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Matemática – Sequências numéricas recursivas

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 2º período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS – SME / NEC.

SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS

Fonte: Rummikub – Canva

UM MÉDICO RECEITOU AO PACIENTE UMA MEDICAÇÃO COM A PRESCRIÇÃO: 

  • TOMAR 5 ML DE 6 EM 6 HORAS. 

SE O PACIENTE TOMOU O REMÉDIO ÀS 5 HORAS DA MANHÃ, QUAIS SERÃO OS OUTROS HORÁRIOS DA MEDICAÇÃO?

 5H – 11H – 17H – 23H

OS HORÁRIOS DESSA MEDICAÇÃO FORMAM UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA.

A SEQUÊNCIA NUMÉRICA É UM CONJUNTO DE NÚMEROS ORDENADOS SEGUNDO UM CRITÉRIO, OU UM PADRÃO. 

NAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS FINITAS, A QUANTIDADE DE NÚMEROS É LIMITADA. EXEMPLO: 

  • { 0, 2, 4, 6, 8, 10} – NÚMEROS NATURAIS PARES ATÉ 10.

NAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INFINITAS, A QUANTIDADE DE NÚMEROS NÃO PODE SER DETERMINADA. EXEMPLO: 

  • {1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, …} – NÚMEROS NATURAIS ÍMPARES. AS RETICÊNCIAS DEMONSTRAM QUE A SEQUÊNCIA NÃO TEM FIM.

UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA É CHAMADA DE RECURSIVA QUANDO O PRÓXIMO NÚMERO É DETERMINADO A PARTIR DO SEU ANTECESSOR. OS HORÁRIOS DA MEDICAÇÃO ACIMA É UM EXEMPLO DISSO.

FONTE: HORA DOS REMÉDIOS – PRODUZIDO EM CANVA.COM

A SEQUÊNCIA NUMÉRICA SERÁ NÃO RECURSIVA QUANDO O PRÓXIMO NÚMERO NÃO DEPENDE DO SEU ANTECESSOR. POR EXEMPLO:

  • NÚMEROS PARES ATÉ 20

{0, 2 , 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20}

QUESTÃO 1

EM UM JOGO DE TABULEIRO, AS CARTAS FORAM ORGANIZADAS EM PILHAS EM ORDEM DECRESCENTE DE QUANTIDADES, COMO DEMONSTRA A FIGURA A SEGUIR.

Fonte: Fichas – Canva

O NÚMERO DE CARTAS NA PRÓXIMA PILHA É IGUAL A

(A) 5.

(B) 4.

(C) 3.

(D) 2.

QUESTÃO 2

O MÉDICO RECEITOU AO PACIENTE UMA MEDICAÇÃO PARA DOR. A PRESCRIÇÃO ERA: TOMAR 1 COMPRIMIDO DE 8 EM 8 HORAS. 

SE O PACIENTE TOMOU O COMPRIMIDO ÀS 6 HORAS DA MANHÃ, O PRÓXIMO HORÁRIO DA MEDICAÇÃO É ÀS

(A) MEIO-DIA.

(B) 14 HORAS.

(C) 16 HORAS.

(D) 20 HORAS.

QUESTÃO 3

EM UM ANTIGO PROGRAMA DE TELEVISÃO, HAVIA UM JOGO EM QUE O JOGADOR CONTAVA OS NÚMEROS NATURAIS SUBSTITUINDO ALGUNS DESSES NÚMEROS PELA PALAVRA PIM. FICAVA ASSIM:

1 – 2 – 3 – PIM – 5 – 6 – 7 – PIM – 9 – 10 – 11 – PIM

RESPONDA:

A) QUAIS SÃO OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA ACIMA FORAM SUBSTITUÍDOS PELA PALAVRA PIM?

B) QUAL É O PRÓXIMO NÚMERO DA SEQUÊNCIA QUE SERÁ SUBSTITUÍDO PELA PALAVRA PIM?

QUESTÃO 4

QUAIS NÚMEROS FALTAM NAS SEQUÊNCIAS ABAIXO?

A) 37 – 31 – 25 – ____ – 13 – ___ – 1.

B) 3 – 7 – 11 – ___ – 19 – ____ …

C) 4 – 8 – 12 – 16 – ____ – ____ – _____.

SAIBA MAIS

Canal Cristiane Souza “Sequências numéricas recursivas“. Disponível em: <https://youtu.be/ZBaib2KkSwo>. Acesso em: 10 abr. 2022.

AUTORIACRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
Componente CurricularMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0215) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
(EJAEF0206) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos.
ReferênciasOLIVEIRA, Raul Rodrigues. Sequências numéricas. URLhttps://brasilescola.uol.com.br/matematica/sequencia-numerica.htm, consultado em 06/04/2022.

FUGITA, Felipe. Novo Ensino Médio – Projetos Integradores, Matemática e suas Tecnologias. São Paulo, 2020. Scipione.