You are currently viewing Língua Portuguesa e História – Histórias, memórias e sentimentos…

Língua Portuguesa e História – Histórias, memórias e sentimentos…

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos.

O TEXTO NARRATIVO É UM TIPO DE TEXTO QUE NOS CONTA UMA HISTÓRIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS DE QUEM AS ESCREVE. EM UM TEXTO NARRATIVO, ESCRITO EM PROSA OU NÃO, VOCÊ ENCONTRARÁ ACONTECIMENTOS E FATOS. AS NOVELAS, OS CONTOS, AS CRÔNICAS, OS ROMANCES E AS FÁBULAS SÃO EXEMPLOS DE TEXTOS NARRATIVOS.

HÁ TAMBÉM OUTRO TIPO DE NARRATIVA MUITO PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO, SÃO AS NARRATIVAS VISUAIS, HISTÓRIAS CONTADAS POR MEIO DE IMAGENS.

ASSISTA AO VÍDEO TODA MEMÓRIA TEM UMA HISTÓRIA  PARA APRECIAR OUTRA NARRATIVA FEITA COM IMAGENS E TEXTO ESCRITO.

Canal Ana Cristina Diniz “Narrativas – Toda memória tem uma história”. Disponível em: <https://youtu.be/lvu0c4aLWBs>. Acesso em: 12 abr. 2022.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

A IMAGEM A SEGUIR DEMONSTRA A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. OBSERVE OS ELEMENTOS QUE A COMPÕE E CRIE UMA PEQUENA HISTÓRIA DE ACORDO COM A SUA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE.

Fonte: Criada no Canva educacional, 2022. 

QUESTÃO 2

LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR  E CONTE QUANTAS SÍLABAS ELAS POSSUEM.

1 – ESTUDANTE 

2 – ESCOLA

3 – ESCADA

4 – ESCRITA

QUESTÃO 3

NA QUESTÃO ANTERIOR QUANTAS PALAVRAS POSSUEM O MESMO NÚMERO DE SÍLABAS? QUAIS SÃO ELAS?

QUAIS SÃO AS LETRAS INICIAIS E FINAIS DELAS? AS LETRAS INICIAIS DESSAS PALAVRAS SÃO IGUAIS OU DIFERENTES

AGORA, TENTE ESCREVÊ-LAS EM SEU CADERNO. E LEMBRE-SE! É ESCREVENDO QUE A GENTE APRENDE! CASO VOCÊ PRECISE DE AJUDA, É SÓ VOLTAR E OLHAR NA QUESTÃO ANTERIOR.

QUESTÃO 4

INDIQUE QUAL É A LETRA INICIAL E A LETRA FINAL DA PALAVRA ESTUDANTE?

QUESTÃO 5

LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR :

CADERN& – L[PIS – SAL#RI*

CONSEGUIU LER? POR QUÊ?
CERTAMENTE VOCÊ TEVE DIFICULDADE PARA LER AS PALAVRAS CADERNO – LÁPIS E SALÁRIO, PORQUE AO ESCREVÊ-LAS FORAM UTILIZADOS OS SINAIS &,[,# E * , QUE NÃO SÃO LETRAS. É IMPORTANTE VOCÊ COMPREENDER QUE PARA ESCREVER AS PALAVRAS DEVEMOS USAR AS LETRAS DO NOSSO ALFABETO.

QUESTÃO 6

PROCURE EM UM LIVRO, REVISTA OU JORNAL IMAGENS QUE PODEM SER USADAS PARA CONTAR UMA NARRATIVA SOBRE UM DIA DE TRABALHO QUE FICOU EM SUA MEMÓRIA.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


Componente CurricularLíngua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0128) Apreciar os textos narrativos dialogando sobre seus elementos, identificando os tipos de narrador. 
(EAJALP01126) Observar e destacar na escrita os elementos que compõem um texto narrativo de forma contextualizada, identificando os tipos de narradores existentes.
(EAJALP01106) Compreender que as letras e os diacríticos têm um repertório finito e formatos fixos para grafá-los.
(EAJALP01110) Identificar as palavras quanto ao número de sílaba.
(EAJAHI0212) Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social. 
Referências BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://escrevendoofuturo.org.br/caderno_docente/memoria/sumario/

https://www.todamateria.com.br/texto-narrativo/#:~:text=Texto%20narrativo%20%C3%A9%20um%20tipo,%2C%20conto%2C%20cr%C3%B4nica%20e%20f%C3%A1bula.