Nós fazemos história no dia a dia, vivendo nossas vidas, trabalhando e estudando. E você sabia que essas nossas histórias são contadas nos gêneros literários? Isso mesmo! Por exemplo, o cordel é um gênero literário popular ritmado e, geralmente, relata histórias do cotidiano.
No estudo de hoje, vamos conversar sobre o tempo, por meio de um cordel. Vamos lá?
Atividade 1
Acesse e leia: “Cordel do Tempo”, da autora Marizana.
https://www.recantodasletras.com.br/cordel/5199488
Atividade 2
Reflita como a autora apresenta diferentes formas de passagem do tempo.
Atividade 3
Você já utilizou alguma dessas formas para observar a passagem do tempo na sua vida ou na vida de seus familiares?
Atividade 4
Nós fazemos história no dia a dia, vivendo, trabalhando e estudando.
Escreva, em seu caderno, de que forma você marcaria a passagem do tempo da sua vida, como se estivesse contando para alguém.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0518) Conhecer as necessidades que levaram à elaboração de diferentes formas de contar o tempo. (EAJAHI0520) Situar a escrita de sua história de vida como parte integrante do processo de constituição de sua identidade social. |
L. Portuguesa | (EAJALP0514) Identificar nas obras literárias os valores sócio-históricos. (EAJALP0517) Apreciar a literatura de cordel. |
EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo