ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM GEOGRAFIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
COMPARANDO COMPRIMENTOS E MASSAS
ALTO OU BAIXO? LARGO OU ESTREITO? LONGE OU PERTO? PESADO OU LEVE? ESSAS EXPRESSÕES SÃO USADAS NA COMPARAÇÃO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO E MASSA (OU PESO).
COMPARANDO ALTURAS
ALTO E BAIXO SE REFEREM À ALTURA DE ALGO. A ALTURA É MEDIDA NA VERTICAL, DA BASE AO TOPO. ALTO (ALTA) É O QUE TEM MAIOR ALTURA. BAIXO (BAIXA) É O QUE TEM A MENOR ALTURA.
COMPARANDO LARGURAS
AS EXPRESSÕES LARGO (LARGA) E ESTREITO (ESTREITA) SÃO USADAS QUANDO COMPARAMOS LARGURAS. A LARGURA É MEDIDA DE UM LADO A OUTRO DE ALGO, NA HORIZONTAL. LARGO (LARGA) É O QUE TEM MAIOR LARGURA. ESTREITO (ESTREITA) É O QUE TEM MENOR LARGURA.
COMPARANDO DISTÂNCIAS
PERTO E LONGE SE REFEREM A DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS DIFERENTES. SE A DISTÂNCIA FOR GRANDE, DIZ-SE LONGE. SE A DISTÂNCIA FOR PEQUENA, DIZ-SE PERTO.
COMPARANDO MASSAS
LEVE E PESADO SÃO USADOS NA COMPARAÇÃO DE MASSAS (PESOS) DE ALGO. O QUE TIVER MENOR PESO, SERÁ MAIS LEVE. O QUE TIVER MAIOR PESO SERÁ MAIS PESADO. O LEVE É MAIS FÁCIL DE CARREGAR. JÁ O PESADO É MAIS DIFÍCIL DE CARREGAR.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
NA SALA DE AULA, OS ESTUDANTES FORAM DISTRIBUÍDOS EM FILAS. NA IMAGEM, OS ESTUDANTES FORAM IDENTIFICADOS COM LETRAS DO ALFABETO.
ESTÁ MAIS PERTO DA MESA DO PROFESSOR O ESTUDANTE
(A) A.
(B) B.
(C) C.
(D) F.
QUESTÃO 2
ANA APROVEITOU A PROMOÇÃO NO MERCADO E FEZ A FEIRA. OS PRODUTOS E OS PESOS ESTÃO NA IMAGEM ABAIXO.
O PRODUTO MAIS PESADO QUE ANA COMPROU FOI
(A) VAGEM.
(B) TOMATE.
(C) MILHO.
(D) QUIABO.
QUESTÃO 3
O RELEVO DE GOIÁS NÃO APRESENTA SERRAS DE GRANDES ALTITUDES SE COMPARADAS A OUTROS ESTADOS. NA IMAGEM ABAIXO, ESTÃO REPRESENTADAS TRÊS SERRAS LOCALIZADAS EM GOIÁS.
AGORA RESPONDA:
A) QUAL DESSAS SERRAS É MAIS ALTA?
B) QUAL DESSAS SERRAS É MAIS BAIXA?
QUESTÃO 4
A SERRA DE CALDAS ESTÁ LOCALIZADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE CALDAS NOVAS E RIO QUENTE. A SERRA FICA A 180 KM DE GOIÂNIA. A SERRA DOS PIRINEUS FICA PRÓXIMA A CIDADE DE PIRENÓPOLIS E ESTÁ A 140KM DE GOIÂNIA. JÁ A SERRA DOS CRISTAIS FICA EM CRISTALINA, A 280 KM DE GOIÂNIA.
QUAL DESTAS SERRAS ESTÁ MAIS LONGE DE GOIÂNIA?
SAIBA MAIS
DURANTE OS ÚLTIMOS DOIS ANOS, OUVIMOS MUITO FALAR EM “MANTER O DISTANCIAMENTO” ENTRE AS PESSOAS PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTÁGIO DA COVID-19. MANTER DISTÂNCIA, É MANTER UM ESPAÇO ENTRE OS PONTOS. É SOBRE ISSO O VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, QUE SEGUE ABAIXO. ASSISTA-O PARA COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE O CONCEITO.
AUDITORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, Licenciatura em Matemática. |
COMPENENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E GEOGRAFIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0126) Identificar o que pode ser medido (comprimento, capacidade, massa) e comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros. (EJAGE0126) Identificar diferentes formas de representação de componentes da Paisagem. |
REFERÊNCIAS | GENTILE, Paola. O tesouro dos mapas. Nova Escola. URL https://novaescola.org.br/conteudo/2302/o-tesouro-dos-mapas, consultado em 08/04/2022. DIAS, Tielle Soares. Cartografia nas séries iniciais do ensino fundamental: para além das convenções. ENPEG – Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2009, Porto Alegre. URL http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/CARTOGRAFIA%20NAS%20S%C3%89RIES%20INICIAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf, consultado em 08/04/2022. |