Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O CERRADO BRASILEIRO É O SEGUNDO MAIOR SISTEMA BIOGEOGRÁFICO DA AMÉRICA DO SUL, E AINDA A SAVANA MAIS RICA DO MUNDO EM BIODIVERSIDADE. ELE POSSUI UMA RIQUEZA BIOLÓGICA ESTIMADA EM 160.000 ESPÉCIES DE PLANTAS E ANIMAIS, O QUE CORRESPONDE A 5% DA FLORA E FAUNA MUNDIAL. QUANTO A FAUNA O SISTEMA BIOGEOGRÁFICO POSSUI 320 MIL ESPÉCIES, SENDO 195 DE MAMÍFEROS. O DESTAQUE ESPECIAL FICA PARA A DIVERSIDADE DE INVERTEBRADOS, O GRUPO MAJORITÁRIO É O DE INSETOS, OS QUAIS CORRESPONDEM A 28% DA BIOTA EXISTENTE NO CERRADO.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
HORA DE PESQUISAR! COM O AUXÍLIO DOS PROFESSORES E FAMILIARES FAÇA UMA LISTA DE ANIMAIS ENCONTRADOS NO CERRADO, EM SEGUIDA, SUBLINHE COM LÁPIS DE COR DA SUA PREFERÊNCIA AQUELES QUE ESTÃO EM EXTINÇÃO.
QUESTÃO 2
ESCOLHA TRÊS DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA SUA LISTA E ELABORE FRASES SOBRE OS MESMOS. PARA ENRIQUECER SUAS FRASES, APRESENTE ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O MODO COMO O ANIMAL VIVE.
QUESTÃO 3
COM AS SUAS PALAVRAS DEFINA EXTINÇÃO.
QUESTÃO 4
O CERRADO É UM SISTEMA BIOGEOGRÁFICO CONHECIDO PELA RICA BIODIVERSIDADE, PORÉM MUITAS DAS ESPÉCIES ENCONTRADAS ESTÃO EM EXTINÇÃO. DESSA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA, O QUE NA SUA MAIORIA ADVÉM DA COBRANÇA DA POPULAÇÃO. ASSIM, FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE SEU GRITO PELA PRESERVAÇÃO DO CERRADO.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Gp1kqDcLhLTkrFHnj9TaeKI4nPDsWR4U?usp=sharing
SAIBA MAIS
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF03CI04-A) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais, especialmente domésticos e do Cerrado. |
Referências | KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. A conservação do cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005. Myers, N., R.A. Mittermeier, C.G. Mittermeier, G.A.B. da Fonseca & J. Kent. 2000. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, 403: 853-858. |