Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Tênis de Mesa
O tênis de Mesa é um esporte sistematizado na Inglaterra no início do século XIX a partir de outras práticas corporais lúdicas praticadas desde a antiguidade e idade média.
O objetivo do jogo é rebater a bola para o lado da mesa do adversário de forma que ele não consiga devolver a bola de volta para o seu lado da mesa. Para isso, os mesatenistas alternam o lado da saque a cada 2 pontos.
As partidas duram de 5 a 7 sets com 11 pontos cada. Caso o set fique empatado em 10 x 10, então entra em vigor a regra dos 2 pontos de vantagem para finalizar o set.
Os fundamentos desse esporte são simples, saques e recepção, porém com muitas variedades e efeitos na bola com a raquete, como as técnicas cato, topspin, drive.
O tênis de mesa chegou ao Brasil pelo estado de São Paulo, trazido por turistas ingleses no início do século XX. Inicialmente o tênis de mesa no Brasil ficou reservado apenas à prática doméstica como forma de lazer. Foi um longo percurso entre a chegada do esporte enquanto prática de lazer até se tornar verdadeiramente um esporte com a fundação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa em 1979 no Rio de Janeiro.
A federação internacional e suas associadas são as entidades que organizam os campeonatos, criam as regras, e fazem as inscrições e o ranking dos times, técnicos e atletas.
O tênis de mesa foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em 1977, mas só estreou nas olimpíadas de 1988. Em 2021 foi considerado um dos esportes mais praticados do mundo, tendo uma das maiores audiências nas transmissões dos jogos, em especial pelos países asiáticos.
O Brasil possui 6 medalhas de ouro no tênis de mesa na contagem de todos os jogos olímpicos.
Questão 1
O tênis de mesa é uma prática corporal
(A) sistematizada na Inglaterra no início do século XIX a partir de outras práticas lúdicas.
(B) de origem desconhecida, praticada desde a antiguidade com as mesmas regras de hoje.
(C) criada no Brasil, no início do século XX, como uma variação do futebol e outros esportes.
(D) lúdica e não competitiva, praticada somente como forma de lazer.
Questão 2
Os fundamentos principais do tênis de mesa são
(A) o drible, o passe e o arremesso.
(B) o saque e a manchete.
(C) passe, drible e recepção.
(D) saque e recepção.
Questão 3
O Tênis de Mesa é um jogo que mostra como as práticas corporais se transformam ao longo dos séculos, conforme as características de cada sociedade. Sua história é marcada por práticas lúdicas de diferentes locais e épocas, que se tornaram uma prática esportiva competitiva na era moderna. Atualmente, em quais contextos o tênis de mesa é praticado?
Questão 4
Como o tênis de mesa chegou ao Brasil e como é a performance dos atletas brasileiros nas competições internacionais?
SAIBA MAIS:
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0601) Reconhecer, valorizar e vivenciar os jogos cooperativos (EJAEF0607) Relacionar os jogos aos aspectos econômicos, políticos, sociais, éticos entre outros, problematizando os preconceitos e modismos |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |