Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História é destinada ao estudantes do 2ª período ( 3ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O debate, gênero oral, tem como características a presença de debatedores com posicionamentos diferentes, de mediador/moderador e da plateia. Para a realização de um debate é necessário observar as suas condições de produção, que são: a definição do tema, dos debatedores, do mediador/moderador, do local onde ele acontecerá e a presença de uma plateia.
ASSISTA AO VÍDEO EM DEFESA DA ÁGUA – EM DEFESA DA VIDA E PREPARE-SE PARA DISCUTIR SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
Qual das seguintes condições de produção é necessária para a realização de um debate?
A) Definição dos debatedores.
B) Presença de um mediador/moderador.
C) Escolha do local onde o debate foi administrado.
D) Todas as respostas anteriores estão corretas.
QUESTÃO 2
A água potável é o recurso natural mais valioso do qual dispomos, e também devido às ações humanas, ela está ameaçada, assim como a vida no planeta terra. Convencer as pessoas sobre a necessidade da urgente mudança de hábitos é uma tarefa de todos nós. Para reverter essa situação é necessário conhecer, cuidar, preservar e defender a água, as nascentes dos rios, as áreas de preservação ambiental, evitar desperdícios, entre outros.
Pesquise sobre o tema, reúna alguns amigos ou familiares e promova uma debate para colaborar com a preservação da água potável.
QUESTÃO 3
Em sua opinião, caso o debatedor não saiba falar sobre o tema, o que pode acontecer durante o debate?
QUESTÃO 4
Qual das seguintes ações NÃO é necessária para reverter a situação de ameaça à água potável e à vida no planeta?
a) Conhecer e entender a importância da água potável.
b) Cuidar e conservar as nascentes dos rios.
c) Defender as áreas de preservação ambiental.
d) Desperdiçar água.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagoga |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJALP0269) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando, respeitando e valorizando a fala do outro. (EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho. |
Referências: | Gêneros Orais e escritos na escola /Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas SP: Mercado de Letras,2004. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. http://flexquest.ufrpe.br/projeto/6885/caso/6886/minicaso/6889 – acessado em 19/05/2023 |