ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL
- ORIGEM
O HANDEBOL É UM ESPORTE AMPLAMENTE PRATICADO NO BRASIL. SUA CRIAÇÃO OCORREU EM 1919, ATRAVÉS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM BERLIM, ALEMANHA.
- LOCAL DO JOGO
O JOGO ACONTECE EM QUADRAS DE SALÃO, COM MEDIDAS OFICIAIS DE 40 X 20 METROS E MARCAÇÕES ESPECÍFICAS, INCLUINDO AS LINHAS DE 6, 7 E 9 METROS, QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A APLICAÇÃO DAS REGRAS.
- REGRAS
NESTA MODALIDADE, DUAS EQUIPES, CADA UMA COMPOSTA POR SETE JOGADORES, COMPETEM COM O OBJETIVO DE MARCAR MAIS GOLS DO QUE A EQUIPE ADVERSÁRIA. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, OS JOGADORES UTILIZAM DIVERSOS FUNDAMENTOS, COMO PASSE, ARREMESSO, RECEPÇÃO, EMPUNHADURA E DRIBLE.
- EM QUADRA
DURANTE A PARTIDA, HÁ REGRAS ESPECÍFICAS A SEREM SEGUIDAS. ESTAS REGRAS INCLUEM A LIMITAÇÃO DE NÃO DAR MAIS DE TRÊS PASSOS COM A BOLA NAS MÃOS. TAMBÉM É NECESSÁRIO MANTER SEMPRE UM JOGO OFENSIVO PARA EVITAR A PASSIVIDADE. DESTAQUE PARA A IMPORTÂNCIA DE NÃO COMETER FALTAS GRAVES, O QUE RESULTA EM UMA PENALIDADE MÁXIMA CONHECIDA COMO “TIRO DE 7 METROS”, E O RISCO DE RECEBER PUNIÇÕES NA FORMA DE CARTÕES AMARELO E VERMELHO, BEM COMO EXCLUSÕES DE 2 MINUTOS.
QUESTÃO 1
“ANDAR” NO HANDEBOL SIGNIFICA QUE VOCÊ CAMINHOU SEGURANDO A BOLA ALÉM DAS PASSADAS ESTIPULADAS NA REGRA. ASSIM, DURANTE O JOGO DESTA MODALIDADE, É PERMITIDO SEGURAR A BOLA E CAMINHAR COM ELA POR
( A ) 2 PASSOS.
( B ) 3 PASSOS.
( C ) 4 PASSOS.
( D ) 5 PASSOS.
QUESTÃO 2
OBSERVE UMA SITUAÇÃO DE JOGO DO HANDEBOL:
NO DECORRER DE UMA PARTIDA DE HANDEBOL, COM A EQUIPE LÍDER DO PLACAR MANTENDO A POSSE DE BOLA E APENAS DOIS MINUTOS RESTANTES NO JOGO, ELES OPTARAM POR REALIZAR PASSES ENTRE OS JOGADORES DE FORMA CONSERVADORA, SEM MOSTRAR UMA CLARA INTENÇÃO DE FINALIZAR A JOGADA COM UM ARREMESSO AO GOL. ESSA SITUAÇÃO É DENOMINADA DE
( A ) JOGO LIMPO.
( B ) JOGO AGRESSIVO.
( C ) JOGO PASSIVO.
( D ) JOGO SUJO.
QUESTÃO 3
A QUADRA DE HANDEBOL TEM MARCAÇÕES ESPECÍFICAS, COMO A LINHA DE 6, 7 E 9 METROS. ESTAS MARCAÇÕES SERVEM PARA
( A ) MELHORAR A VISIBILIDADE DOS ESPECTADORES.
( B ) ORIENTAR A APLICABILIDADE DAS REGRAS.
( C ) DEIXAR O ESPAÇO DO JOGO MAIS BONITO.
( D ) DEFINIR O VENCEDOR DA PARTIDA.
QUESTÃO 4
VOCÊ SABIA QUE A BOLA DE HANDEBOL NÃO É A MESMA EM TODAS AS COMPETIÇÕES? EXISTEM VARIAÇÕES ENTRE AS BOLAS QUE SÃO USADAS EM JOGOS DE HANDEBOL MASCULINO E FEMININO, ASSIM COMO EM CAMPEONATOS DE ADULTOS E CATEGORIAS DE BASE. OFICIALMENTE, HÁ 3 TIPOS DE BOLAS DE HANDEBOL A SEREM UTILIZADAS NAS DIFERENTES COMPETIÇÕES DO ESPORTE. OBSERVE A TABELA ABAIXO:
DE ACORDO COM A TABELA:
A) QUAL É A MENOR BOLA E A QUAIS CATEGORIAS ELA ESTÁ RELACIONADA?
B) QUAL O PESO E A CIRCUNFERÊNCIA DA BOLA INTERMEDIÁRIA?
C) QUAL A BOLA QUE É EXCLUSIVA PARA CATEGORIAS MASCULINAS?
QUESTÃO 5
QUANDO O HANDEBOL É PRATICADO COM O OBJETIVO DE PROMOVER SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, COMO O PRATICADO PELA TERCEIRA IDADE, ELE PODE PROPORCIONAR INÚMEROS BENEFÍCIOS. ESSAS VANTAGENS FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, COMO MOSTRADO NO GRÁFICO ABAIXO:
DE ACORDO COM O GRÁFICO:
A) QUAL O BENEFÍCIO QUE MAIS SE DESTACOU NA PESQUISA?
B) QUAL O BENEFÍCIO QUE MENOS SE DESTACOU NA PESQUISA?
C) DE ACORDO COM A SUA VIVÊNCIA COM O HANDEBOL, VOCÊ CONCORDA COM O RESULTADO DA PESQUISA? JUSTIFIQUE
SAIBA MAIS
PARA SABER UMA CURIOSIDADE SOBRE O HANDEBOL, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. |
Referências | MENEZES, R. P. ; MUNIZ, P.H. ; SOUSA, M. S. S. ; INFANTE, G.C.T. . Comportamento das variáveis cardiovasculares de jogadores de handebol: implicações no treinamento da modalidade. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES), v. 32, p. 63-71, 2012. COSTA, L. C. A. da; KRAVCHYCHYN, C. Esportes coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: UniCesumar, 2018. |