You are currently viewing Educação Física: Jogos de Salão

Educação Física: Jogos de Salão

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Jogos de Salão

Os jogos são práticas corporais lúdicas, ou seja, sua prática é voltada principalmente para a diversão, como forma de recreação. Sendo que suas regras, geralmente, podem ser flexibilizadas para garantir a inclusão de todos.

Existem muitos tipos de jogos, como os jogos populares, os jogos de salão, jogos cooperativos e até mesmo jogos eletrônicos. Grande parte dos jogos surgiram para ensinar às crianças os valores e características de cada sociedade e época, mas existem jogos que têm como objetivo desenvolver diferentes habilidades motoras e cognitivas, e uma grande diversidade de jogos para ajudar a aprender os mais diferentes conteúdos.

Os jogos de salão são aqueles onde os jogadores são geralmente representados por peças; o campo de ação é geralmente representado por um tabuleiro e as ações são por cartas ou sorte nos dados. Além é claro de uma grande variedade de jogos de cartas e dominó.

No Brasil, os jogos de salão mais tradicionais são o jogo de damas, o dominó, o jogo ludo, o jogo de trilha e os jogos de cartas.

Através da prática de jogos de salão podemos desenvolver muitas habilidades, especialmente as cognitivas, como raciocínio lógico e estratégia, e emocionais como controle das frustrações e ansiedade.

Questão 1

Os jogos são práticas corporais

(A) competitivas e com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, e são compostas por movimentos técnicos e ações táticas.

(B) que expressam sentimentos, ideias e histórias através de movimentos organizados em passos e dentro de um ritmo.

(C) compostas por movimentos de ataque e defesa centrados no corpo do adversário, com o objetivo de imobilizar, desequilibrar e atingir o adversário.

(D) lúdicas e com regras que podem ser flexibilizadas para garantir a diversão e a inclusão de todos.

Questão 2

Através da prática de jogos podemos desenvolver

(A) somente habilidades motoras

(B) somente habilidades cognitivas

(C) somente habilidades emocionais

(D) habilidades cognitivas, motoras e emocionais.

Questão 3

Quais são as principais características dos jogos de salão?

Questão 4

Quais são os principais jogos de salão praticados no Brasil?

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o jogo Dominó, um tradicional jogo de salão da nossa cultura.

Dominó

Fonte: Canal Educação Física com o Professor Luciano. https://youtu.be/06OjHB2U1BQ?feature=shared
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0604) Vivenciar e compreender os jogos na perspectiva do lazer.
(EAJAEF0605) Vivenciar variados jogos de salão, compreendendo as características histórico-culturais, normas, regras, objetivos e fundamentos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Gutierrez, Gustavo L. et al. ”O Doping e os Jogos Olímpicos: Diferentes Dimensões do Fenômeno”. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/118242/115766/218302> Acessado em 14, maio. 23
Mundo. Portal G1: Por que a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? 26/07/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml> Acessado em 14, maio. 23