Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
A notícia e a reportagem são gêneros que compõem o acervo de textos do campo jornalístico. Enquanto a notícia apenas informa fatos acontecidos ao interlocutor, sem apresentar ponto de vista, a reportagem apresenta um aprofundamento maior no tema, mobiliza estudos sobre ele, expõe várias vozes no texto e ainda pode colaborar para a formação da opinião do interlocutor.
Entenda como esses textos podem ser produzidos.
A notícia, por ser um texto informativo sobre fatos recentes e relevantes, apresenta informações de forma objetiva e imparcial, ou seja, sem expressar opiniões pessoais. Sua estrutura, geralmente, segue a ordem de importância das informações, com os detalhes mais relevantes sendo apresentados no início e os menos importantes no decorrer do texto.
Para identificar o fato central de uma notícia, é necessário buscar a informação mais importante ou o evento principal que está sendo reportado. Vamos usar um exemplo para entender melhor. Suponha que a seguinte notícia seja o nosso foco:
“Tremor de terra assusta moradores da cidade de X”
Nessa notícia, o fato central é o tremor de terra que ocorreu na cidade de X. É a informação principal que chama a atenção dos leitores e causa impacto na comunidade. Identificar o fato central ajuda a compreender do que se trata a notícia e a entender sua importância.
Passo a passo para produzir uma notícia:
- Escolha o tema: Selecione um evento atual e relevante que você queira reportar.
- Identifique o fato central: Determine qual é a informação mais importante e que deve ser destacada no início da notícia.
- Apure os fatos: Pesquise, entreviste pessoas envolvidas e colete informações sobre o evento.
- Organize as informações: Coloque as informações em ordem de importância, do mais relevante ao menos relevante.
- Escreva o lead: O lead é o primeiro parágrafo da notícia e deve conter as informações essenciais: quem, o quê, onde, quando e como.
- Desenvolva o corpo da notícia: Acrescente mais detalhes e informações relevantes, seguindo a ordem de importância.
- Encerre a notícia: Finalize o texto com informações adicionais, como as consequências do evento ou declarações de pessoas envolvidas.
- Revise e edite: Leia novamente seu texto, verificando se as informações estão claras e se não há erros gramaticais.
A reportagem também é um gênero textual que visa informar, mas se diferencia da notícia por explorar um tema de maneira mais aprofundada. Ela permite uma análise mais completa do assunto, trazendo diferentes perspectivas, opiniões e entrevistas. Além disso, a reportagem pode conter elementos narrativos para engajar o leitor.
A composição de uma reportagem segue um processo semelhante ao da notícia, mas com maior liberdade para desenvolver o tema e abordar diferentes aspectos. Ela busca analisar, investigar e explorar diferentes perspectivas sobre o tema, proporcionando ao leitor uma visão mais completa e aprofundada. Nesse sentido, uma reportagem pode ter uma estrutura mais flexível, permitindo uma introdução mais contextualizada, a apresentação de personagens e a construção de um enredo que envolva o leitor.
Em síntese, tanto a notícia quanto a reportagem são gêneros textuais que desempenham um papel fundamental na transmissão de informações para a sociedade. Dominar a produção desses gêneros permite a expressão de forma clara e objetiva e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e escrita essenciais em diferentes áreas da vida.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Leia a notícia abaixo:
Prefeitura de Goiânia realiza ação para mulheres vítimas de violência doméstica, no Centro de Formação Consuelo Nasser, nesta sexta-feira (25/03)
Mais de 30 mulheres foram recebidas para café da manhã com palestras sobre empoderamento, atendimento social, jurídico e psicológico, além de acesso a inscrições para vagas de emprego no Sine Goiânia, e encaminhamento para cursos de capacitação. “Mulheres vítimas de violência têm toda nossa atenção e acolhimento. É compromisso da prefeitura auxiliá-las no âmbito profissional, psicológico, emocional”, afirma prefeito Rogério Cruz.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Patrulha Mulher Mais Segura da Guarda Civil Metropolitana (GCM), recebeu, na manhã desta sexta-feira (25/03), mais de 30 mulheres vítimas de violência doméstica para um café da manhã no Centro de Formação Consuelo Nasser, na sede da SMPM. O evento teve a presença da primeira-dama, Thelma Cruz, da secretária da Mulher, Tatiana Lemos, e da comandante da Patrulha Mulher Mais Segura, Luiza Sol.
As mulheres assistiram a palestra sobre empoderamento, conduzida pela coach Alyne Carneiro. A palestrante focou na importância de sair do ciclo de violência com apoio das estruturas públicas existentes e, em seguida, abriu palavra para depoimentos e acolhimento das presentes.
