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Geografia – Unidades de Conservação

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

UC – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Estado de MT


Unidades de Conservação

Em muitos países ao redor do mundo, a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente tem levado à criação de áreas de vegetação natural protegidas por leis. No Brasil, essa iniciativa se materializa por meio das Unidades de Conservação (UCs), que desempenham um papel fundamental na proteção da biodiversidade e na promoção do desenvolvimento sustentável. Essas UCs se dividem em dois tipos distintos, cada uma com sua abordagem única na preservação do ambiente natural.

Unidades de Conservação (UCs)

As Unidades de Conservação são espaços territoriais especialmente protegidos por lei, com o propósito de preservar a diversidade biológica, controlar o uso dos recursos naturais e promover pesquisas científicas. Elas abrangem desde áreas marinhas e costeiras até florestas, reservas indígenas e terras quilombolas. Um exemplo notável de Unidade de Conservação no Brasil é o Parque Nacional da Amazônia, que visa à proteção de uma porção significativa da maior floresta tropical do mundo, garantindo a sobrevivência de inúmeras espécies animais e vegetais.

Unidades de Uso Sustentável

As Unidades de Uso Sustentável são aquelas em que a conservação da natureza é reconciliada com o uso racional dos recursos naturais. Nestas áreas, atividades econômicas sustentáveis, como agricultura de subsistência, pesca artesanal e turismo ecológico, são permitidas e regulamentadas. Um exemplo é a Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, onde comunidades tradicionais vivem em harmonia com a natureza, utilizando recursos naturais de forma controlada e preservando a biodiversidade local.

Unidades de Proteção Integral

As Unidades de Proteção Integral são espaços intocados, onde qualquer atividade que possa alterar o ecossistema natural é proibida. Nesses locais, o objetivo é preservar a biodiversidade de maneira integral, sem interferência humana significativa. Um exemplo notável é o Parque Nacional de Fernando de Noronha, um arquipélago no litoral nordestino do Brasil, onde as atividades humanas são estritamente controladas para proteger a rica fauna marinha e terrestre, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Em suma, as Unidades de Conservação, seja sob a forma de Uso Sustentável ou Proteção Integral, são essenciais para a conservação da biodiversidade e para a promoção de um equilíbrio duradouro entre o homem e o meio ambiente. Elas não apenas preservam paisagens naturais incríveis, mas também desempenham um papel vital na proteção de espécies ameaçadas, no fornecimento de água e ar limpos, e na promoção da educação ambiental, ajudando a garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

Responda às questões.

Leia a notícia

“Governo cria cinco Unidades de Conservação – Decretos assinados pelo presidente da República institui três Reservas Extrativistas, beneficiando 13 mil famílias, além de um Parque Nacional e uma Área de Proteção Ambiental, ambas no bioma da caatinga”.

Fonte: GOVERNO cria cinco Unidades de Conservação. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 6 abr. 2018. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9543-governo-cria-cincounidades-de-conservacao>. Acesso em: 23 abr. 2018.

 QUESTÃO 1

Porque o Governo cria unidades de Conservação (UCs). Existem UCs próximas ao local em que você vive? Se sim, cite o nome e pesquise os principais objetivos.

 QUESTÃO 2

Qual é o principal objetivo das Unidades de Uso Sustentável?

A) Proibir qualquer forma de atividade humana nas áreas protegidas.
B) Permitir atividades econômicas sustentáveis, como agricultura de subsistência e turismo ecológico, sob regulamentação.
C) Preservar áreas intocadas, onde qualquer atividade humana é estritamente proibida.
D) Promover a urbanização e o desenvolvimento industrial em áreas naturais.

 QUESTÃO 3

Leia a reportagem abaixo, sobre um tipo de Unidade de Uso Sustentável. Depois, responda a pergunta a seguir:

Projetos levam renda extra a moradores de reserva extrativista no Pará

A fabricação de móveis feitos com galhos caídos das árvores, o cultivo de mudas para o reflorestamento, a fabricação de farinha, a criação de abelhas para a produção de mel, a criação de peixes e a fabricação da ração para alimentá-los e o turismo comunitário são algumas das atividades desenvolvidas nas comunidades que compõem a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, no Pará. Fomentadas por meio de projetos, as atividades geram renda para os moradores e apostam no uso sustentável da Floresta Amazônica. Localizada no município de Santarém, entre os rios Tapajós e Arapiuns, a reserva é tida como modelo de gestão na Amazônia. […]

Fonte: TOKARNIA, Mariana. Projetos levam renda extra a moradores de reserva extrativista no Pará. Agência Brasil, 23 dez. 2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc. com.br/geral/noticia/2016-12/projetos-levam-renda-extramoradores- de-reserva-extrativista-no-para>. Acesso em: 7 nov. 2017.

Por que a vegetação e a biodiversidade da Floresta Amazônica são importantes para as comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns?

 QUESTÃO 4

Qual é a principal diferença entre Unidades de Uso Sustentável e Unidades de Proteção Integral?

A) Em Unidades de Uso Sustentável, atividades humanas são permitidas sob controle, enquanto em Unidades de Proteção Integral, qualquer atividade humana é estritamente proibida.
B) Unidades de Uso Sustentável são áreas urbanas protegidas, enquanto Unidades de Proteção Integral são áreas rurais protegidas.
C) Unidades de Uso Sustentável são destinadas apenas à pesquisa científica, enquanto Unidades de Proteção Integral são destinadas ao turismo.
D) Unidades de Uso Sustentável são áreas industriais protegidas, enquanto Unidades de Proteção Integral são áreas agrícolas protegidas.


Saiba mais acessando o vídeo a seguir

Canal Geowerllen “Mata Ciliar”. Disponível em: <https://youtu.be/7cQFplvrPpI>. Acesso em: 14 Abr. 2022.

Autoria:Werllen Pires
Formação:Geografia
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0613) Entender o papel de preservação e manutenção ambiental das diferentes unidades de conservação.
Referências bibliográficas:DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

https://antigo.mma.gov.br/informma/item/15713-o-que-s%C3%A3o-as-unidades-de-conserva%C3%A7%C3%A3o.html
 
Matriz Estruturante EJA 2022.