Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Conhecer os processos de mudanças nas sociedades humanas é dos objetos de estudo da história, hoje aqui analisaremos algumas questões ligadas à chamada República Velha no Brasil com detalhes da economia do período, relações trabalhistas e o Movimento Tenentista.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
Observe a charge abaixo e em seguida faça o que se pede.
A charge apresenta uma crítica aos defensores do “Estado Mínimo” e da máxima: “Não interferência do Estado da economia”. Escreva um pequeno texto onde essa crítica seja esclarecida e apresente sua opinião sobre isso.
QUESTÃO 2
Sobre o movimento tenentista: ele foi um movimento elitista, ou seja, para o povo, mas sem o povo. Explique detalhadamente essa afirmação.
QUESTÃO 3
Faça uma pesquisa sobre os “Parques Industriais brasileiros no século XXI“. Identificando os devidos setores e qual prevalece no cenário industrial atual.
QUESTÃO 4
Sobre o movimento operário na República Velha:
“Nossa elite econômica, acostumada a lidar com escravos, não se preocupa em regulamentar as relações de trabalho. Não há férias, salário mínimo ou horário de trabalho, e as manifestações operárias são consideradas pelas autoridades como “casos de polícia”.
Disponível em: NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para iniciantes. 2° ed. São Paulo: Ática, 1998.p. 205.
Determine qual a crítica expressa na charge e explique suas relações com o texto. Anote suas conclusões em seu caderno.
QUESTÃO 5
Pesquise sobre a situação dos trabalhadores em nossa sociedade no século XXI. Identifique o que mudou do início do movimento operário para os dias de hoje.
QUESTÃO 6
É sabido que operários italianos estão ligados à criação do movimento operário brasileiro e duas ideias distintas permeavam seus ideais. Quais eram essas ideias e o que representavam?
SAIBA MAIS
Só clica no play e venha para o conhecimento
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/
Habilidade: | (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. (GO-EF09HI02-A) Analisar os processos políticos, econômicos e sociais que levaram ao domínio político das oligarquias brasileiras no período conhecido como Primeira República, identificando particularidades da história local e regional. |
Referencial Teórico | NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para iniciantes. 2° ed. São Paulo: Ática, 1998. |