Além da palestra, as participantes receberam atendimento social, jurídico e psicológico, foram orientadas a inscrições para vagas de emprego no Sine e programa Renda Família + Mulher, além de encaminhamento para cursos de capacitação.
“Mulheres vítimas de violência têm toda nossa atenção e acolhimento. É compromisso da prefeitura auxiliá-las no âmbito profissional, psicológico, emocional”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
Foram apresentados, também, vídeos informativos sobre as ações da prefeitura em prol das mulheres, em especial daquelas que são vítimas de violência doméstica, acolhidas pela pasta e por Organizações Não Governamentais.
A secretária Tatiana Lemos destacou que é fundamental informar essas mulheres sobre os serviços públicos existentes na administração. A titular frisou que, somente nesta gestão, foram investidos quase 30 milhões em projetos sociais para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica.
Ainda conforme Tatiana, “nunca se viu tanto investimento direcionado às mulheres como agora. A própria secretaria se destaca pelo foco em chegar àquelas que mais precisam”, diz. Outro ponto frisado pela secretária é a importância do empoderamento e de levantar a autoestima dessas mulheres para que não retornem ao ciclo de violência.
As mulheres que participaram do encontro continuam monitoradas tanto pela Secretaria da Mulher quanto pela Patrulha Mulher Mais Segura, com suporte social e proteção que se estende também aos filhos.
Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia
SME GOIÂNIA. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/prefeitura-de-goiania-realiza-acao-para-mulheres-vitimas-de-violencia-domestica-no-centro-de-formacao-consuelo-nasser-nesta-sexta-feira-25-03/> Acesso em: 04, abr. 2022
QUESTÃO 1
Qual é o fato noticiado no texto?
(A) A Prefeitura de Goiânia realizou café da manhã para mais de 30 mulheres vítimas de violência doméstica, no Centro de Formação Consuelo Nasser, na sede da SMPM.
(B) A primeira-dama, Thelma Cruz, a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, e a comandante da Patrulha Mulher Mais Segura, Luiza Sol, participaram do evento.
(C) A fala do prefeito sobre o compromisso da prefeitura em auxiliar as mulheres no âmbito profissional, psicológico, emocional.
(D) O Dia da Mulher.
QUESTÃO 2
O fato noticiado está associado à qual assunto geral?
(A) Violência contra a mulher.
(B) Prefeitura de Goiânia.
(C) O Dia da Mulher.
(D) Palestra sobre empoderamento feminino.
QUESTÃO 3
Sabemos que uma notícia pode motivar a produção de uma reportagem. A reportagem, no que lhe concerne, envolve um aprofundamento maior a respeito do tema, podendo apresentar outros fatos, exemplos, entrevistas, dentre outras possibilidades.
Que tal produzir uma reportagem sobre o tema violência doméstica? Para elaborar sua reportagem, colha mais informações a respeito do assunto. Assim, você terá mais informações para produzir seu texto. Siga os passos:
A) Pesquise na internet sobre o que é a violência doméstica e anote as principais informações encontradas.
B) Pesquise na internet uma notícia que fale sobre violência doméstica. Faça um resumo sobre ela.
C) Faça uma breve entrevista com alguém sobre o tema. Pergunte o que pensa a respeito, se conhece algum caso de violência doméstica e qual o desfecho dessa situação, e o que pode ser feito para acabar com casos como esse, por exemplo. Anote essa entrevista.
QUESTÃO 4
É hora de produzir!
Agora que você realizou pesquisas e entrevistas, já tem material para fazer sua reportagem. Siga as orientações:
- Comece seu texto explicando o que é a violência doméstica.
- No próximo parágrafo, insira o resumo que você fez na letra b) da questão anterior.
- No parágrafo seguinte, associe as ações apresentadas na notícia lida nesta atividade com seu texto.
- No quarto parágrafo, apresente falas da pessoa entrevistada a respeito do tema. Lembre-se de amarrar essas falas à discussão que você tem realizado. Quando reproduzir a fala da pessoa entrevistada, coloque-a entre aspas (“ “). Veja o exemplo:
“Mulheres vítimas de violência têm toda nossa atenção e acolhimento. É compromisso da prefeitura auxiliá-las no âmbito profissional, psicológico, emocional”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
- No último parágrafo, apresente as considerações finais a respeito do tema. Apresente alguma ação que possa colaborar para resolver a situação problemática que você abordou no texto.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP16-A) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também podem contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc. (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens, o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes entre outros, a crítica, a ironia ou o humor presente. (EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar, tais como resenha crítica (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc. (EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero). |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. JORNAL JOCA. https://www.jornaljoca.com.br/games-tem-acoes-contra-a-covid-19/ Acesso em 07, fev. 2022 TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/ Acesso em 09, fev. 2022 |