You are currently viewing Educação Física: Handebol

Educação Física: Handebol

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Handebol

O Handebol, assim como outros esportes, são práticas corporais modernas, competitivas, com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, sendo o jogo composto por movimentos técnicos e ações táticas.

Ele foi criado em 1919 na Alemanha, pelo professor Karl Schelenz. O objetivo de Schelenz era criar uma prática esportiva coletiva, ao ar livre e direcionada ao público feminino. 

Quando foi criado, o handebol era praticado em um campo gramado com dimensões e números de jogadores semelhantes ao futebol de campo, porém a grande diferença inicial era o uso das mãos para conduzir, passar e arremessar a bola ao gol.

E esse esporte passou por muitas alterações desde sua criação até os dias atuais. Deixando de ser jogado ao ar livre e no gramado para ser jogado nas quadras cobertas. E o número de jogadores também diminuiu de 11 para 7 jogadores por equipe, sendo um o goleiro.

Nos anos de 1990 o handebol ganhou uma nova versão para sua prática, o handebol de areia. Ele foi pensado na Itália por dirigentes de clubes de handebol de quadra que procuravam expandir a prática do esporte e viram na areia das praias uma grande oportunidade.

Existem regras diferentes para o handebol de quadra e o handebol de areia. Na quadra são 7 jogadores, enquanto na areia são apenas 4. Outra diferença importante é que na quadra todos os gols valem 1 ponto, já na praia alguns gols valem 2 pontos, como o gol de goleiro.

Os principais fundamentos (movimentos técnicos) do handebol são a empunhadura, a recepção, os passes, o arremesso, o drible e as fintas.

O handebol chegou ao Brasil na década de 1930, trazido por imigrantes alemães que chegaram primeiro em São Paulo. Em 1946 foi fundada a Confederação Brasileira de Handebol e a prática se estendeu por todo o Brasil.

Goiás é um Estado com tradição no handebol com atletas em destaque nacional como Leandro Dutra, de Anápolis, convocado para a seleção olímpica em 2021.

Questão 1

Qual a origem do handebol e a quem era destinada a sua prática inicialmente?

(A) surgiu em 1919, na Alemanha e era destinado ao público infantil.

(B) surgiu em 1919, na Alemanha e era destinado ao público idoso.

(C) surgiu em 1919, na Alemanha e era direcionado ao público masculino.

(D) surgiu em 1919, na Alemanha e era direcionado ao público feminino.

Questão 2

Os principais fundamentos do handebol são

(A) recepção, passe, cabeceio, voleio, dribles e cruzamentos.

(B) braçada de frente, braçada de costas e braçada lateral.

(C) empunhadura, a recepção, os passes, o arremesso, o drible e as fintas.

(D) passe, bandeja, arremesso, drible e marcação.

Questão 3

Quais são as principais diferenças entre o handebol de quadra e o praticado nas praias?

Questão 4

Quando o handebol começou a ser praticado no Brasil e como é a participação da seleção nos torneios internacionais?


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o Handebol

O Handebol

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0610) Vivenciar e fruir diferentes modalidades esportivas.
(EAJAEF0714) Analisar e discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza no contexto esportivo.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Gutierrez, Gustavo L. et al. ”O Doping e os Jogos Olímpicos: Diferentes Dimensões do Fenômeno”. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/118242/115766/218302> Acessado em 14, maio. 23
Mundo. Portal G1: Por que a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? 26/07/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml> Acessado em 14, maio. 23