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EDUCAÇÃO FÍSICA – REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL

  • ORIGEM

O HANDEBOL É UM ESPORTE AMPLAMENTE PRATICADO NO BRASIL. SUA CRIAÇÃO OCORREU EM 1919, ATRAVÉS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERLIM, ALEMANHA.

  • LOCAL DO JOGO

O JOGO ACONTECE EM QUADRAS DE SALÃO, COM MEDIDAS OFICIAIS DE 40 X 20 METROS E MARCAÇÕES ESPECÍFICAS, INCLUINDO AS LINHAS DE 6, 7 E 9 METROS, QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A APLICAÇÃO DAS REGRAS.

  • REGRAS

NESTA MODALIDADE, DUAS EQUIPES, CADA UMA COMPOSTA POR SETE JOGADORES, COMPETEM COM O OBJETIVO DE MARCAR MAIS GOLS DO QUE A EQUIPE ADVERSÁRIA. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, OS JOGADORES UTILIZAM DIVERSOS FUNDAMENTOS, COMO PASSE, ARREMESSO, RECEPÇÃO, EMPUNHADURA E DRIBLE.

  • EM QUADRA

DURANTE A PARTIDA, HÁ REGRAS ESPECÍFICAS A SEREM SEGUIDAS. ESTAS REGRAS INCLUEM A LIMITAÇÃO DE NÃO DAR MAIS DE TRÊS PASSOS COM A BOLA NAS MÃOS. TAMBÉM É NECESSÁRIO MANTER SEMPRE UM JOGO OFENSIVO PARA EVITAR A PASSIVIDADE. DESTAQUE PARA A IMPORTÂNCIA DE NÃO COMETER FALTAS GRAVES, O QUE RESULTA EM UMA PENALIDADE MÁXIMA CONHECIDA COMO “TIRO DE 7 METROS”, E O RISCO DE RECEBER PUNIÇÕES NA FORMA DE CARTÕES AMARELO E VERMELHO, BEM COMO EXCLUSÕES DE 2 MINUTOS.

QUESTÃO 1

“ANDAR” NO HANDEBOL SIGNIFICA QUE VOCÊ CAMINHOU SEGURANDO A BOLA ALÉM DAS PASSADAS ESTIPULADAS NA REGRA. ASSIM, DURANTE O JOGO DESTA MODALIDADE, É PERMITIDO SEGURAR A BOLA E CAMINHAR COM ELA POR

( A ) 2 PASSOS.

( B ) 3 PASSOS.

( C ) 4 PASSOS.

( D ) 5 PASSOS.

QUESTÃO 2

OBSERVE UMA SITUAÇÃO DE JOGO DO HANDEBOL:

NO DECORRER DE UMA PARTIDA DE HANDEBOL, COM A EQUIPE LÍDER DO PLACAR MANTENDO A POSSE DE BOLA E APENAS DOIS MINUTOS RESTANTES NO JOGO, ELES OPTARAM POR REALIZAR PASSES ENTRE OS JOGADORES DE FORMA CONSERVADORA, SEM MOSTRAR UMA CLARA INTENÇÃO DE FINALIZAR A JOGADA COM UM ARREMESSO AO GOL. ESSA SITUAÇÃO É DENOMINADA DE

( A ) JOGO LIMPO.

( B ) JOGO AGRESSIVO.

( C ) JOGO PASSIVO.

( D ) JOGO SUJO.

QUESTÃO 3

A QUADRA DE HANDEBOL TEM MARCAÇÕES ESPECÍFICAS, COMO A LINHA DE 6, 7 E 9 METROS. ESTAS MARCAÇÕES SERVEM PARA

( A ) MELHORAR A VISIBILIDADE DOS ESPECTADORES.

( B ) ORIENTAR A APLICABILIDADE DAS REGRAS.

( C ) DEIXAR O ESPAÇO DO JOGO MAIS BONITO.

( D ) DEFINIR O VENCEDOR DA PARTIDA.

QUESTÃO 4

VOCÊ SABIA QUE A BOLA DE HANDEBOL NÃO É A MESMA EM TODAS AS COMPETIÇÕES? EXISTEM VARIAÇÕES ENTRE AS BOLAS QUE SÃO USADAS EM JOGOS DE HANDEBOL MASCULINO E FEMININO, ASSIM COMO EM CAMPEONATOS DE ADULTOS E CATEGORIAS DE BASE. OFICIALMENTE, HÁ 3 TIPOS DE BOLAS DE HANDEBOL A SEREM UTILIZADAS NAS DIFERENTES COMPETIÇÕES DO ESPORTE. OBSERVE A TABELA ABAIXO:

DE ACORDO COM A TABELA:

A) QUAL É A MENOR BOLA E A QUAIS CATEGORIAS ELA ESTÁ RELACIONADA?

B) QUAL O PESO E A CIRCUNFERÊNCIA DA BOLA INTERMEDIÁRIA?

C) QUAL A BOLA QUE É EXCLUSIVA PARA CATEGORIAS MASCULINAS?

QUESTÃO 5

QUANDO O HANDEBOL É PRATICADO COM O OBJETIVO DE PROMOVER SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, COMO O PRATICADO PELA TERCEIRA IDADE, ELE PODE PROPORCIONAR INÚMEROS BENEFÍCIOS. ESSAS VANTAGENS FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, COMO MOSTRADO NO GRÁFICO ABAIXO:

Fonte: dados fictícios

DE ACORDO COM O GRÁFICO:

A) QUAL O BENEFÍCIO QUE MAIS SE DESTACOU NA PESQUISA?

B) QUAL O BENEFÍCIO QUE MENOS SE DESTACOU NA PESQUISA?

C) DE ACORDO COM A SUA VIVÊNCIA COM O HANDEBOL, VOCÊ CONCORDA COM O RESULTADO DA PESQUISA? JUSTIFIQUE


SAIBA MAIS

PARA SABER UMA CURIOSIDADE SOBRE O HANDEBOL, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho “Cola no handebol”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uyv2ZJs1w04>. Acesso em: 10 abr. 2022.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos.
ReferênciasMENEZES, R. P. ; MUNIZ, P.H. ; SOUSA, M. S. S. ; INFANTE, G.C.T. . Comportamento das variáveis cardiovasculares de jogadores de handebol: implicações no treinamento da modalidade. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES), v. 32, p. 63-71, 2012.
COSTA, L. C. A. da; KRAVCHYCHYN, C. Esportes coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: UniCesumar, 2018.