
(EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho.
Referências:Gêneros Orais e escritos na escola /Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas SP: Mercado de Letras,2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia.
Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
http://flexquest.ufrpe.br/projeto/6885/caso/6886/minicaso/6889 – acessado em 19/05/2023