Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.
Você sabia que é possível criar uma tela usando pigmentos naturais como urucum, açafrão, café, jenipapo, carvão, repolho roxo, beterraba, terra, entre outros?
Essa prática remonta a milhões de anos, demonstrando a longa relação entre os seres humanos e os elementos naturais que nos cercam. Desde tempos imemoriais, os humanos têm explorado os recursos naturais para expressar sua criatividade e produzir arte.
Utilizar elementos da natureza para criar e pintar é uma tradição profundamente enraizada em várias culturas ao redor do mundo. Essa abordagem não apenas permite a produção de obras de arte únicas, mas também estabelece uma conexão mais profunda com o meio ambiente e os ciclos da natureza. A utilização de pigmentos naturais proporciona uma experiência sensorial e estética diferenciada, valorizando a beleza e a diversidade encontradas na natureza.
Além dos pigmentos naturais, há também técnicas ancestrais que foram desenvolvidas para fixar e conservar essas pinturas. Por exemplo, a clara de ovo foi utilizada por milhares de anos como um elemento de fixação e conservação dos pigmentos das pinturas. Essa prática mostra a inventividade e a sabedoria acumulada ao longo dos séculos pelas civilizações humanas na busca por soluções criativas e duradouras.
A utilização de pigmentos naturais e técnicas tradicionais não apenas preserva a história e a cultura de povos ancestrais, mas também promove uma abordagem mais sustentável e ecológica à produção artística. Ao valorizar os recursos naturais e minimizar o uso de produtos químicos e artificiais, os artistas contemporâneos podem contribuir para a preservação do meio ambiente e promover práticas mais conscientes.
Portanto, ao explorar e experimentar com pigmentos naturais e técnicas tradicionais de pintura, os artistas contemporâneos podem se conectar com a rica herança cultural e natural da humanidade, ao mesmo tempo em que contribuem para um mundo mais sustentável e harmonioso. Essa abordagem não apenas enriquece a prática artística, mas também fortalece os laços entre os seres humanos e o planeta que compartilhamos.
Questão 1
Qual é um exemplo de pigmento natural mencionado no texto?
A) Titânio
B) Urucum
C) Azul ultramarino
D) Óxido de ferro
Questão 2
De acordo com o texto, por quanto tempo a clara de ovo foi utilizada como elemento de fixação e conservação dos pigmentos?
A) Centenas de anos
B) Milhares de anos
C) Dezenas de anos
D) Séculos
Questão 3
Qual é um dos benefícios mencionados no texto da utilização de pigmentos naturais na produção artística?
A) Maior durabilidade das obras
B) Facilidade de obtenção
C) Redução da conexão com a natureza
D) Variedade de cores disponíveis
Questão 4
Você sabe qual o registro mais antigo de desenhos e pinturas usando elementos da natureza?
Vamos ver o vídeo abaixo e responder essa questão.
Questão 5
Os Povos Indígenas também utilizam elementos da natureza para pigmentar, acessórios construídos com sementes e penas, bem como o próprio corpo.
Pesquise:
a – quais elementos da natureza são mais usados pelos povos indígenas para pigmentação de seus corpos e objetos.
b – Por qual motivo os Povos Indígenas pintam seus corpos?
Questão 6
Vamos fazer nossas próprias tintas e com elas pintar um belo desenho?
Material: cola branca, açafrão, carvão, café, urucum, uma folha de papel (mais grossa que o chamex) ou um pedaço de papelão. A beterraba também pode ser usada como pigmento.
Se quiserem traços mais finos podem usar pincéis ou gravetos.
Para cada medida de água uma medida de cola branca.
Para finalizar exponha as criações e dialoguem sobre elas!
Saber mais
A importância do ovo na pintura e na fotografia. Por Paulo Varella – 2020. Link: https://arteref.com/arte/curiosidades/a-importancia-da-gema-de-ovo-na-pintura-e-na-fotografia/
Arte Rupestre Por: Laura Aidar Link: https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Elementos das Linguagens: Elementos constitutivos das artes visuais Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística | (GO-EF05AR02-A) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, como componentes fundamentais para a composição e a criação artística em contextos variados e significativos, utilizando diferentes suportes e ferramentas. (GO-EF05AR04-A) Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações autorais, tais como: desenhos, croquis, maquetes, pinturas, gravuras, colagens, HQ, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos, ferramentas, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, como componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto, estabelecendo relações e diálogos com o processo de construção de uma identidade artística. |
Referência | Documento Curricular Para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24, fev, 2022. AIDAR, Laura. Arte Rupestre. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/ acessado em 31 de mar de 2022. QUASARTE. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <http://quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acessado em: 26 de mar de 2022. MORAES, Denise. Arte das cavernas. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9> Acessado em: 26 de mar de 2022. |