Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
MEDIDAS DE TEMPO: HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS
Marcar a passagem do tempo sempre foi uma necessidade para os seres humanos. É com o registro do tempo que organizamos nossas atividades, compromissos e marcamos acontecimentos pessoais e históricos. Mas como medimos o tempo? Existem várias unidades de medidas para o tempo, algumas delas são usadas para medir intervalo de tempo menores, como horas, minutos e segundos. O relógio é o instrumento usado para isso.
Veja a relação entre essas unidades de medida.
Conversão de medidas:
- Para transformar a hora em minuto, basta multiplicar o tempo por 60.
- Para transformar de minuto para os segundos, também multiplicamos por por 60.
- Para transformar segundos em minutos, dividimos por 60.
- Para transformar minutos em horas, também dividimos por 60.
Observe:
- Maria aguardou 2 horas na fila para ser atendida. Em minutos, essa medida seria
2 horas x 60 = 120 minutos.
- André caminhou por 1800 segundos. Em minutos, André caminhou
1800 : 60 = 30 minutos.
Outras unidades de medida:
Existem outras medidas de tempo que são maiores do que o dia. Por exemplo: semana, quinzena, mês, ano, década entre outras.
QUESTÃO 1
O cronômetro de um jogo on-line mostra que restam 120 segundos para que o jogador termine a jogada. Convertendo esse tempo para minutos, tem-se
(A) 12 minutos.
(B) 22 minutos.
(C) 2 minutos.
(D) 20 minutos.
QUESTÃO 2
Na empresa onde Ana trabalha, o horário de entrada e saída dos funcionários é registrado no relógio de ponto eletrônico. Hoje, Ana bateu ponto de entrada às 13:12h. Se o turno se encerra 4 horas depois do início, Ana poderá bater o ponto de saída às
(A) 14:12h.
(B) 15:12h.
(C) 16:12h.
(D) 17:12h.
QUESTÃO 3
José não fica sem seu relógio. É assim que ele organiza seus compromissos, tarefas e até descanso diários. Leia com atenção, o horário que o relógio marcava quando José realizou algumas atividades do seu dia.
A) Qual horário José dormiu?
B) Qual horário José acordou?
C) Qual horário José almoçou?
QUESTÃO 4
A) Que horas começa a aula da sua turma, na sua escola?
B) Qual horário de encerramento da aula da sua turma?
C) Quanto tempo dura a aula da sua turma?
SAIBA MAIS
O relógio é uma das invenções mais antigas do homem. Esse instrumento mede o tempo em horas, minutos e segundos. No vídeo “Medindo horas, minutos e segundos”, da professora Cristiane Souza, conheça alguns relógios usados pela humanidade e entenda como são marcados os intervalos de tempo (hora, minuto e segundo) observando os ponteiros de um relógio analógico.
Autoria | Cristiane Soares de Souza, Licenciatura em Matemática. |
Componente Curricular | Matemática e História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0320) Ler, interpretar, resolver situações-problema envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo atransformações entre as unidades mais usuais (EAJAHI0307) Compreender o que é patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, e as razões pelas quais são reconhecidos. |
Referências | Maltêz, C. R.; Sobrinho, C. P. C.; Bittencourt, D. L. A.; Miranda, K. dos R.; Martins, L. N.; Educação e Patrimônio: O papel da Escola na preservação e valorização do Patrimônio Cultural. Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 1-117, nov. 2010, URL http://www4.pucminas.br/graduacao/cursos/arquivos/ARE_ARQ_REVIS_ELETR20121204110023.pdf, consultado em 30/03/2022. OLIVEIRA, Raul Rodrigues. Medidas de tempo. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/unidades-de-medida-de-tempo.htm, consultado em 30/03/2022. Imagem 1: Cronômetro – Canva Imagem 2: Relógios – Canva |