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EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGO AFRICANO LABIRINTO

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: MARTINS, Jordana. Jogo labirinto. Acervo pessoal.

JOGO AFRICANO LABIRINTO

O LABIRINTO É UM JOGO DE TABULEIRO DE FÁCIL ACESSO E COMPREENSÃO, TORNANDO-O ADEQUADO PARA JOGADORES DE TODAS AS IDADES E NÍVEIS DE EXPERIÊNCIA.

ORIGINÁRIO DE MOÇAMBIQUE, PAÍS SITUADO NO CONTINENTE AFRICANO, QUE POSSUI UMA RICA DIVERSIDADE CULTURAL, O JOGO PROPORCIONA UMA CONEXÃO COM A CULTURA AFRICANA.

ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE DE LAZER DIVERTIDA, O LABIRINTO EXIGE DOS JOGADORES ATENÇÃO, ESTRATÉGIA E SORTE.

OS PARTICIPANTES DEVEM PERCORRER O PERCURSO DO LABIRINTO, COM O OBJETIVO DE CHEGAR AO FINAL DO TRAJETO ANTES DO SEU OPONENTE.

QUESTÃO 1

O OBJETIVO DO JOGO LABIRINTO É

(A) COLETAR A MAIOR QUANTIDADE DE TESOUROS ESCONDIDOS NO LABIRINTO.

(B) ENCONTRAR A SAÍDA DO LABIRINTO ANTES DO TEMPO DETERMINADO ACABAR.

(C) PERCORRER TODO O PERCURSO, SENDO QUE AQUELE QUE CHEGAR PRIMEIRO VENCE.

(D) DESVENDAR O SEGREDO OCULTO DENTRO DO PERCURSO DO LABIRINTO.

QUESTÃO 2

O JOGO LABIRINTO É DE ORIGEM AFRICANA. PRATICÁ-LO É UMA FORMA DE

(A) PRESERVAR E ENALTECER NOSSAS RAÍZES.

(B) DEPRECIAR A CULTURA AFRICANA.

(C) DESFAVORECER A DIVERSIDADE.

(D) PREJUDICAR O CONVÍVIO SOCIAL.

QUESTÃO 3

SOBRE AS REGRAS DO JOGO LABIRINTO, MARQUE “V” PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E “F” PARA AS ALTERNATIVAS FALSAS.

( ) O JOGO AFRICANO LABIRINTO É JOGADO INDIVIDUALMENTE.

( ) O JOGO SE DÁ POR MEIO DE ADIVINHAÇÃO E SORTE.

( ) PARA GANHAR O JOGO É PRECISO MUITA COORDENAÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO.

( ) O TABULEIRO DO JOGO PRECISA SER NECESSARIAMENTE FEITO DE MADEIRA.

QUESTÃO 4

O JOGO LABIRINTO EXIGE SORTE. COMO VOCÊ MUDARIA AS REGRAS DO JOGO A FIM DE TORNÁ-LO DEPENDENTE APENAS DE ESTRATÉGIA E RACIOCÍNIO LÓGICO, ELIMINANDO A INFLUÊNCIA SORTE.

QUESTÃO 5

O JOGO AFRICANO LABIRINTO FOI CRIADO EM MOÇAMBIQUE. O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE SABER SOBRE ESSE POVO? PESQUISE MAIS SOBRE ELES PARA AUXILIAR NA SUA RESPOSTA. CONHECER MAIS SOBRE O POVO E A CULTURA DE MOÇAMBIQUE É UMA OPORTUNIDADE PARA VALORIZAR A DIVERSIDADE E PROMOVER O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.


SAIBA MAIS

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE O PAÍS QUE CRIOU O JOGO LABIRINTO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho “Curiosidades sobre Moçambique”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ApMKeLGx0kc>. Acesso em: 7 abr. 2022.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portugesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0201) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EJALP0201) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos
ReferênciasCANAL DAS GÊMEAS – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Jogo africano: labirinto. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pz8gJbW3W3Q. Acesso em 07 de abril de 2022.
CUNHA & FREITAS, 2010. OFICINA: Jogos infantis Africanos e Afro-brasileiros. II Semana da Consciência Negra UFPA/CUNTINS. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2015/11/Apostila-Jogos-infantis-africanos-e-afro-brasileiros.pdf&gt; Acesso em 07 de abril de 2022.
LELIS FILHO. Curiosidades sobre Moçambique. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ApMKeLGx0kc. Acesso em 07 de abril de 2022.
NOVA ESCOLA. Porque as brincadeiras são Patrimônio Cultural? Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XsHxJR5EDd5mgq33ge2a977FkfxaM8fxkQmzvMBewTVZPsBy3fCNVz6jHWpe/his5-10und08-brincadeiras-patrimonio-cultural.pdf. Acesso em 07 de abril de 2022.
PORFÍRIO, Francisco. Patrimônio histórico cultural. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/patrimonio-historico-cultural.htm. Acesso em 07 de abril de 2022. 
PORTAL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Influência Negra no Brasil. Disponível em https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_V.php. Acesso em 07 de abril de 2022.