Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Jogos e brincadeiras de matriz africana
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/54606214221693686/ acesso em 08, jan. 2022
A cultura brasileira traz traços muito importantes que foram herdados da cultura africana, que chegou ao nosso país através das pessoas que foram escravizadas e trazidas até o Brasil durante o período colonial. Isso reflete diretamente no povo brasileiro, já que a religião, a cultura e os costumes de cada um dos povos, têm grande participação na formação das nossas tradições nacionais.
Então, vamos jogar e brincar para aprender mais sobre o povo africano tão importante para a formação da nossa cultura.
Sabiam que brincar é uma das formas mais antigas de aprender? As brincadeiras africanas não são apenas divertidas, mas também nos ensinam coisas valiosas sobre trabalho em equipe, estratégia e respeito pelos outros. Vamos conhecer dois exemplos maravilhosos:
1. Mancala: O Jogo das Sementes
Imagine um tabuleiro com pequenos buracos, e dentro delas, sementes coloridas. Esse é o Mancala, um jogo que existe há séculos na África e ensina muitas coisas legais! Cada jogador precisa mover as sementes pelas covas, seguindo regras especiais. Isso ajuda a exercitar a mente, a pensar em estratégias e a contar os movimentos. Além disso, o Mancala ensina a importância de compartilhar e respeitar o adversário, já que você só pode pegar sementes do seu lado.
2. Amarelinha africana:
A Amarelinha Africana, diferente da nossa tradicional amarelinha, não usa uma pedrinha, céu ou mar e seu formato é diferente. Não há competição, não há perdedores e utiliza música. Os participantes precisam executar a coreografia de forma simétrica e ao mesmo tempo, por isso a necessidade de uma música. Na África existem festivais dessa amarelinha, sendo que cada grupo cria a sua coreografia.
As brincadeiras africanas nos mostram como a diversão pode ser uma ótima maneira de aprender lições importantes. Elas nos ensinam sobre valores como amizade, cooperação e perseverança.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Analise a figura abaixo e coloque e marque a alternativa com o nome correspondente ao jogo ilustrado.
Disponível em: <canva.com> acesso em 04, mar. 2022.
(A) Xadrez
(B) Dama
(C) Mancala
(D) Dominó
QUESTÃO 2
Preencha a frase abaixo com as palavras citadas.
tradicional | competição | coreografia | perdedores | festivais |
AMARELINHA AFRICANA
A amarelinha africana, diferente da nossa _______________________ amarelinha, não usa uma pedrinha, céu ou mar e seu formato é diferente. Não existe _____________________, não há ________________________, e utiliza música. É necessário o número de quatro participantes para executar a ________________________ de forma simétrica e ao mesmo tempo, por isso a necessidade de uma música. Na África existem _________________________ dessa amarelinha, cada grupo cria a sua coreografia e escolhe a música.
QUESTÃO 3
Escreva em seu caderno, como foram transmitidas as brincadeiras africanas ao longo do tempo no Brasil?
QUESTÃO 4
Encontre no caça palavras nomes de jogos e brincadeiras de matriz africana. Depois escreva em seu caderno, os nomes encontrados abaixo da tabela e escolha o que você mais gosta para explicar como se joga.
TERRA-MAR | SHISIMA | MANCALA | MATAKUZA |
TECA-TECA | YOTE | AMARELINHA | LABIRINTO |
M | Q | W | E | R | T | Y | U | I | O | A |
A | T | E | R | R | A | E | M | A | R | M |
T | A | S | D | F | G | H | J | L | K | A |
A | L | A | B | I | R | I | N | T | O | R |
K | Z | X | C | V | B | N | M | H | D | E |
U | Q | T | E | C | A | T | E | C | A | L |
Z | Q | W | R | F | T | Y | U | I | O | I |
A | C | Z | X | C | V | B | N | M | T | N |
N | F | W | V | Y | O | T | E | D | S | H |
A | M | A | N | C | A | L | A | H | D | A |
Q | S | D | S | H | I | S | I | M | A | Q |
Saiba mais
Autoria: | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação: | Educação física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. (GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados. |
Referências: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 DC-GO Ampliado DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Escola Educação – Publicado em 16 mar, 2020. Disponível em: escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/ . Acesso em 08, fev. 2022. VALADARES, Solange. Educação Física no cotidiano escolar: Brincadeiras Folclóricas. 1ª edição. Belo Horizonte-MG. Editora Fapi. Agosto 1999. LOPES, Patrícia. “Significado da Brincadeira”. Brasil escola. Disponível em: brasilescola.uol.com.br/psicologia/significado-brincadeira.htm . Acesso em 11, fev. 2022. MARQUES, João Paulo. Amarelinha africana. Todo Estudo. Disponível em: www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/amarelinha-africana . Acesso em: 29 de Mar de 2022. |