Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Tudo o que existe ao nosso redor é formado por partículas extremamente pequenas: os átomos. Na natureza, há mais de 90 tipos diferentes de átomos. Combinando entre si, eles compõem o que chamamos de molécula.
O conjunto de átomos com as mesmas propriedades é o que chamamos de elemento químico. Os diversos elementos químicos, que formam todas as coisas, são representados no que chamamos de tabela periódica.
Fazendo uma analogia, os elementos químicos são como as letras do alfabeto. Da mesma maneira com que as letras formam infinitas palavras, em diversos idiomas; os átomos formam a nós mesmos, a matéria que nos cerca, o planeta Terra, o Sistema Solar… assim como todo o Universo!
Como foi pontuado, as moléculas são formadas pela união entre dois ou mais átomos. Um exemplo é a molécula do gás oxigênio (O2), com dois átomos de oxigênio (O). Já no gás carbônico (CO2), há a ligação entre dois átomos de oxigênio (O) e um átomo de carbono.
Ao considerarmos o conjunto de moléculas do mesmo tipo, trata-se de uma substância. Assim, podemos dizer que tanto o gás oxigênio quanto o gás carbônico, oriundos da nossa respiração, são substâncias.
Substâncias podem ser simples ou compostas. As substâncias simples são aquelas cujas moléculas têm um único tipo de átomo, tal como o gás oxigênio: formado só por átomos de oxigênio. Por outro lado, a substância composta é formada por moléculas com dois ou mais tipos diferentes de átomos. É o caso do gás carbônico atmosférico, formado por átomos de oxigênio e de carbono. Outro exemplo de substância composta é a água pura, já que cada uma de suas moléculas é formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O): H2O.
O ar atmosférico é composto por gás oxigênio, gás carbônico, vapor d’água, dentre outras substâncias. Por esse motivo, podemos afirmar que o ar é uma mistura. A água que bebemos, ou seja: a água potável, também é uma mistura. Isso porque ela não é formada somente por moléculas de “H2O”, mas por outras substâncias, como cálcio, magnésio e até mesmo gás oxigênio dissolvido.
Curiosidade: você sabia que a água com gás, além de possuir os componentes típicos da água potável, também tem gás carbônico em sua composição? É ele quem dá a sensação refrescante e “borbulhante” dessa bebida!
Observe a tirinha a seguir para responder às questões 1 e 2:
QUESTÃO 1
A) Na tabela periódica (imagem 2), pesquise e escreva o nome dos elementos químicos representados por: Ca, Fe, I e Na.
B) Com base na sua resposta anterior, explique a tirinha.
QUESTÃO 2
O café, oferecido pela cientista, é uma substância ou uma mistura? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 3
Juliana e Josué são casados, e estudam na mesma turma. Após a aula de Ciências, conversaram o seguinte:
Sobre esse diálogo, é possível interpretar corretamente que
(A) Juliana está correta, pois respiramos átomos de oxigênio disponíveis no ar.
(B) Josué fez referência a um tipo de substância simples, formada por “O”.
(C) Oxigênio é uma molécula; e gás oxigênio é um tipo de mistura que tem “O”.
(D) O gás oxigênio pode ser um átomo, um elemento químico ou uma mistura.
QUESTÃO 4
O álcool 100%, muitas vezes referido como álcool absoluto, representa uma substância raramente usada. Isso porque ele é altamente inflamável e também tem grande capacidade de absorver a umidade do ambiente. Dessa maneira, de acordo com a proporção entre água e álcool, temos álcoois em diferentes concentrações. As mais altas, como 90% ou até 99%, são preferidas em ambientes industriais e laboratoriais devido à rápida evaporação. Elas são usadas, por exemplo, na limpeza de eletrônicos. Já o álcool 70% é uma escolha comum para desinfecção de superfícies, atuando também na eliminação de micro-organismos como vírus e bactérias.
Sobre o álcool 100%, podemos classificá-lo como um(a)
(A) mistura simples.
(B) mistura composta.
(C) substância simples.
(D) substância composta.
SAIBA MAIS
Conheça alguns exemplos de misturas e a maneira com que são classificadas de acordo com a quantidade de fases que apresentam!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza e Língua Portuguesa (integração) |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0401) Diferenciar substância pura e mistura. (EJACI0402) Caracterizar, exemplificar misturas homogêneas e heterogêneas presentes nas tarefas do cotidiano. (EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto. (EJALP0418) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se, passar o tempo, recitar, compartilhar informações, apreciar, vivenciar diferentes situações de leitura. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. FAPESP. IUPAC ratifica, no Brasil, quatro novos elementos químicos. Disponível em <https://agencia.fapesp.br/iupac-ratifica-no-brasil-quatro-novos-elementos-quimicos/25670/>. Acesso em abr. 2022. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. KHAN ACADEMY BRASIL. Misturas homogêneas e heterogêneas.YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nCnkQdwVClw>. Acesso em 16/03/2021. |