Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Saudações pirenopolinas e o noticiário é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O noticiário e a seção de jornais destinada à publicação de notícias diversas. Muitas vezes a polêmica ou dimensão dada ao fato, distorce os acontecimentos, transformando o noticiário em arriscado é pouco confiável. Imagens fortes, como homicídios, acidentes ou fenômenos climáticos são verdadeiros bombardeios para o noticiário, modificando a opinião pública e alterando a verdade em favor da mídia. Por isso é muito importante checar as fontes de um noticiário, ver a conclusão dos fatos, e não apenas o fato isolado. Recentemente a cidade foi impactada pelo noticiário: o transbordamento do Rio das Almas, e por essa razão muitos turistas cancelaram suas visitas. No entanto, os moradores e comerciantes fizeram uso das redes sociais para desmistificar o noticiário. O esclarecimento foi rápido e eficiente, divulgando em tempo real que o fenômeno cabeça d’água era passageiro e a cidade estava segura, resguardada pela defesa civil. A união de populares e empreendedores trouxe de volta as saudações pirenopolinas, promovendo o turismo e dando uma nova perspectiva ao noticiário.
QUESTÃO 1
O noticiário é visto como um conjunto de notícias que cercam um fato, muitas vezes pode causar polêmica ou especulações, gerando para a imprensa muita audiência. Você conhece alguma notícia ou noticiário que ganhou grande repercussão? Comente aqui os desdobramentos deste fato.
QUESTÃO 2
De acordo com o ditado popular: “Uma imagem fala por mil palavras”. Tomando como princípio este ditado, reflita: um noticiário pode mesmo impactar apenas com a imagem? A descrição dos fatos são importantes para esclarecer uma imagem?
QUESTÃO 3
A cidade de Pirenópolis foi vítima do noticiário, em detrimento dos fenômenos naturais. A propagação da notícia sobre o transbordamento do Rio das Almas causou mais estragos do que a própria natureza, em virtude deste fato o uso das redes sócias foi fundamental para esclarecer que o perigo era passageiro e a cidade estava monitorada pela defesa civil. Você costuma ler as notícias em redes sociais? Você consegue dar credibilidade para essas notícias?
SAIBA MAIS
Com a intenção de conhecer um pouco mais sobre as saudações pirenopolinas e o noticiário, assita ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este contexto e seu desfecho.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0602) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (recursos linguísticos e semióticos). (EAJALP0604) Identificar as diversas tipologias textuais (prescritiva, descritiva, argumentativa e injuntiva) em textos jornalísticos |
Referencial teórico: | BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. SILVA, Pollyanna H. Os gêneros jornalísticos e as várias faces da notícia. 225 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. CARVALHO, Adelmo de. Pirenópolis Coletânea: 1727 – 2000. 213 p ilustr. 1ª edição. Ed Kelps. Goiânia. 2001. |