Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL PINTAR E DESENHAR COMO TEMPEROS, FLORES, FOLHAS, CARVÃO…
USAR ELEMENTOS DA NATUREZA PARA CRIAR E PINTAR É ALGO QUE NÓS HUMANOS FAZEMOS HÁ MUITOS SÉCULOS.
A MILHARES DE ANOS ATRÁS OS HOMENS VIVIAM EM CAVERNAS, ABRIGOS E CAÇAVAM PARA COMER. O NOME QUE SE DÁ PARA ESSA PARTE DA HISTÓRIA É PRÉ-HISTÓRIA.
POR MEIO DO DESENHO OS HOMENS SE COMUNICAVAM, DEIXAVAM UMA MENSAGEM OU EXPRESSAVAM UM SENTIMENTO.
PARA FAZER ESSAS PINTURAS, USAVAM OS DEDOS, PEDRAS, OSSOS, CARVÃO, PLANTAS, ARGILA, SANGUE DE ANIMAIS, CLARA DE OVO… COMO MATERIAL DE PINTURA OU DESENHO.
O NOME DESTE TIPO DE DESENHO É ARTE RUPESTRE
O TERMO ARTE RUPESTRE É USADO PARA AS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS PRÉ-HISTÓRICAS REALIZADAS EM PAREDES, TETOS E OUTRAS SUPERFÍCIES DE CAVERNAS E ABRIGOS ROCHOSOS, OU MESMO SOBRE SUPERFÍCIES ROCHOSAS AO AR LIVRE.
QUESTÃO 1
OS HOMENS DA PRÉ-HISTÓRIA UTILIZAVAM PARA PINTAR E DESENHAR
A) PINCÉIS E TINTA ÓLEO.
B) OSSOS, PEDRAS E SANGUES
C) CANETA E PAPEL
D) CANETA E GIZ
QUESTÃO 2
O NOME DA REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA PRÉ-HISTÓRICAS FEITA EM PAREDES, TETOS E SUPERFÍCIES ROCHOSAS AO AR LIVRE É A
A) ARTE ANTIGA
B) ARTE PALEOLÍTICA
C) ARTE PRIMITIVA
D) ARTE RUPESTRE
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS DESENHOS MAIS ANTIGOS USANDO ELEMENTOS DA NATUREZA?
VAMOS VER O VÍDEO ABAIXO:
QUESTÃO 4
VAMOS FAZER NOSSAS PRÓPRIAS TINTAS E COM ELAS PINTAR UM BELO DESENHO?
MATERIAL: COLA BRANCA, AÇAFRÃO, CARVÃO, CAFÉ, URUCUM, UMA FOLHA DE PAPEL (MAIS GROSSA QUE O CHAMEX) OU UM PEDAÇO DE PAPELÃO. A BETERRABA TAMBÉM PODE SER USADA COMO PIGMENTO.
SE QUISEREM TRAÇOS MAIS FINOS PODEM USAR PINCÉIS OU GRAVETOS.
PARA CADA MEDIDA DE ÁGUA UMA MEDIDA DE COLA BRANCA
PARA FINALIZAR EXPONHA AS CRIAÇÕES E DIALOGUEM SOBRE ELAS!
SABER MAIS
A IMPORTÂNCIA DO OVO NA PINTURA E NA FOTOGRAFIA. POR PAULO VARELLA – 2020. LINK: https://arteref.com/arte/curiosidades/a-importancia-da-gema-de-ovo-na-pintura-e-na-fotografia/
ARTE RUPESTRE POR: LAURA AIDAR LINK: https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais Processos de Criação: Sentidos plurais | Habilidades: (GO-EF01AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano individual e coletivo. (GO-EF01AR06) Dialogar sobre a própria criação e sobre a dos colegas, para alcançar sentidos ampliar o universo de possibilidades de se expressar criativamente em seu fazer investigativo. |
Referência | Documento Curricular Para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24, fev, 2022. AIDAR, Laura. Arte Rupestre. Disponível em: www.todamateria.com.br/arte-rupestre/ Acessado em 31 de mar de 2022. QUASARTE. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acessado em: 26 de mar de 2022. MORAES, Denise. Arte das cavernas. Disponível em: <www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9> Acessado em: 26 de mar de 2022. |