ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
NÚMEROS EM ORDEM
OS NÚMEROS ESTÃO EM TODA PARTE! SÃO USADOS PARA REPRESENTAR QUANTIDADES, MEDIDAS, CÓDIGOS. SE FOR PEDIDO A VOCÊ PARA CONTAR OS NÚMEROS, COMO CONTARIA?
CERTAMENTE, VOCÊ VAI CONTAR SEGUINDO UMA ORDEM. POR EXEMPLO:
0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10
E ASSIM POR DIANTE. PODERIA CONTAR INFINITAMENTE OS NÚMEROS.
PERCEBA QUE O EXEMPLO ACIMA SEGUE A ORDEM CRESCENTE. OS NÚMEROS SÃO CONTADOS DO MENOR NÚMERO PARA O MAIOR NÚMERO. COM ISSO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE, NESTA SEQUÊNCIA, O PRÓXIMO NÚMERO É MAIOR QUE O SEU ANTERIOR.
NUMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS, O PRÓXIMO NÚMERO É DITO SUCESSOR.
OS NÚMEROS TAMBÉM PODEM SER CONTADOS DO MAIOR NÚMERO PARA O MENOR NÚMERO. OU SEJA, CONTADOS EM ORDEM DECRESCENTE. COLOCANDO A SEQUÊNCIA ACIMA EM ORDEM DECRESCENTE
10 – 9 – 8 – 7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 – 0
NUMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS, O NÚMERO ANTERIOR É DITO ANTECESSOR.
QUAL É O SUCESSOR E O ANTECESSOR DE … ?
A) QUAL É O SUCESSOR DE 3? E O ANTECESSOR DE 3?
O SUCESSOR DE 3 É O 4. O ANTECESSOR DE 3 É O 2.
B) QUAL É O SUCESSOR DE 15? E O ANTECESSOR DE 15?
O SUCESSOR DE 15 É O 16. O ANTECESSOR DE 15 É O 14.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
OBSERVE A LINHA DO TEMPO A SEGUIR EM QUE ESTÃO ALGUMAS DESCOBERTAS IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE.
AGORA RESPONDA:
A) QUAIS DESCOBERTAS ANTECEDEM À TELEVISÃO?
B) QUAL DESCOBERTA ANTECEDE À MÁQUINA FOTOGRÁFICA?
C) QUAL DESCOBERTA SUCEDE OU VEM DEPOIS DO COMPUTADOR?
D) QUAIS DESCOBERTAS SUCEDEM OU VÊM DEPOIS DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA?
QUESTÃO 2
UM TRABALHADOR REGISTROU A QUANTIDADE DE ENTREGAS REALIZADAS DIARIAMENTE DURANTE UMA SEMANA.
SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
25 | 29 | 26 | 32 | 30 |
A) ESCREVA AS QUANTIDADES DE ENTREGAS DA SEMANA EM ORDEM CRESCENTE.
B) ESCREVA AS QUANTIDADES DE ENTREGAS DA SEMANA EM ORDEM DECRESCENTE.
QUESTÃO 3
MARIA RETOMOU AS CAMINHADAS NA PRAÇA PERTO DA SUA CASA. A CADA DIA ELA ANDA 1 QUILÔMETRO A MAIS QUE O DIA ANTERIOR. COMPLETE A TABELA COM A DISTÂNCIA, EM QUILÔMETROS, QUE MARIA CAMINHOU NA SEMANA PASSADA.
SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
6 |
QUESTÃO 4
ANÁLIA ESCOLHEU FEZ UM JOGO DA MEGA SENA. SEM SE PREOCUPAR COM A ORDEM, ANÁLIA OBSERVAVA OS NÚMEROS E MARCAVA NA CARTELA. OS NÚMEROS ESCOLHIDOS POR ANÁLIA FORAM: 26 – 12 – 9 – 32 – 43 – 35.
COLOCANDO ESSES NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE
(A) 26 – 32 – 35 – 43 – 12 – 9.
(B) 9 – 12 – 26 – 32 – 35 – 43.
(C) 43 – 35 – 32 – 9 – 12 – 26.
(D) 43 – 35 – 9 – 12 – 26 – 32.
QUESTÃO 5
NO PRÓXIMO ANO, NESTA MESMA DATA, LIA COMPLETARÁ 45 ANOS. ENTÃO, ELA TEM
(A) 36 ANOS.
(B) 46 ANOS.
(C) 42 ANOS.
(D) 44 ANOS.
SAIBA MAIS
PARA ENTENDER MELHOR A ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE”.
Acesse essa proposta didática (slide 8 e atividade 8) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. |
História | (EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família. |
Referências | NOÉ, Marcos. Conhecendo os números. Escola kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-os-numeros.htm, consultado em 01/04/2022. BIBIANO, Bianca. Como trabalhar a noção de tempo em História. Nova Escola. URL https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia, consultado em 30/03/2022. |