You are currently viewing Língua Portuguesa – Finalidade textual: o guia turístico.

Língua Portuguesa – Finalidade textual: o guia turístico.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


A finalidade de um texto é seu propósito ou seu objetivo após a leitura. O texto pode informar, incentivar, orientar, convencer, argumentar, opinar e até mesmo pedir. Mas a grande maioria dos textos apresenta como finalidade principal: a informação. Começando pelo simples bilhete até a mais cara enciclopédia, a informação é o propósito básico. O guia turístico é um gênero textual de caráter informativo, mas o seu dinamismo permite inúmeras finalidades, como: orientar, divulgar, planejar, convencer ou sugerir. O guia turístico é feito a partir dos atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos que uma região possui. Muitas vezes uma cidade apresenta tantas oportunidades de diversão e entretenimento, tornando-se  difícil de escolher onde ir e o que fazer. Como é o caso da cidade de Pirenópolis (Goiás) que apresenta uma diversidade turística grandiosa, são muitas cachoeiras, museus, bares e restaurantes. E para melhor escolher entre tantos atrativos, um guia turístico é essencial.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O guia turístico é um verdadeiro aliado em dias viagens, tanto para diversão como para trabalho. Um grande orientador de ideias e planos. Relate aqui uma experiência de viagem. Foi necessário usar o guia turístico ou você contou com a ajuda dos moradores da cidade?

QUESTÃO 2

A cidade de Pirenópolis é muito famosa no cenário goiano e oferta inúmeras opções turísticas como cachoeiras, bares, restaurantes e museus. Você conhece a cidade de Pirenópolis? Se sim, comente o seu relato da viagem. Mas se não conhece, já deve ter ouvida falar desta cidade tão encantadora, comente aqui o que você sabe sobre esta cidade genuinamente goiana.

QUESTÃO 3

O turismo em Goiás ainda precisa ser melhor explorado, garantido mais divulgação e acesso a população, e este papel facilitador pode ser reservado ao guia turístico. Agora que você conhece um pouco mais sobre o guia turístico, aponte a alternativa que melhor representa o conceito de guia turístico:

(A) O guia turístico é feito a partir dos atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos que uma região possui.

(B) O guia turístico é feito a partir dos atrativos comerciais, econômicos e gastronômicos que uma região possui.

(C) O guia turístico é feito a partir dos atrativos financeiros, culturais e gastronômicos que uma região possui.

(D) O guia turístico é feito a partir dos atrativos esportivos, históricos e gastronômicos que uma região possui.

QUESTÃO 4

O guia turístico é um gênero textual muito dinâmico que permite inúmeras finalidades, como: orientar, divulgar, planejar, convencer e sugerir; de caráter:

(A) jornalístico

(B) publicitário

(C) informativo

(D) persuasivo

SAIBA MAIS

Com o propósito de abordar os assuntos: Finalidade textual e o guia turístico assista ao vídeo que menciona algumas características do gênero textual e sua importância para o turismo de Pirenópolis.

Canal regina cácia “Finalidades do texto, guia turístico”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=cz2wdZ5gBq8>. Acesso em: 31 mar. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0412) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos linguísticos e/ou expressivos gráfico-visuais em textos multissemiótico
Referencial teórico:   COVÊLLO, Fernandes Arnóbio. Filosofia do turismo. Salvador: Trio, 1982. 390p., il.
CRUZ, Rita de Cássia. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2000. Coleção Turismo, 167 p.
CUNHA, Licínio. Economia e política do turismo. Lisboa: Editora McGRAW-HILL, 1997, 350 p.