Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
SENHORES E SERVOS
Ruralização
Com o processo de crise do império romano, a população das cidades foi se mudando para o campo em busca de melhores condições de vida. Os grandes proprietários entregavam pequenas porções de terras para camponeses que retribuíam com parte da produção. Este sistema ganhou o nome de colonato.
Com esta dinâmica, ganhou importância o senhorio, área de domínio de um senhor. Ele costumava se dividir em três partes:
Reserva senhorial
Onde ficava a habitação do senhor e seus campos de cultivo.
Terras servis
Onde os camponeses cultivavam para sua subsistência.
Terras de uso comum
Usadas para pastagem dos animais, extração de madeira, coleta de frutos e caça.
A área contava ainda com estábulos, oficinas, forno, celeiro, moinho e a igreja.
O sistema de colonato deu origem à relação de servidão. Ela era baseada num conjunto de obrigações e tributos que os camponeses precisavam cumprir.
Tributos
Dois tipos de tributos eram os principais:
Talha
Parte da produção do servo era entregue ao senhor.
Corveia
O servo era obrigado a trabalhar alguns dias da semana nas terras do senhor e a realizar vários serviços para ele.
Veja o que Marc Bloch diz sobre os encargos dos servos no início do feudalismo:
Em dias fixos, vemo-lo [o servo] levar ao oficial do senhor…, produtos colhidos nos seus campos, frangos da sua capoeira, favos de cera tirados das suas colmeias ou dos enxames da floresta mais próxima. Noutros momentos, ele trabalha nos campos ou nos prados do domínio. Ou ainda o vemos transportar, por conta do senhor, pipas de vinho ou sacos de trigo, para residências mais distantes. É à custa do suor dos seus braços que são reparados os muros ou os fossos do castelo. Se o senhor tem visitas, o camponês cede a sua própria cama para fornecer os leitos necessários para os hóspedes. Quando chegam as grandes caçadas, é ele quem sustenta a matilha de cães. Se finalmente rebenta a guerra, é ele ainda que, sob o estandarte desfraldado pelo chefe da aldeia, se faz soldado de infantaria ou criado do exército.
BLOCH, 2001, p. 279.
Marc Bloch mostra que os encargos dos servos variavam conforme o senhorio. Variaram muito também de acordo com a época.
Assim, o foreiro do fim do século XII, paga a dízima, a talha e os múltiplos impostos derivados do uso de coisas pertencentes ao senhor: obrigações que, mesmo nas regiões onde o regime senhorial era mais antigo, o seu antepassado do século VIII, por exemplo, não tinha conhecido. Incontestavelmente, as obrigações de pagar foram-se agravando, não sem compensações do lado das obrigações de trabalho, pelo menos em certos países.
BLOCH, 2001, p. 283.
Enquanto que o foreiro, no tempo de Carlos Magno, tinha que trabalhar [para o senhor] vários dias por semana, na França de Filipe Augusto ou de São Luís, apenas trabalhava nos campos ou nas planícies da propriedade, alguns dias por ano.
BLOCH, 2001, p. 283.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
De que forma surgiu a relação de servidão na Europa?
(A) Com a criação de um conjunto de encargos.
(B) Depois que os senhores registraram os servos em cartório.
(C) A partir da evolução do sistema de colonato.
(D) Devido à divisão do senhorio em três partes.
QUESTÃO 2
Assim, o foreiro do fim do século XII, paga a dízima, a talha e os múltiplos impostos derivados do uso de coisas pertencentes ao senhor: obrigações que, mesmo nas regiões onde o regime senhorial era mais antigo, o seu antepassado do século VIII, por exemplo, não tinha conhecido. Incontestavelmente, as obrigações de pagar foram-se agravando, não sem compensações do lado das obrigações de trabalho, pelo menos em certos países.
BLOCH, 2001, p. 283.
Sobre os encargos que os servos tinham que pagar ao senhor, este trecho do livro de Marc Bloch deixa claro que:
(A) Com o tempo, os tributos que recaiam sobre os servos foram diminuindo.
(B) Os tributos que os servos tinham que pagar estavam definidos desde sempre.
(C) Gradativamente os servos foram obrigados a assumir novos tributos.
(D) Sobre os servos nunca recaiu qualquer obrigação de pagamento de tributos.
QUESTÃO 3
Considerando o texto de Marc Bloch, citado na questão 2, aponte consequências sociais da realidade histórica vivida pelos servos.
QUESTÃO 4
Ainda considerando o texto de Marc Bloch, faça uma análise das relações de trabalho que você vive (se você ainda não trabalha considere o caso de seus pais ou responsáveis).
Saiba mais
Senhores e servos
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0431) Contextualizar a fragmentação do Império Romano na antiguidade tardia e as relações entre senhores e servos. |
Referencial teórico: | BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Tradução Emanuel Lourenço Godinho. Lisboa: Edições 70, 2001. VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |