You are currently viewing Educação Física – Esportes e inclusão social

Educação Física – Esportes e inclusão social

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

ESPORTES E INCLUSÃO SOCIAL

O esporte é um espaço inclusivo que acolhe pessoas que são marginalizadas devido a diversas formas de discriminação. Ao promover a participação igualitária, o esporte desafia estereótipos, proporcionando oportunidades para que indivíduos com deficiência, de diferentes origens étnicas, orientações sexuais, identidades de gênero e níveis socioeconômicos encontrem um ambiente de equidade e respeito.

A prática esportiva favorece a interação e diálogo entre pessoas de diferentes origens e circunstâncias. Ao compartilhar um objetivo comum, os indivíduos têm a oportunidade de se conectar, criar laços sociais e desafiar preconceitos arraigados na sociedade. O esporte valoriza as habilidades individuais, proporcionando um ambiente onde cada pessoa pode contribuir com suas próprias capacidades e talentos.

Desse modo, o esporte pode ser considerado um agente de transformação social, comprometido em respeitar a diversidade e promover uma sociedade mais justa. No entanto, ainda há desafios a serem superados em relação à inclusão no esporte, e há áreas em que melhorias podem ser feitas. Embora tenham ocorrido avanços significativos, é importante reconhecer que nem todos têm respeito, acesso e oportunidades iguais para participar plenamente do esporte.

QUESTÃO 1

O esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social. O objetivo da inclusão social é

(A) a promover a segregação de diferentes grupos sociais.

(B) discriminar pessoas com deficiência ou limitações físicas.

(C) garantir igualdade de oportunidades e participação plena na sociedade.

(D) aumentar a marginalização de certos indivíduos.

QUESTÃO 2

Sobre o esporte é correto afirmar que ele

(A) exclui pessoas marginalizadas devido à diversidade.

(B) perpetua estereótipos e preconceitos arraigados na sociedade.

(C) favorece a interação e diálogo entre pessoas de diferentes origens.

(D) não tem potencial para promover a transformação social.

QUESTÃO 3

Foi feita uma pesquisa sobre as habilidades sociais que o esporte pode desenvolver. Os dados coletados estão no gráfico abaixo:

Dados fictícios

a) Quais habilidades sociais foram identificadas na pesquisa?

b) De acordo com a pesquisa, qual habilidade social apresentou o maior desenvolvimento por meio do esporte?

c) Além das habilidades sociais mencionadas na pesquisa, quais outras habilidades você acredita que o esporte possa promover?

QUESTÃO 4

“A visibilidade alcançada pelos atletas paraolímpicos amplia as oportunidades para pessoas com deficiência em diversos setores do mercado, pois demonstra que não há limites para o que podem fazer e conquistar.” Você concorda com essa afirmação? Qual sua opinião sobre esses atletas? Você pensa que, devido à deficiência, seus feitos podem ser sinônimo de superação? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 5

Qual é a sua opinião sobre as mulheres praticarem esportes, considerando que há cerca de 80 anos existia um decreto-lei que proibia a prática esportiva feminina, baseado na suposta incompatibilidade da “natureza feminina” com os esportes? Embora essa proibição não exista mais atualmente, ainda há muitos olhares e comentários repressores. O que você pensa sobre suas irmãs, mãe, tias, filhas, sobrinhas e amigas jogarem futebol? Você acredita que as mulheres devem seguir o que está culturalmente determinado ou que o lugar delas é onde se sentem bem, onde gostam e onde sonham estar, independentemente do julgamento e opinião dos outros? Por favor, justifique sua resposta.

Para saber mais sobre o que é inclusão social, assista o vídeo abaixo:

Canal Lelis Filho “Inclusão social x Olimpíadas”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k4AO7kG886w>. Acesso em: 04 abr. 2022.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0313) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes.
(EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.
ReferênciasTUBINO, M.G. Dimensões sociais do esporte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
VIANNA, J.A.; RÍGIDO, S.; FERREIRA, V.P. Projetos de inclusão social através do esporte: notas sobre avaliação. Movimento, Porto Alegre, v.15, n.3, p.145-62, 2009.
BESSA, Liz. O que é inclusão social. Politize! Setembro, 2019. Disponível em: <O que é inclusão social? – Politize!>. Acessado em 05 de abril de 2022.