You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BALÉ E DISTÚRBIOS ALIMENTARES

EDUCAÇÃO FÍSICA – BALÉ E DISTÚRBIOS ALIMENTARES

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Balé. Nikidinov, Pixabay. Disponível em: Bailarina Lago De Cisnes Atuação – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay

BALÉ E DISTÚRBIOS ALIMENTARES

O BALÉ, ORIGINÁRIO DA ITÁLIA, É UM ESTILO DE DANÇA AMPLAMENTE PRATICADO EM TODO O MUNDO, INCLUINDO NO BRASIL.

RENOMADO POR SUA ELEGÂNCIA, PRECISÃO E GRAÇA, O BALÉ SE CARACTERIZA POR DEMANDAS ESTÉTICAS RIGOROSAS E UM DESEMPENHO FÍSICO EXIGENTE. EM PARALELO, ESSA MODALIDADE TRAZ CONSIGO DESAFIOS SIGNIFICATIVOS PARA A SAÚDE MENTAL E FÍSICA DOS PRATICANTES, INCLUINDO A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES, COMO A ANOREXIA E A BULIMIA NERVOSAS.

A ANOREXIA NERVOSA ENVOLVE UMA BUSCA INCANSÁVEL POR MAGREZA EXTREMA, COM RESTRIÇÕES ALIMENTARES SEVERAS, INTENSO MEDO DE GANHAR PESO E UMA VISÃO DISTORCIDA DO PRÓPRIO CORPO, MUITAS VEZES LEVANDO A UMA AUTOIMAGEM NEGATIVA.

POR OUTRO LADO, A BULIMIA NERVOSA É CARACTERIZADA POR EPISÓDIOS DE INGESTÃO EXCESSIVA DE ALIMENTOS SEGUIDOS POR COMPORTAMENTOS COMPENSATÓRIOS, COMO VÔMITOS AUTOINDUZIDOS, USO EXCESSIVO DE LAXANTES OU EXERCÍCIOS FÍSICOS INTENSOS, NA TENTATIVA DE ELIMINAR AS CALORIAS CONSUMIDAS.

QUESTÃO 1

SOBRE O BALÉ, MARQUE (V) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS FALSAS.

( ) O BALÉ, TAMBÉM CONHECIDO COMO BALLET, É UMA FORMA DE DANÇA QUE TEVE SUAS RAÍZES NA FRANÇA DURANTE O SÉCULO XV. NESSA ERA, ELE ERA UMA FORMA DE ENTRETINIMENTO ALTAMENTE APRECIADA PELA ARISTOCRACIA DA REGIÃO.

( ) O BALÉ, QUANDO PRATICADO SEM CONSCIÊNCIA, PODE TER EFEITOS PREJUDICIAIS NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL. A BUSCA PELA PERFEIÇÃO ESTÉTICA E O TREINAMENTO RIGOROSO PODEM CAUSAR LESÕES, ESGOTAMENTO EMOCIONAL E PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL. ALÉM DISSO, OS PADRÕES IRREALISTAS DE MAGREZA PODEM LEVAR A DISTÚRBIOS ALIMENTARES COMO A BULIMIA E A ANOREXIA.

( ) O BALÉ NÃO PODE SER PRATICADO POR TODOS. ELE É EXCLUSIVO DAQUELES QUE TÊM ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS NA DANÇA.

( ) O BALÉ PODE TRAZER INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA QUEM O PRATICA EM BUSCA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. ELE PROPORCIONA SOCIALIZAÇÃO, UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL, APRIMORANDO A POSTURA, FLEXIBILIDADE E FORÇA MUSCULAR.

QUESTÃO 2

O BALÉ REQUER UM ALTO DESEMPENHO FÍSICO E, DEVIDO ÀS NECESSIDADES ESTÉTICAS QUE A DANÇA EXIGE, OS PRATICANTES SOFREM GRANDE PRESSÃO PARA SE MANTEREM MAGROS E, ASSIM, MUITAS VEZES ACABAM DESENVOLVENDO DISTÚRBIOS ALIMENTARES, COMO A BULIMIA E A ANOREXIA NERVOSA. SOBRE A BULIMIA NERVOSA, É CORRETO AFIRMAR QUE É

(A) UM PADRÃO DE ALIMENTAÇÃO CARACTERIZADO PELA RECUSA PERSISTENTE EM MANTER UM PESO CORPORAL SAUDÁVEL, LEVANDO A UMA INGESTÃO CALÓRICA INSUFICIENTE.

(B) UM TRANSTORNO ALIMENTAR QUE LEVA A UMA ALIMENTAÇÃO DESORDENADA EM QUE A PESSOA CONSOME GRANDES QUANTIDADES DE COMIDA EM CUM CURTO PERÍODO, SEGUIDO POR MÉTODOS COMPENSATÓRIOS PARA EVITAR GANHO DE PESO.

(C) UMA PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM AS CALORIAS CONSUMIDAS, RESULTANDO EM UMA DIETA ESTRITAMENTE RESTRITIVA E NA EXCLUSÃO DE GRUPOS ALIMENTARES ESSENCIAIS.

(D) É UM TRANSTORNO DE IMAGEM CORPORAL EM QUE A PESSOA, MESMO SENDO MUITO FORTE COM COM MUITA MASSA MUSCULAR, SE ACHA FRACA E SEM MÚSCULOS, LEVANDO ASSIM AO CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTOS PROTEICOS.

QUESTÃO 3

O DISTÚRBIO ALIMENTAR QUE É BASTANTE PREVALENTE NO BALÉ E ESTÁ REPRESENTADO PELA IMAGEM ABAIXO É A

Fonte: Anorexia Nervosa, Freepik. Disponível: Baixa autoestima com mulher e espelho | Vetor Grátis (freepik.com)

(A) VIGOREXIA CORPORAL.

(B) ANOREXIA NERVOSA.

(C) BULIMIA NERVOSA.

(D) COMPULSÃO ALIMENTAR.

QUESTÃO 4

NOS TEMPOS ATUAIS, A BUSCA INCANSÁVEL PELA PERFEIÇÃO CORPORAL É UMA META PERSEGUIDA POR MUITAS PESSOAS. A MAGREZA, TIDA COMO UM INDICATIVO DE BELEZA, FIGURA ENTRE OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DESSA BUSCA INCESSANTE. INFELIZMENTE, ESSA OBSESSÃO TEM APROXIMADO CADA VEZ MAIS OS TRANSTORNOS ALIMENTARES, QUE NÃO FAZEM DISTINÇÃO, AFETANDO NÃO SOMENTE BAILARINAS, MAS QUALQUER INDIVÍDUO. ESSAS CONDIÇÕES LIMITAM, CEIFAM VIDAS E INCAPACITAM UMA AMPLA GAMA DE PESSOAS AO REDOR DO MUNDO. POR QUE, ENTÃO, PERSISTIMOS NA ASSOCIAÇÃO ENTRE MAGREZA E BELEZA?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes Curriculares Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0223) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
Referências SAIKALI, C. J. et al. Imagem corporal nos Transtornos Alimentares. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 31, n. 4, set. 2004.
Só dança. É possível fazer balé para terceira idade. Disponível em: Ballet para terceira idade: sim, é possível! Veja os benefícios (sodanca.com.br). Acessado em 19 de abril de 2022.
Nas Pontas. Ballet e transtornos alimentares. Disponível em: Ballet e Transtornos Alimentares – Nas Pontas. Acessado em 19 de abril de 2022.