Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 2º período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS
UM MÉDICO RECEITOU AO PACIENTE UMA MEDICAÇÃO COM A PRESCRIÇÃO:
- TOMAR 5 ML DE 6 EM 6 HORAS.
SE O PACIENTE TOMOU O REMÉDIO ÀS 5 HORAS DA MANHÃ, QUAIS SERÃO OS OUTROS HORÁRIOS DA MEDICAÇÃO?
5H – 11H – 17H – 23H
OS HORÁRIOS DESSA MEDICAÇÃO FORMAM UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA.
A SEQUÊNCIA NUMÉRICA É UM CONJUNTO DE NÚMEROS ORDENADOS SEGUNDO UM CRITÉRIO, OU UM PADRÃO.
NAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS FINITAS, A QUANTIDADE DE NÚMEROS É LIMITADA. EXEMPLO:
- { 0, 2, 4, 6, 8, 10} – NÚMEROS NATURAIS PARES ATÉ 10.
NAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INFINITAS, A QUANTIDADE DE NÚMEROS NÃO PODE SER DETERMINADA. EXEMPLO:
- {1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, …} – NÚMEROS NATURAIS ÍMPARES. AS RETICÊNCIAS DEMONSTRAM QUE A SEQUÊNCIA NÃO TEM FIM.
UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA É CHAMADA DE RECURSIVA QUANDO O PRÓXIMO NÚMERO É DETERMINADO A PARTIR DO SEU ANTECESSOR. OS HORÁRIOS DA MEDICAÇÃO ACIMA É UM EXEMPLO DISSO.
A SEQUÊNCIA NUMÉRICA SERÁ NÃO RECURSIVA QUANDO O PRÓXIMO NÚMERO NÃO DEPENDE DO SEU ANTECESSOR. POR EXEMPLO:
- NÚMEROS PARES ATÉ 20
{0, 2 , 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20}
QUESTÃO 1
EM UM JOGO DE TABULEIRO, AS CARTAS FORAM ORGANIZADAS EM PILHAS EM ORDEM DECRESCENTE DE QUANTIDADES, COMO DEMONSTRA A FIGURA A SEGUIR.
O NÚMERO DE CARTAS NA PRÓXIMA PILHA É IGUAL A
(A) 5.
(B) 4.
(C) 3.
(D) 2.
QUESTÃO 2
O MÉDICO RECEITOU AO PACIENTE UMA MEDICAÇÃO PARA DOR. A PRESCRIÇÃO ERA: TOMAR 1 COMPRIMIDO DE 8 EM 8 HORAS.
SE O PACIENTE TOMOU O COMPRIMIDO ÀS 6 HORAS DA MANHÃ, O PRÓXIMO HORÁRIO DA MEDICAÇÃO É ÀS
(A) MEIO-DIA.
(B) 14 HORAS.
(C) 16 HORAS.
(D) 20 HORAS.
QUESTÃO 3
EM UM ANTIGO PROGRAMA DE TELEVISÃO, HAVIA UM JOGO EM QUE O JOGADOR CONTAVA OS NÚMEROS NATURAIS SUBSTITUINDO ALGUNS DESSES NÚMEROS PELA PALAVRA PIM. FICAVA ASSIM:
1 – 2 – 3 – PIM – 5 – 6 – 7 – PIM – 9 – 10 – 11 – PIM …
RESPONDA:
A) QUAIS SÃO OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA ACIMA FORAM SUBSTITUÍDOS PELA PALAVRA PIM?
B) QUAL É O PRÓXIMO NÚMERO DA SEQUÊNCIA QUE SERÁ SUBSTITUÍDO PELA PALAVRA PIM?
QUESTÃO 4
QUAIS NÚMEROS FALTAM NAS SEQUÊNCIAS ABAIXO?
A) 37 – 31 – 25 – ____ – 13 – ___ – 1.
B) 3 – 7 – 11 – ___ – 19 – ____ …
C) 4 – 8 – 12 – 16 – ____ – ____ – _____.
SAIBA MAIS
AUTORIA | CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
Componente Curricular | MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0215) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural. (EJAEF0206) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos. |
Referências | OLIVEIRA, Raul Rodrigues. Sequências numéricas. URLhttps://brasilescola.uol.com.br/matematica/sequencia-numerica.htm, consultado em 06/04/2022. FUGITA, Felipe. Novo Ensino Médio – Projetos Integradores, Matemática e suas Tecnologias. São Paulo, 2020. Scipione. |