ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª e 2ª séries) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
APRENDER SOBRE A PRÁTICA DE LINGUAGEM ORALIDADE E SEUS ASPECTOS É IMPORTANTE PARA QUE VOCÊ PARTICIPE MAIS E MELHOR DAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO DO SEU DIA A DIA. COMPREENDER COMO USAR A FALA E OS GESTOS PARA EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS, OPINIÕES E IDEIAS SÃO CONHECIMENTOS CADA VEZ MAIS EXIGIDOS NA ATUALIDADE.
QUESTÃO 1
NA PRÓXIMA REUNIÃO DE TRABALHO, FERNANDA APRESENTARÁ PARA SEUS COLEGAS O TEMA: A IMPORTÂNCIA DE SABER OUVIR E RESPEITAR A VEZ DO OUTRO FALAR EM UMA CONVERSA INFORMAL.
EM SUA OPINIÃO, QUAIS TÓPICOS ELA DEVERÁ ABORDAR?
QUESTÃO 2
É IMPORTANTE RESPEITAR A FALA DO OUTRO EM UMA SITUAÇÃO COMUNICATIVA PARA:
A) COMPREENDER O QUE ESTÁ SENDO DITO.
B) DEMONSTRAR RESPEITO À PESSOA QUE ESTÁ FALANDO.
C) AJUDAR A FORMAR A SUA OPINIÃO SOBRE O TEMA.
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO 3
DESAFIO! EM SUA PRÓXIMA CONVERSA COM UM(A) AMIGO OU AMIGA, OBSERVE QUAIS GESTOS VOCÊ REPETE, COM QUE FREQUÊNCIA E EM QUAIS SITUAÇÕES VOCÊ AUMENTA E DIMINUI O VOLUME DA VOZ.
QUESTÃO 4
QUAL DOS ASPECTOS NÃO LINGUÍSTICOS USADOS NA COMUNICAÇÃO ORAL (GESTOS, EXPRESSÃO FACIAL, QUALIDADE DA VOZ, ENTONAÇÃO
SAIBA MAIS
Autoria | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação | Pedagogia |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0171) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando e valorizando a fala do outro. (EAJAAR0141) Compreender os conceitos básicos e as significações que permeiam a linguagem artística do teatro. |
Referências | Gêneros Orais e escritos na escola /Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas SP: Mercado de Letras,2004. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |