You are currently viewing Educação Física: Jogos africanos

Educação Física: Jogos africanos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by Freepik

Jogos Africanos

A cultura brasileira foi formada a partir da miscigenação de diversas culturas, principalmente, dos povos indígenas, africanos e dos portugueses. Mas, também com fortes influências de outras nações europeias, do Oriente Médio e até da Ásia.

Infelizmente, esse processo de miscigenação não foi igualitário, sendo que a cultura portuguesa foi adotada pelas elites e foi sobreposta à força sobre as outras culturas. Assim, as contribuições dos povos africanos que vieram para o Brasil ficaram marginalizadas e discriminadas. Mas, mesmo discriminadas, as contribuições dos povos africanos à cultura brasileira resistiram e se tornaram parte importante da nossa cultura, e por isso, devem ser valorizadas.

Essas contribuições se deram em diferentes áreas, como na culinária, na arte e artesanato, na linguagem e também nas práticas corporais, em especial, nas danças, lutas e nos jogos.

Os africanos trazidos à força para o Brasil, não eram pertencentes a um único povo e cultura, pelo contrário, eram povos e culturas diferentes do grande continente chamado África. E como os jogos que cada sociedade cria, traz na sua organização e prática, os valores e as características daquela sociedade, os jogos de matrizes africanas são práticas diversificadas, criadas e praticadas em culturas diferentes e, assim sendo, com características diferentes, conforme as características de cada povo.

Por outro lado, existem traços comuns entre as diferentes culturas africanas, como por exemplo, o modo de vida tribal muito ligado à natureza e seus elementos, e também a musicalidade e o ritmo desenvolvido em grande parte de suas atividades e, em especial, nos jogos.

A prática desses jogos proporcionam o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências motoras, cognitivas e emocionais. Além disso, conhecer e praticar jogos de matrizes africanas é uma oportunidade de aprender novos valores e superar preconceitos.

Questão 1

O nosso patrimônio cultural é formado a partir da miscigenação de diferentes povos, principalmente dos

(A) árabes, chineses e russos.

(B) povos indígenas, africanos e portugueses.

(C) portugueses, ingleses e alemães.

(D) norte americanos, australianos e asiáticos.

Questão 2

Apesar dos jogos africanos terem origens em povos e culturas diferentes, eles possuem certas características comuns, como

(A) a competitividade exacerbada e o distanciamento da natureza.

(B) a imobilidade, priorizando apenas os aspectos cognitivos dos jogos.

(C) a ligação com a natureza e a musicalidade.

(D) a alta tecnologia e os jogos em rede.

Questão 3

Em quais áreas da nossa cultura podemos identificar as contribuições dos povos africanos?

Questão 4

Qual a importância de praticarmos jogos de matrizes africanas nas aulas de Educação Física?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o Jogo de origem africana chamado Mancala

MANCALA

Canal Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/it_5MZRKfSc
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0401) Vivenciar e valorizar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EAJAEF0402) Vivenciar e valorizar os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo.
ReferênciasBarros, Mariana Silva. Práticas Pedagógicas e Educação Física Escolar: Proposta de Currículo Emancipatório na Educação de Jovens e Adultos. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Filho, Antonio Alencar. A Cultura Corporal Afro e Afro-Brasileira como Identidade Cultural: no Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
Freire, J.B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione. 1989
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018.  Disponível em:<https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24. Jan. 22