Esta proposta de atividade de ARTE – MÚSICA é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/WeNxpm Acesso em: 09, jan. 2024.
AÇÃO REFLEXIVA
Qual o estilo musical que você mais gosta?
As pessoas próximas a você também gostam desse estilo musical? Por quê?
Música e Sociedade
A música é uma expressão cultural intrinsecamente ligada à sociedade, desempenhando papéis multifacetados que vão além do simples entretenimento. Ao longo da história, a música tem servido como um reflexo e uma influência significativa nos valores, pensamentos e comportamentos de uma sociedade. Seja por meio de letras que abordam questões sociais, melodias que capturam o espírito de uma época ou ritmos que unem comunidades, a música desempenha um papel vital na tessitura social.
MARACATU
Imagem 2: Disponível em: Noelia Brito, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons. Acesso em: 09, jan. 2024.
Mensagens
Um dos aspectos mais marcantes da interseção entre música e sociedade é a capacidade da música de transmitir mensagens políticas e sociais. Letras engajadas e protestos musicais têm sido instrumentos poderosos para inspirar mudanças sociais e sensibilizar as massas para questões como direitos civis, desigualdade, justiça e liberdade.
Festivais
Imagem 3: Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1621938?utm_content=shareClip&utm_medium=referral&utm_source=pxhere Acesso em: 09, jan. 2024.
Música, espelho cultural.
A música serve como um espelho cultural, refletindo os valores e ideais de uma determinada época. Cada gênero musical muitas vezes encapsula o clima social do momento, oferecendo uma trilha sonora para as experiências coletivas. Seja o jazz articulando as complexidades da luta por direitos civis nos Estados Unidos, o reggae ecoando as demandas por justiça social na Jamaica ou o hip-hop narrando as realidades da vida urbana, a música transcende barreiras linguísticas para se tornar um meio de expressão universal.
Hip Hop
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/7YYpGS 3things Acesso em: 09, jan. 2024.
Continuidade cultural.
A música desempenha um papel crucial na construção de identidades culturais e na preservação de tradições. Ela proporciona um meio para as comunidades compartilharem suas narrativas, mitos e valores, fortalecendo o senso de pertencimento e coesão social. Festivais, danças e canções tradicionais são passados de geração em geração, conectando as pessoas ao seu passado e solidificando a continuidade cultural.
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/8P8ACA Acesso em: 09, jan. 2024.
Música e Comunidade
A música tem o poder de unir pessoas, independentemente de suas diferenças. Concertos, festivais e eventos musicais são espaços onde as barreiras sociais muitas vezes desaparecem, e as pessoas se conectam por meio da experiência compartilhada da música. Isso cria um senso de comunidade e contribui para a coesão social, promovendo a compreensão mútua e a celebração da diversidade.
QUESTÃO 1
Explique como a música pode ser uma ferramenta para promover mudanças sociais.
QUESTÃO 2
Compartilhe uma experiência pessoal em que a música desempenhou um papel importante na construção de sua identidade cultural ou na conexão com uma comunidade.
QUESTÃO 3
O papel da música na sociedade é
( A ) apenas entretenimento.
( B ) reflexo cultural, agente de mudança social e promotor de identidades.
( C ) exclusivamente expressão individual do artista.
( D ) influência apenas no campo artístico.
QUESTÃO 4
A música contribui para a preservação cultural
( A ) isolando comunidades.
( B ) ignorando tradições.
( C ) fortalecendo identidades e compartilhando narrativas.
( D ) limitando a diversidade cultural.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Música |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAAR0844) Analisar e compreender a função social da música em diferentes povos e épocas. |
Referências: | ADORNO, T. W. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 2007. ARROYO, M. Educação musical na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG, 2., 2002, Goiânia. Anais… UFG, 2002, p. 18-29. FREIRE, V. L. B. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. 1992. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992. LOUREIRO, A. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003. |