You are currently viewing Geografia – Matéria-prima

Geografia – Matéria-prima

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

DE ONDE VÊM OS PRODUTOS QUE CONSUMIMOS?

O PÃO E AS FRUTAS NO SUPERMERCADO. MAS E ANTES DE CHEGAR ATÉ AS PRATELEIRAS, COMO ESTES ALIMENTOS FORAM PRODUZIDOS?
OS PRODUTOS SÃO FEITOS COM AS MATÉRIASPRIMAS. MAS O QUE É ISSO?

ASSIM, MATÉRIA-PRIMA:
É O MATERIAL, ELEMENTO OU SUBSTÂNCIA DA QUAL SÃO FEITAS AS COISAS QUE COMEMOS, USAMOS E COMPRAMOS.
POR EXEMPLO: A MATÉRIA-PRIMA DO PÃO É O TRIGO.

OS PRODUTOS SÃO FEITOS COM MATÉRIAS-PRIMAS DE ORIGEM:

MINERAL — FERRO, COBRE, ALUMÍNIO, GRANITO, MÁRMORE

VEGETAL — ARROZ, FEIJÃO, MAÇÃ, BANANA, TRIGO, CHOCOLATE

ANIMAL — LEITE, OVOS, CARNE, COURO, MEL, SEDA

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

O CACAU É A FRUTO QUE SE USA PARA FAZER O CHOCOLATE. A ORIGEM DESTA MATÉRIA-PRIMA É

(A) MINERAL.
(B) VEGETAL.
(C) ARTIFICIAL.
(D) ANIMAL.

QUESTÃO 2

OS MINERAIS SÃO UTILIZADOS PARA FABRICAR VÁRIOS OBJETOS E PRODUTOS QUE UTILIZAMOS EM NOSSO COTIDIANO. NAS ALTERNATIVAS A SEGUIR, O PRODUTO FEITO COM A MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM MINERAL É

(A) A MADEIRA QUE O MARCENEIRO FAZ A MESA.
(B) A CANA-DE-AÇÚCAR QUE FAZ A RAPADURA.
(C) O COURO USADO PARA FABRICAR SAPATOS.
(D) O FERRO QUE FAZ O PORTÃO E A CARTEIRA DA ESCOLA.

QUESTÃO 3

ORIGENS DAS MATÉRIAS-PRIMAS

OBSERVE A IMAGEM ACIMA. NELA ENCONTRAMOS OS OVOS, O LEITE E ALGUNS ANIMAIS QUE NOS FORNECEM TAMBÉM A CARNE E O COURO. SÃO MATÉRIAS-PRIMAS DE ORIGEM ANIMAL. 

AS MATÉRIAS-PRIMAS PODEM SER DE ORIGEM VEGETAL, ANIMAL E MINERAL.

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVER ESSA ATIVIDADE:

  • COPIE A TABELA EM SEU CADERNO E PREENCHA-A, NOS LUGARES CERTINHOS DE ACORDO COM OS TIPOS DE MATÉRIA-PRIMA. 
  • USE AS PALAVRAS ABAIXO DA TABELA PARA PREENCHÊ-LA DIREITINHO

QUESTÃO 4

● COPIE ESTA OUTRA TABELA EM SEU CADERNO E ESCREVA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MATÉRIAS-PRIMAS DOS PRODUTOS A SEGUIR, CONFORME O EXEMPLO.

SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: AGRICULTURA ORGÂNICA?

LÁ, VOCÊ VAI SABER MAIS SOBRE ESTE TIPO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS.

Canal Amarolina Ribeiro “Agricultura Orgânica – Geografia – Amarolina Ribeiro – EF1”. Disponível em: <https://youtu.be/LImXBX8bP5w>. Acesso em: 11 abr. 2024.


Autoria:Prof.ª Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Licenciatura em Geografia e Pedagogia
Mestrado em Ensino na Educação Básica – PPGEEB – UFG.
Componente Curricular:GEOGRAFIA
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005.
 
_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.
 
CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.
 
RIBEIRO, Amarolina. Matéria-prima. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-o-bairro-que-nunca-muda/ Acesso em: 13 mai. 2023.
 
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.