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Matemática – Poliedros e corpos redondos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Poliedros e corpos redondos

Os sólidos geométricos são figuras tridimensionais que possuem volume e ocupam espaço no nosso mundo. Eles são estudados na geometria e têm uma presença significativa no nosso cotidiano. Neste texto abordaremos os poliedros e os corpos redondos.

Os Poliedros

Os poliedros são figuras geométricas tridimensionais formadas por faces planas e compostos por vértices, arestas e faces. Estão presentes em nosso mundo de diferentes maneiras e podem ser encontrados em objetos e estruturas ao nosso redor.

Elementos de um poliedros

Os elementos de um poliedro são:

  • Vértices: são os pontos onde as arestas do poliedro se encontram..
  • Arestas: são as linhas segmentadas onde as faces se encontram.
  • Faces: são as superfícies planas que delimitam o poliedro.

Uma imagem para ilustrar:

canva.com/poliedros

Classificação dos poliedros

Os poliedros são classificados em prismas, pirâmides ou poliedros quaisquer.

Os prismas são os poliedros que têm duas bases paralelas e faces laterais retangulares.

As pirâmides são poliedros que têm uma base poligonal e faces triangulares.

Os poliedros quaisquer são os poliedros que não se enquadram nas definições de prismas ou pirâmides. 

Veja a ilustração.

canva.com/poliedros

Como dar nome aos poliedros?

Os poliedros são nomeados de acordo com o número de arestas ou vértices da base.

Veja na tabela abaixo alguns exemplos.

Os corpos redondos

São figuras tridimensionais que possuem superfícies curvas e suaves e podem ser classificados em:

  • Esfera: possuem todas as partes da superfície equidistantes do centro.
  • Cilindro: possui duas bases circulares paralelas e uma superfície lateral curva que as conecta. 
  • Cone: possui uma base circular e uma superfície lateral que se estende do perímetro da base até um ponto chamado vértice.

Veja a ilustração.

canva.com/corpos redondos

Uma questão para finalizar.

Quantos vértices, arestas e faces possui o poliedro abaixo?

canva.com/poliedros

 Ficamos por aqui, até a próxima.

Atividades

Questão 01

São exemplos de poliedros:

canva.com.br/sólidos geométricos

(A) Figuras 1, 2 e 4

(B) Figuras 1, 4 e 5

(C) Figuras 1, 2 e 3

(D) Figuras 1, 4 e 6

Questão 02

Responda os itens.

A) Quantos vértices, arestas e faces têm um cubo?

B) E um prisma triangular?

C) Existe alguma relação entre o número de vértices e o nome do poliedro? Se sim, dê exemplos.

Questão 03

O prisma de base hexagonal, na figura abaixo, possui:

canva.com.br/prisma

(A) 7 vértices, 6 arestas e 12 faces

(B) 7 vértices, 12 arestas e 6 faces

(C) 12 vértices, 18 arestas e 8 faces

(D) 12 vértices, 8 arestas e 8 faces

Questão 04

Na construção de uma casa, é comum usar blocos de concreto em formato de prisma retangular para as paredes (os tijolos). Quais características desses blocos tornam-nos uma opção prática e eficiente para a construção de estruturas residenciais?

Saiba mais

Quer saber um pouco mais? Então assista o vídeo do canal do Prof. Hélio

Os sólidos geométricos

Canal Professor Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0416) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redondos associando-os a objetos do mundo físico. 
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.