You are currently viewing Educação física – Tiro com Arco – Características históricas e culturais.

Educação física – Tiro com Arco – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/MAC8IQtdql0/1/thumbnail_large-1.jpg. Acesso: 08 de Abril de 2022.

CONCEITO 

O tiro com arco é um esporte de precisão que envolve o uso de um arco e flechas para atingir um alvo.

OBJETIVO

O objetivo é acertar o alvo com a maior precisão possível, considerando a distância, o vento e outros fatores ambientais.

ORIGEM 

O tiro com arco é uma das formas mais antigas de armamento e caça utilizadas pelo ser humano.

Sua origem remonta a milhares de anos atrás, durante o período Paleolítico, quando os primeiros humanos começaram a desenvolver habilidades de caça e sobrevivência.

Os primeiros arcos eram feitos de materiais naturais, como madeira, osso e tendões de animais. Eles eram utilizados principalmente para caçar animais de grande porte, como mamutes e bisões, e também para defesa contra predadores.

EVOLUÇÃO

Ao longo dos séculos, o tiro com arco evoluiu e se tornou uma forma de arte e esporte. 

Diversas culturas ao redor do mundo desenvolveram suas próprias técnicas e estilos de arco e flecha, como os arcos longos ingleses, os arcos recurvos asiáticos e os arcos compostos modernos.

Com o passar do tempo, o tiro com arco tornou-se uma habilidade militar essencial em muitas culturas antigas. 

No Egito antigo: Os egípcios, por exemplo, usavam arcos em batalhas para caçar animais selvagens. Os arqueiros eram altamente valorizados e treinados para serem precisos e eficientes.

Na Grécia Antiga, o tiro com arco era uma parte importante da educação militar. Os arqueiros gregos eram conhecidos por sua habilidade e precisão, e eram frequentemente usados ​​em batalhas navais.

No Império Romano, o tiro com arco também era uma habilidade militar essencial. Os arqueiros romanos eram treinados para atirar em longas distâncias e eram frequentemente usados ​​como suporte de infantaria.

Durante a Idade Média, o tiro com arco continuou a ser uma habilidade militar importante. Os arqueiros ingleses, conhecidos como arqueiros longos, eram famosos por sua habilidade e eficácia em batalha. Eles eram capazes de atirar flechas a longas distâncias e com grande precisão.

TIRO COM ARCO NAS OLIMPÍADAS 

Hoje, o tiro com arco é praticado como um esporte de precisão em todo o mundo.

É um esporte olímpico desde 1900 e requer habilidade, concentra também evoluiu ao longo dos anos, com arcos compostos e flechas de carbono sendo amplamente utilizados.

CARACTERÍSTICAS 

O arco é uma arma que consiste em uma haste flexível, geralmente feita de fibra de vidro, carbono ou madeira, com uma corda esticada entre as extremidades.

As flechas são projetadas para serem disparadas pelo arco e são compostas por uma haste, uma ponta afiada e penas na parte traseira para estabilização durante o voo.

O tiro com arco requer habilidades físicas e mentais. Os arqueiros devem ter força para puxar a corda do arco e estabilidade para manter uma postura adequada durante o disparo. Além disso, a concentração e a precisão são fundamentais para acertar o alvo.

VALORES

O tiro com arco pode ser praticado como um esporte recreativo, competitivo ou até mesmo como uma forma de meditação e relaxamento. 

É um esporte inclusivo, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e habilidades físicas.

QUESTÃO 01

A possível origem do tiro com arco remonta

(A) ao Egito Antigo.

(B) a Grécia Antiga.

(C) a China Antiga.

(D) a Roma Antiga.

QUESTÃO 02

O período histórico onde tiro com arco foi amplamente utilizado como arma de guerra refere-se

(A) a Idade média.

(B) ao Renascimento.

(C) a Idade Antiga.

(D) a Idade Moderna.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto abaixo com as palavras alusivas às características do tiro com arco.

ALVO DISTÂNCIA ARCO PRECISÃO FLECHAS

O tiro com arco é um esporte de ________________________ que envolve o uso de um arco e flechas para atingir um alvo, cujo objetivo é acertar o _____________________________ com a maior precisão possível, considerando a _________________________, o vento e outros fatores ambientais.

O _______________________________ é uma arma que consiste em uma haste flexível, geralmente feita de fibra de vidro, carbono ou madeira, com uma corda esticada entre as extremidades.

As ____________________________ são projetadas para serem disparadas pelo arco e são compostas por uma haste, uma ponta afiada e penas na parte traseira para estabilização durante o voo.

QUESTÃO 04

a) – Como o tiro com arco foi utilizado em batalhas ao longo da história?

b) – Como eram feitos os primeiros arcos e qual era sua utilidade?

c) – Qual é a importância histórica do tiro com arco em diferentes culturas ao redor do mundo?

AutoriaElaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.