Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
População brasileira
No Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o instituto do governo federal responsável pelas pesquisas e divulgação de dados estatísticos da população brasileira. Não é um trabalho fácil, com aproximadamente 203 milhões de habitantes a população brasileira é diversa e apresenta características diferentes a depender da região analisada.
A população brasileira foi formada inicialmente pela tríade entre os povos nativos, os europeus colonizadores e os africanos que foram forçados ao trabalho escravo no território brasileiro. Ao longo da nossa história vários povos contribuíram para formação da população brasileira (árabes, asiáticos, dentre outros) e por isso somos conhecidos como o país da miscigenação.
O censo demográfico realizado pelo IBGE, ocorre a cada 10 anos, apresenta informações importantes sobre a população brasileira. Veja alguns conceitos demográficos:
Taxa de fecundidade: Número de filhos por mulher em idade reprodutiva (15 a 49 anos), segundo o IBGE em 2021 a taxa de fecundidade do Brasil foi de 1,76 filhos por mulher.
Expectativa de vida: Também pode ser chamada de expectativa de vida, diz respeito ao tempo médio de vida da população que no Brasil são de 76,6 anos (IBGE – 2019).
Taxa de Natalidade: Número de nascidos vivos por mil habitantes, segundo IBGE (2015) a taxa é de 14,16 ‰.
Taxa de Mortalidade: 6,8‰ de acordo com o IBGE (2015), essa taxa representa o número de óbitos por mil habitantes.
Crescimento vegetativo: Diferença entre natalidade e mortalidade, é o crescimento natural da população.
Nos últimos anos é possível observar a redução da taxa de fecundidade brasileira, que ocorreu em decorrência da urbanização, do aumento da participação de mulher no mercado de trabalho, elevação do custo de vida e devido ao planejamento familiar que foi possível através de métodos contraceptivos como o DIU (Dispositivo Intrauterino), preservativos e medicações anticoncepcionais.
A melhoria das condições sanitárias, acesso à alimentação em quantidade e qualidade necessária, acesso à saúde e a vacinação foram fatores que possibilitaram ampliação da longevidade da população brasileira.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
Questão 01
Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950, existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas e em 2010 alcançamos a marca de 841 milhões de idosos. Explique quais fatores justificam esse aumento contínuo e expressivo do número de idosos no mundo.
Questão 02
Observe a pirâmide etária do Brasil e assinale a alternativa correta.
(A) Ainda que sutil ao observar a pirâmide etária é possível perceber o aumento da longevidade e a redução da taxa de natalidade da população brasileira.
(B) A imagem não apresenta nenhuma alteração na estrutura da população brasileira, uma vez que essa é imutável.
(C) A principal alteração presente na pirâmide etária brasileira está relacionada à grande quantidade de pessoas que estão migrando do Brasil para outros países.
(D) Ao observar a base das duas pirâmides é visível o aumento expressivo da taxa de natalidade da população brasileira.
Questão 03
Atualmente o Brasil apresenta Taxa de Fecundidade menor que a média mundial. No entanto, percebemos uma queda acentuada quando comparamos a média de 1960 e a projeção para 2020.
Descreva quais fatores contribuíram para a redução da Taxa de Fecundidade no Brasil.
Taxa de Fecundidade (Adaptado) – Fonte: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cssf/apresentacoes-em-eventos/eventos-2015/Marilia.pdf
Questão 04
Considerando a relação da charge com os conceitos demográficos, assinale a alternativa correta.
(A) A charge evidencia a taxa de natalidade, considerando o perfil das pessoas que aparecem na imagem.
(B) A charge ressalta a longevidade da população, em decorrência do grande número de pessoas idosas representadas na imagem.
(C) Taxa de fecundidade, a charge representa o número de filhos por mulher em idade reprodutiva.
(D) Crescimento vegetativo, a imagem representa o crescimento natural da população.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/
Habilidade: | (EF07GE04-A) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e de idade nas regiões brasileiras. |
Referencial Teórico: | AADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. _______________. Expedições Geográficas: 8° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. IBGE. Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama>. Acesso em: 02, abr. 2022. IBGE. Estimativa da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1° de julho de 2020. Disponível em: <https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_2020.pdf>. Acesso em: 02, abr. 2022. IBGE. População. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/>. Acesso em: 01, abr. 2022. IBGE. Brasil em síntese. Disponível em:<https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-brutas-de-mortalidade.html>. Acesso em: 02, abr. 2022. |